TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS
AUTORES: SILVA, A..M (UECE) ; PEREIRA, C.B (UECE)
RESUMO: A contextualização do Ensino de Química através de aulas experimentais constitui-se de um fator muito importante para o sucesso do processo de aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Aulas práticas permitem ao aluno, através de interrogativas, promover uma investigação que atenda total ou parcialmente seus questionamentos. Esse tipo de atividade incentiva o aluno a fundamentar seus conhecimentos, a pesquisar suas dúvidas e chegar a conclusões, desenvolvendo a autonomia e o censo crítico. Essa prática almeja formar cidadãos participantes na sociedade, que têm uma postura crítica frente à realidade do seu meio.
PALAVRAS CHAVES: contextualização, aulas experimentais
INTRODUÇÃO: O conhecimento químico não deve ser visto como um conjunto de informações isoladas, pré-determinadas e já estabelecidas, mas como um produto do raciocínio humano, uma construção dele e por isso em contínua transformação. Contudo, considera-se que a experimentação, a observação, o julgamento crítico constituem-se de ferramentas essenciais para o Ensino de Química. Desse modo, a relação teoria e prática deve ser valorizada durante o processo educacional para que a Química seja assimilada de maneira mais rápida, prazerosa e eficiente. As investigações dos cientistas da antiguidade contribuíram para a formulação de teorias químicas futuras e mais fundamentadas. As poucas informações que se tinha sobre o meio em que viviam, faziam com que procurassem modos de responder suas necessidades. Isso retrata não somente o caráter evolutivo da Química (onde conhecimentos anteriores podem ser reformulados a partir de novos estudos), mas também a posição ativa frente ao conhecimento, através da qual se busca respostas para indagações decorrentes da observação do cotidiano. A contextualização, compreendida também como a significação dos conceitos, dos princípios e regras, deve, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento submete-se a uma interação entre sujeito e objeto, e é um dos recursos que o professor possui para retirar a condição de expectador dos alunos, o que acaba por despertar o interesse para o estudo da Química. Diante do exposto buscou-se, através do desenvolvimento de um minicurso de práticas (para alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino) e de uma pesquisa sobre a opinião deles, um indicador da importância de atividades experimentais para o Ensino de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: Os resultados dessa pesquisa baseiam-se principalmente nos dados observados e colhidos por meio da realização de um minicurso experimental para alunos de uma escola estadual de Fortaleza. O mini-curso mencionado foi realizado em uma escola pública de nível fundamental e médio da rede estadual de ensino, localizada no bairro Água Fria, Fortaleza-Ce. Ele foi destinado a alunos dos três anos do Ensino Médio. Foram testados e desenvolvidos experimentos de diferentes níveis de complexidade de acordo com o conteúdo programático específico de cada um dos três anos. O desenvolvimento e realização deste mini-curso foi feito em equipe, com a parceria de outras duas graduandas do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (Ilma Ribeiro de Lima e Maria Rosemary Gonçalves Pedrosa). Nossa equipe desenvolveu o trabalho em etapas e com os cuidados necessários para o sucesso da pesquisa. O primeiro passo foi uma visita a escola na qual desejávamos aplicar o projeto, onde conversamos com a diretora, a coordenadora e a professora de química. Expusemos nossos objetivos, nossa metodologia e todas se demonstraram muito atenciosas e dispostas a nos ajudar. Em um breve conversa, nos falaram sobre a realidade da escola, dos alunos e inclusive deram algumas dicas muito valiosas para o nosso projeto, como a necessidade de uma grande divulgação do mini-curso na escola e também de encontrar meios para motivar a participação voluntária dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos demonstraram-se muito motivados e participativos com a realização das práticas. Levantaram indagações, discutiram entre si, observando atentos cada experimento. Conseguiu-se aguçar a curiosidade deles para a Química, mas principalmente desenvolver competências e habilidades que lhes permitiram aprimorar seus conhecimentos químicos. Com relação a pergunta, 1. Você já se interessou pelo conteúdo ensinado em Química? 64,3% responderam que sim, 25,0% responderam que já se interessou “mais ou menos” por Química e 10,7% respondeu que não, sendo que neste questionamento não houve justificativas e nem comentários muito relevantes. 2. Seu professor de Química utiliza o laboratório da sua escola? Nenhum aluno respondeu que o professor usa o laboratório da escola regulamente. 44,6% disseram que o professor usa o laboratório, mas raramente. Já 55,4% responderam que o seu professor não usa o laboratório nunca. 3. Você acha que a química é importante na sua vida? Dê três exemplos onde a química está presente no seu cotidiano. 45,4% acham que a Química é importante na sua vida pessoal e 55,4% acham que não, ela não é importante. Dos alunos que afirmaram que a Química é importante em sua vida pessoal poucos conseguiram dar os três exemplos pedidos de Química no cotidiano e os que deram, muitos foram repetidos por um número bastante considerável de alunos: “Nos laboratórios”, “Na fabricação de bombas”, “Nos remédios”, “Nos produtos de limpeza”.
4. O mini-curso que você participou influenciou de alguma forma sua visão sobre a Química? Justifique. 98,2% dos alunos responderam que o mini-curso influenciou a visão que tinham sobre a Química, somente 1,8% deu não como resposta.
CONCLUSÕES: O minicurso de aulas práticas realizado com alunos do nível médio da escola onde o trabalho foi aplicado constituiu-se não só de um valioso instrumento de coleta de dados, e de informações relevantes para a pesquisa, mas de um fator motivador para o aprendizado da Química por aqueles alunos. Como já foi mencionado na introdução, o principal objetivo deste trabalho foi mostrar a importância que a contextualização do ensino de Química, por meio da experimentação, possui para o aprendizado de alunos do Ensino Médio.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL, L. O. F., SILVA, A. C. da. Trabalho Prático: Concepções de Professores sobre as Aulas Experimentais nas Disciplinas de Química Geral. Cadernos de Avaliação (Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Graduação), n. 3, p. 130-140. 2000.
CARDOSO, S. P e COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova. Ijuí, UNIJUÍ, v.23, n.3. p. 401-404, 2000.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. São Paulo: USP. Faculdade de Educação. 1999.