TÍTULO: O perfil dos Professores na Educação de Jovens e Adultos na Cidade de Campina Grande

AUTORES: GAMA, LUCIANO FERREIRA (UEPB) ; MARTINS, GEOVANA DO S. V. (UEPB) ; NASCIMENTO, WELINGTON ALVES (UEPB) ; ALVES, AFONSO HENRIQUE (UEPB) ; CARVALHO, VALDELUCIA FELICIANO DE (UFPB)

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de verificar o perfil
dos professores de Química que atuam na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede
pública de ensino da cidade de Campina Grande
Paraíba.Onde se procurou avaliar os docentes que atuan no ensino
de Química nesta modalidade (EJA), onde levantamos a formação dos professores
Qualificação e sua formação continuada em relação ao ensino de Química.

PALAVRAS CHAVES: docente, ensino de química ,eja

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem o objetivo identificar e avaliar o perfil dos docentes que atuam na educação de jovens e adultos em Campina Grande - Paraíba, possibilitando conhecer a prática adotada pelos mesmos para o ensino de Química. Para isso foram realizadas entrevistas com professores em distintas escolas públicas, priorizando os seguintes aspectos: sua formação inicial, a qualificação em cursos de formação continuada, o tempo de atuação no magistério nesta modalidade, a sua carga horária, avaliar a metodologia adotada quanto ao uso da experimentação como recurso em suas aulas.


MATERIAL E MÉTODOS: Para isto foi,
realizado entrevistas com professores em distintas
escolas públicas, fazendo o levantamento quanto a:
sua formação inicial, a qualificação em cursos de
formação continuada, o tempo de atuação no
magistério nesta modalidade, a sua carga horária e
avaliar a metodologia adotada quanto ao uso da
experimentação como recurso em suas aulas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os resultados apresentados no questionário verificou-se que a maioria dos entrevistados tem formação em licenciatura plena em Química. É importante destacar que, apenas 25% dos entrevistados têm curso de pós-graduação na área de atuação. Observou-se que 60% dos docentes já participaram de cursos de formação continuada promovido pela Secretária de Educação do estado. Analisando a Figura 1 verificou-se que 60% dos entrevistados apresentaram uma carga horária de 35 horas/aulas semanais, e apenas 40% com 20 horas/aulas semanais distribuída na modalidade de ensino EJA e ensino regular. De acordo com a atuação nessa modalidade de ensino é possível verificar na Figura 2 que 60% dos entrevistados apresentam mais de 9 anos de atuação, 20% dos docentes entre 2 e 8 anos de magistério, e apenas 20% dos entrevistados menos de 2 anos de atuação no magistério.Foi observado que 60% dos professores não utilizam experimentos em suas aulas, devido à ocorrência das mesmas geralmente funcionarem no turno noturno, alegaram que não têm disponibilidade de tempo para planejar as aulas, devido elevada carga horária. Além da escola não disponibilizar materiais para realização de experimentos. É importante observar que apenas 40% dos professores realizam experimentos com materiais de baixo custo, pois as escolas não dispõem de um laboratório.


CONCLUSÕES: A pesquisa revelou que a maior parte dos docentes tem licenciatura plena em Química.
Observou-se também que poucos têm pós graduação na área de atuação e a maioria deles já fez cursos de formação continuada, e apesar da falta de infra-estrutura que as escolas apresentam resultando, assim, na ausência de laboratórios, uma minoria de professores faz o uso de atividades experimentais como recurso em suas aulas.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ¹ Guimarães, M. L. M.; Guimarães B. M. M.; Silva, E. P. e Mirtes, Z.S. M. MG, Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 2004, 1215.
Beltran, N. O., Ciscato, C. A. M. Química, Editora Cortez, 2° edição.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.