TÍTULO: Uma avaliação da interaçãoaprendizagem em disciplina dos alunos do curso de licenciatura em Química na modalidade a distância
AUTORES: BRITO, A. C. F. DE (UFRN) ; GOMES, A. V. (UFRN) ; PONTES, D. L. (UFRN)
RESUMO: O Curso de licenciatura em química a Distância na UFRN teve inicio em 2005 tendo o caráter semi-presencial. A interação professor/aluno ocorre através da plataforma de aprendizagem moodle. Através desta plataforma podemos obter relatórios sobre acessos e atividades realizadas nas atividades propostas pelo professor. O objetivo do trabalho é estudar a relação entre a interação e a aprendizagem dos alunos em EAD, em duas disciplinas de química do curso de licenciatura. As disciplinas acompanhadas foram de cinética experimental (CE) e indústria química e sociedade (IQS). Nestas disciplinas trabalhamos com a concepção interacionista, onde o sistema de avaliação foi dividida em 2 modalidades: formativa e somativa.
PALAVRAS CHAVES: educação a distância, avaliação, aprendizagem
INTRODUÇÃO: Atualmente os cursos de Educação a distância (EAD) têm recebido bastante atenção e investimento por parte do Governo Federal, desenvolvendo em várias instituições públicas de nível superior cursos na modalidade a distância, direcionado principalmente para a formação de professores.
Nesta atmosfera foi criado na UFRN o curso de licenciatura em Química a modalidade a distância em 2005, sendo o primeiro do nordeste.
Para a discussão da interação/aprendizagem na disciplina experimental em EAD faz-se necessário uma breve caracterização dos recursos midiáticos bastante utilizados na disciplina: fóruns de discussão, webconferência, envio de atividades on-line e serviço de mensagens. A interação ocorre através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA): moodle. Por meio destes recursos, os formandos tomam conhecimento dos conceitos a serem estudados e enviam suas produções, interagindo desta forma com os professores e/ou colegas.
As ferramentas como fórum de discussão, envio de atividades e serviço de mensagens são recursos assíncrono, onde a interação entre professor/aluno ocorre independente do tempo. Pode-se se considerar uma linguagem mais formal.
Não se pode esquecer que a forma com que o professor conduz uma avaliação, reflete certa concepção do processo ensino-aprendizagem, concepção que resulta do papel atribuído ao aluno (sujeito) e aos conteúdos. Vale relembrar como esse processo é explicado dentro das concepções empirista, racionalista e interacionista da aprendizagem.
O objetivo do trabalho é estudar a relação entre a interação e a aprendizagem dos alunos em EAD, em duas disciplinas de química do curso de licenciatura.
MATERIAL E MÉTODOS: O acompanhamento da interação dos alunos ocorreu através da plataforma virtual de aprendizagem Moodle, que fornece relatórios sobre as atividades existentes na página e visitadas pelos alunos. As disciplinas objeto de estudo foram exclusivas dos alunos do curso de química: Indústria Química e Sociedade e Cinética Experimental.
Durante as disciplinas foram solicitadas o envio de atividades semanais, com o intuito de acompanhar o aprendizado dos alunos além da avaliação presencial. A abertura de fóruns com temas específicos das aulas e a utilização de chats também foram utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As disciplinas analisadas foram ofertadas a alunos matriculados no curso de licenciatura em química, modalidade semipresencial no período de 2009.2 e 2010.1, por alunos que estão no 5 a 6 período do curso, num total de 8 períodos. Com o intuito de criar uma atmosfera de interação entre os professores e alunos matriculados, foram gravados vídeos de apresentação, em que o professor se apresenta a turma e convida os alunos a interagir na página através do envio das atividades e participação nos fóruns.
Nestas disciplinas trabalhamos com a concepção interacionista, onde o sistema de avaliação foi dividida em 2 modalidades: formativa e somativa. A avaliação formativa foi realizada através do envio de atividades semanais com o objetivo de verificar o aprendizado do aluno ao longo das aulas. Após o envio destas atividades semanais os alunos tinham acesso a uma expectativa de resposta. A avaliação somativa foi dividida em três avaliações ao longo do semestre, sendo uma repositiva.
A principal ferramenta utilizada para interações assíncrona com os alunos são os fóruns, onde o professor lança um questionamento para que todos participem e também esclareçam suas dúvidas sobre o tema. A tabela 1 mostra o número de acessos a cada um dos fóruns. O total de alunos matriculados nas disciplinas de Cinética Experimental (CE) e Indústria Química e Sociedade (IQS) são 58 e 120 respectivamente. Deste total todos os alunos matriculados acessaram a página da disciplina de CE e 17 alunos nunca acessaram de IQS, esta variação pode ser justificada pelo fato da primeira disciplina ter um caráter experimental, já a segunda teórica.
Quanto ao acompanhamento semanal das atividades apenas 10 alunos não enviaram as atividades de acompanhamento semanal para a disciplina de CE e 49 para IQS.
CONCLUSÕES: Com o uso desta metodologia de avaliação interacionista em EAD aplicadas as duas disciplinas acompanhadas, observa-se uma maior interação alunosprofessor, principalmente com relação a participação em fóruns de discussões sobre os tópicos das aulas. Além de conseguir detectar as deficiências de aprendizado observadas durante o semestre, através do acompanhamento semanal com o envio das atividades.
A interação nos fóruns no curso de EAD parece estimular o aluno a participar e estudar a disciplina.
AGRADECIMENTOS: FNDE,UAB.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -CHIAROTTINO, Z. R. Em busca do sentido da obra de Piaget. São Paulo, 1984.
- OLIVEITA, L. F. F. B.; MOREIRA, M; Arnold, S. B. T. Avaliação em contextos virtuais de ensino. Editora Loyola, São Paulo, 2006.
- SILVA, M.; SANTOS, E (org). Avaliação da aprendizagem em educação online. Editora Loyola, São Paulo, 2006.
- COLL, C (org).O construtivismo na sala de aula. São Paulo. Ática, 1996.