TÍTULO: APLICAÇÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO COMO UMA FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; LEITE, E. L. L. (UECE)

RESUMO: Este trabalho mostra os benefícios e vantagens da implementação da aplicação da Química no cotidiano como uma ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem. Não é fácil o professor de química relacionar todo assunto teórico com o dia-a-dia e para dá uma orientação é que se apresenta neste trabalho vários temas que aconteçam no cotidiano, tais como: aprender Química para o exercício da cidadania; a contextualização no ensino de química; a Química em nosso cotidiano; os metais ontem e hoje; a Química no cotidiano da cozinha; a Química no trabalho. São apenas formas diferentes que o professor deve inserir em seu planejamento e aplicar a contextualização. Conforme Le Couteur e Burreson (2006), ao longo da história os metais foram decisivos na configuração dos acontecimentos humanos.

PALAVRAS CHAVES: química no cotidiano

INTRODUÇÃO: Durante toda a história da humanidade, o homem vem obtendo e acumulando conhecimentos científicos que devem ser usados para o bem-estar coletivo, e apesar dos princípios desses conhecimentos estarem inclusos nas disciplinas escolares, infelizmente, não são ensinados para os estudantes de forma que os discentes percebam esses conhecimentos no seu dia-a-dia, pois o saber é exposto de maneira descontextualizada e fragmentada. Isso acarreta um distanciamento entre os conhecimentos científicos que já estão inseridos no cotidiano e o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e, induz o educando a acreditar que a Química é uma ciência restrita aos laboratórios e as indústrias, e que nas escolas, trata-se de mais uma disciplina curricular para se passar de ano letivo ou de maneira propedêutica para o vestibular para ingressar no ensino superior. Por isso, há uma necessidade de se transmitir os conhecimentos em sala de aula de forma contextualizada e interdisciplinar. O Ensino Médio na LDBEN (1996) tem o caráter de etapa final da educação básica. Neste caso, foi instituído para esse nível de ensino uma formação voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis ao exercício da cidadania do educando, assim como a sua convivência em sociedade e a prática para o trabalho. Então, é imprescindível a aplicação da disciplina Química de forma adequada, visando que os alunos utilizem os conhecimentos químicos para alcançar os objetivos no processo de sua formação. Este trabalho tem como finalidade contribuir de algum modo positivo para esse processo de constituição nesse nível de escolaridade. Conforme Da Silva e Nuñez (2004), um objetivo da educação no nível médio é o preparo para o exercício consciente da cidadania e para o mundo do trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada consistiu das seguintes etapas: 1.Escolha do conteúdo em Química; 2.Seleção dos alunos e dos professores do ensino médio para responderem os questionários; 3.Apresentação dos conteúdos de Química com contextualização; 4.Questionamento sobre os conteúdos, em relação a influência da contextualização na aprendizagem e da importância da Química no exercício da cidadania; 5.Questionários para os alunos e professores do ensino médio; 6.Análise dos questionamentos e questionários. A apresentação do questionário foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2009 em sete colégios (CAIC Maria Alves Carioca no bairro Granja Lisboa, Poeta Patativa do Assaré, César Cals, Liceu do Ceará no bairro Jacarecanga, Liceu Domingos Brasileiro no bairro Planalto Airton Sena, Justiniano de Serpa no Centro e Adauto Bezerra no bairro Fátima) em turmas de 1ª , 2ª e 3ª séries de ensino médio de escolas estaduais de forma aleatória no gênero, turno e na apreciação qualitativa de notas, localizadas em alguns bairros diferentes da cidade de Fortaleza.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após obter todas as amostras feitas coletadas em sete colégios estaduais da cidade de Fortaleza, foi feita uma estimativa dos 80 questionários em forma de porcentagens para as cinco primeiras perguntas em relação as respostas dadas pelos alunos, que foram as seguintes: 1. Você acha que os conteúdos de Química visto em sala de aula com seu professor estão relacionados com o seu dia-a-dia? A maioria, 61,25% afirmam que sim, enquanto a minoria, 8,75% acham que não. 2.Você consegue relacionar os assuntos de Química em sala de aula com a sua vida diária? 12,25% acreditam que não e os que acrditam que sim são 57,50%. 3.Aprender os conteúdos de Química em sala de aula relacionando-os com o seu cotidiano, vai fazer com que você se interessar por essa disciplina? Novamente a maioria afirma que sim, 71,25%, e somente 12,50% afirma que não. Com relação ao resultado dos questionários aplicados aos 8 professores, temos: a)Qual sua opinião de como a Química no cotidiano pode ajudar o aluno em sala de aula? “Mostrando que a Química está presente na vida diária do aluno, através da contextualização e da interdisciplinaridade, que irá fazer com que o discente se interesse em aprender essa disciplina, já que é comum no ser humano a curiosidade em saber como os fenômenos do cotidiano acontecem.” b)No seu modo de entender a aplicação da contextualização em sala de aula tornaria mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem em Química? “Sim, pois a contextualização aproxima o ensino-aprendizagem da disciplina Química com a realidade do aluno”. De uma forma geral os professores desejam que apliquem a contexualização em todos os conteúdos químicos didáticos em sala de aula.

CONCLUSÕES: Procurou-se mostrar neste trabalho a importância da Química no cotidiano através da contextualização e dos fatos que nos rodeiam. A contextualização em Química na sala de aula constitui nos dias de hoje, de uma ferramenta altamente didática para a aplicação prática na área de Química, e que não pode ser desprezada. Os resultados dos questionários aplicados tanto para os alunos como para os professores demonstram que ambos os segmentos desejam que isso aconteça e que a química passe a ser transmitida com focalização também voltada para o cotidiano.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

DA SILVA, M. G. L. e NUÑEZ, I. B. A visão da educação tecnológica de professores de Química em exercício no Ensino. Moderna, 2004. Disponível em:
< http://.moderna.com.br/moderna/didáticos/em/oficinas/cotidiano>. Acesso em: 07 fev. 2010.

LE COUTEUR, P. e BURRESON, J. Os Botões de Napoleão. As 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.Ed.,2006.