TÍTULO: Corrosão metálica associada ao uso de produtos de limpeza doméstica: uma proposta de atividade experimental para a observação dos fenômenos corrosivos
AUTORES: NUNES,P.M. (IFMA) ; ROCHA JÚNIOR,L.C. (IFMA) ; PEREIRA, F.P. (IFMA) ; ARAÚJO, T.A. (IFMA) ; CORREIA, J.M.C. (IFMA) ; DOS ANJOS, D.F (IFMA)
RESUMO: O presente trabalho objetiva proporcionar aos estudantes a aplicação das teorias ensinadas em sala, tornando as aulas e o ensino de química mais dinâmicos. Para tanto, foram desenvolvidos experimentos envolvendo a corrosão metálica pelo uso de produtos de limpeza domésticos, a medida dos valores do pH das soluções de limpeza bem como foram executados inspeções semanais na superfície do metal (arruelas metálicas) exposto aos produtos
PALAVRAS CHAVES: corrosão metálica, produtos de limpeza, fenômenos corrosivos.
INTRODUÇÃO: De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A corrosão química decorre do ataque de um agente químico diretamente sobre o material, sem transferência de elétrons de uma área para outra. Com base nesse aspecto, o objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos a aplicação do conteúdo ministrado em sala de aula no âmbito prático, bem como demonstrar que os produtos de limpeza do nosso cotidiano podem atacar irreversivelmente algumas superfícies metálicas de objetos domésticos (como a pia de inox da cozinha, o fogão, a geladeira, os pés da mesa e das cadeiras etc.)
MATERIAL E MÉTODOS: Produtos de limpeza de baixo custo (apresentados na Tabela 1)
- Arruelas de aço lisas zincada (cupons de prova);
- Papel Indicador Universal de pH;
- Formas de Gelo;
- Acetona a 10 volumes
- Soluções: Produto puro e uma solução a 50% v/v (diluída em água destilada)
- As aulas experimentais foram elaboradas a partir do assunto abordado previamente na sala de aula (corrosão) e o experimento foi realizado com produtos de limpeza de baixo custo e as arruelas de aço funcionaram como cupons de prova corrosiva. Os produtos testados apresentam composição química diferenciada como pode ser observado na tabela 1 e, assim como agem sobre a sujeira, estes também agem sobre a superfície metálica na qual entram em contato(SOUZA, 2007).
- Limpeza das arruelas de ferro: Para não ocorrer nenhuma interferência no resultado final da experiência, lavaram–se as arruelas com água e sabão e em seguida, passou-se acetona nas mesmas, e após estarem completamente secas foram colocadas dentro dos espaços da fôrma de gelo junto com as soluções diluídas e puras.
- Observação do processo corrosivo: foi executado em dois momentos 7 e 14 dias após as aruelas serem imersas nos produtos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Limpa Alumínio(Econômico):Sem diluição provocou perda de brilho metálico, aparecimento de cor acinzentada em toda extensão, bem como redução da espessura da (corrosão uniforme) quando comparada com a que não foi exposta a nenhum meio corrosivo.Após a primeira semana era nítido a presença de resíduos castanho avermelhados, provavelmente Fe2O3H2O(MERÇON, 2004).Na diluída ocorreu perda do brilho, porém a cor acinzentada estava em menor intensidade e menor perda de espessura que a amostra submetida ao produto puroApós a primeira semana era nítido a presença de resíduos castanhos.
Desinfetante: Fato interessante observado foi a não evidência de efeito corrosivo nem com o produto puro nem com o diluído, funcionando como inibidor de corrosão, o que pode ser justificado pelo pH(tabela 1) da mistura e pela presença de corretores de pH.
Água Sanitária :Nas amostras submetidas à água sanitária pura e diluída foi possível observar a formação de placas com escavações (GENTIL, 2003)), perda de grande parte da massa da arruela e resíduo sólido de cor preta.
Detergente Glicerinado:Sem diluição: perda parcial do brilho metálico e preservação da espessura, não foi evidenciado a formação de resíduos (Corrosão uniforme). Com diluição de 50%: foi constado as mesmas características que a amostra sem diluição.
Limpa Alumínio(Nutrilar):Sem diluição: a arruela metálica logo que imersa neste produto apresentou efervescência e logo na primeira observação após 7 dias já podia ser constatado uma acentuada corrosão por Pite(GENTIL,2003), fato que pode ser evidenciado pela presença de HCl.Com diluição foi constado as mesmas características que a sem diluição, porém com menor produção de bolhas logo que imerso no produto.
Limpa Cerâmica: Sem e com diluição ocorreu corrosão por placa(SOUZA,2007)
CONCLUSÕES: Com essa atividade experimental os alunos puderam acompanhar a cinética dos processos corrosivos envolvendo aço e produtos químicos de limpeza de uso domiciliar.Também foi possível analisar as caracteríticas dos processos corrosivos, bem como descrever os diferentes tipos de corrosão descritos nos livros textos da área.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão -Campus Zé Doca e aos alunos do segundo ano de Biocombustíveis que testaram os experimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MERÇON, Fábio; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MAINIER, Fernando Benedito. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Química Nova na Escola, n. 19, p. 11 - 14, maio 2004.
SOUZA, Elizabeth Teixeira de et al. Corrosão de metais por produtos de limpeza. Química Nova na Escola, n. 26, p. 44 - 46, nov. 2007.
GENTIL, V. Corrosão. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos,2003