TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CROCODILE CHEMISTRY COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM AULAS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
AUTORES: SANTIAGO, A. S. (UEPB) ; SANTOS, G. L. L. (UEPB) ; MELO, J. B. (UEPB) ; COSTA, N. M. (UEPB) ; SILVA, L. C. (UEPB)
RESUMO: A experimentação tem sido um dos grandes problemas do ensino atual, quer pela ausência de laboratórios em muitas escolas, quer pela inexperiência dos professores, quer pelos currículos sobrecarregados. Apesar de todas as dificuldades, é possível implementar algumas soluções simples e, pelo menos, levar o assunto para a discussão dentro das escolas. Uma alternativa para suprir essa deficiência é a utilização de softwares educativos que buscam simular atividades experimentais. Neste trabalho buscou-se investigar a possibilidade da utilização do software Crocodile Chemistry como ferramenta computacional para o ensino da Química experimental.
PALAVRAS CHAVES: experimentação, softwares educativos, ensino de química
INTRODUÇÃO: O ensino de Química considera a utilização de atividades experimentais como essencial para a aprendizagem científica. Em parte, isto se deve ao fato de que o uso de atividades práticas permite uma maior interação entre professores e alunos possibilitando a construção de concepções conjuntas sobre um determinado fenômeno[1].
A grande dificuldade dos docentes se deve a ausência de laboratórios nas escolas, o que impossibilita a realização dos experimentos que complementam o processo de ensino e aprendizagem. O uso de softwares educativos é uma alternativa que busca auxiliar as atividades experimentais pelo uso de simulações computacionais. Entretanto, entende-se que a utilização de tecnologias no ensino não substitui o procedimento real, porém atua como uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos discentes nas aulas de Química do ensino básico[2-3].
Este trabalho teve por objetivo a utilização do software educativo Crocodile Chemistry como ferramenta para simulações experimentais voltadas para o ensino de Química em duas escolas situadas na cidade de Campina Grande/PB
MATERIAL E MÉTODOS: Com base nos PCNs de Química do ensino médio, utilizou-se o software educativo Crocodile Chemistry em práticas nos laboratórios de informática de uma escola pública da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba, e em uma escola da rede privada, ambas localizadas na zona urbana de Campina Grande/PB.
O trabalho foi desenvolvido com alunos da primeira série do ensino médio com a finalidade de despertar nos discentes a importância da investigação experimental na construção do conhecimento da ciência Química.
No laboratório de informática os alunos participaram de atividades computacionais com duração de 90 minutos. Após uma introdução teórica foi proposta algumas experiências, como: interação atômica, identificação de substâncias através do teste de chama, solubilidade das substâncias, processos de separação de misturas e destilação simples.
Tendo executado os experimentos, os alunos foram convidados a discutirem os resultados encontrados buscando justificá-los. Logo em seguida responderam a um questionário sobre a atividade trabalhada
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Aprender ciências requer do aluno, além do esforço necessário ao aprendizado de qualquer outra disciplina, que ele tenha interesse pelos diversos assuntos abordados e que “veja, na prática”, como as coisas funcionam.
O software Crocodile Chemistry é uma espécie de laboratório virtual em que os alunos podem simular situações reais. No que diz respeito ao questionário aplicado, aproximadamente 89% julgaram ser fácil de utilizar. Quanto à contribuição educativa e compreensão do conteúdo, 92% declararam ter auxiliado na assimilação do conteúdo. Quanto à aprovação da atividade, 100% afirmaram que gostariam de participarem de mais aulas com softwares educativos
CONCLUSÕES: Mediante a aprovação dos discentes, o software se mostrou uma ferramenta que contribuiu significamente no processo de ensino-aprendizagem, na ausência de um laboratório na escola. Pôde-se perceber que a utilização da ferramenta computacional despertou o interesse e a curiosidade, proporcionando assim uma maior assimilação dos conteúdos trabalhados na sala de aula.
AGRADECIMENTOS: Ao Governo do Estado da Paraíba
A Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 Nepomuceno, K. M.; Castro, M. R. O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?, Educ. rev. no.31 Curitiba 2008.
2 Rodrigues, W. R.; Davolos, M. R.; Utilização de animações de computador no ensino de teoria de campo cristalino, in 31ª RASBQ, 2008.
3 Eichler M.; Del Pino J. C. Computadores em educação química: estrutura atômica e tabela periódica, Quím. Nova vol.23 n.6 São Paulo Dec. 2000.