TÍTULO: experimentando a quimica

AUTORES: PEREIRA, A.S.V. (IF SERTÃO) ; SOUZA, A.L.S. (IF SERTÃO) ; PEREIRA, C.R. (IF SERTÃO)

RESUMO: No Projeto Pedagógico Experimentando a Química realizado no 1º semestre de 2008, fez-se
o uso dos objetivos gerais e específicos, em que promoveu aos alunos uma melhor
compreensão no que está relacionado à disciplina Química, tendo como propósito firme,
estimular e desenvolver do espírito científico, criativo, ético e reflexivo deles;
Buscando suas participações em Projeto colaborativo (amostra), criando mecanismos para
estimular seus sensos crítico. Para isso, contou-se com duas turmas de 1º ano, onde
trabalharam em grupos, sob orientação dos organizadores do Projeto. Obtendo êxito com
apresentação de experiências para toda a escola em amostra pedagógica de Química, sendo
de grande proveito para todas as partes envolvidas desde alunos e organizadores até a
direção e espectadores.

PALAVRAS CHAVES: projeto, química, alunos

INTRODUÇÃO: Objetivos gerais: Promoveu aos alunos uma melhor compreensão no que está relacionado
à disciplina Química, tendo como propósito estimular o desenvolvimento do espírito
científico, criativo, ético e reflexivo estando comprometido com o bem estar e
aprimoramento dos alunos; Desenvolveu habilidades de pesquisa; Reconhecendo a química
como elemento da construção humana. Objetivos específicos: Participaram de Projeto
colaborativo; Compartilharam seus trabalhos com outros estudantes; Estimulou-se o
aluno a desenvolver projeto, contando com o apoio do corpo docente; Criou-se
mecanismos para estimular o senso crítico dos estudantes; Incitou-se os alunos a
fazerem buscas nas fontes de informações, como biblioteca, meios eletrônicos. Isto
foi proposto mediante diagnóstico feito na Escola Estadual Doutor Pacífico Rodrigues
da Luz, onde o projeto proporcionou aos alunos uma convivência a Química através de
aulas práticas, que foram usadas para uma melhor assimilação do teórico, para isso
foi criado o Espaço Química, em que os alunos têm livre acesso aos livros, materiais
alternativos (similares aos de laboratórios), e a outras fontes de conhecimentos,
como por exemplo: Revistas; Jornais; Tabelas periódicas. Pois, segundo Edgar Dale
eles retém mais facilmente informações através de experiências diretas ou simuladas
que são consideradas, na educação, elementos mais concretos. Diante disso foram
ministradas aulas práticas, nas quais abordou-se temas condizentes com o programa
escolar. As aulas tiveram como objetivo, a convivência Química por meio do
aprofundamento do estudo, baseando-se no no artigo 35 parágrafo IV da LDB, que diz:
“O ensino médio terá como finalidade a compreensão dos fundamentos científicos -
tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com a prática".

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento do Projeto foi feito uma Amostra de Química onde os alunos
expuseram os seus trabalhos e puderam apresentar experiências químicas. Para a
realização dos trabalhos usou-se de objetivos gerais e específicos, dos quais, pode-
se destacar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, o provimento de melhor
compreensão no que está relacionado à disciplina Química como também, a oportunidade
dos alunos compartilharem os seus trabalhos, incitando-os a fazerem buscas nas fontes
de informações, como bibliotecas, meios eletrônicos entre outros. Para a execução,
contou-se com duas turmas de 1º anos do turno vespertino, onde trabalharam em grupos
dividindo-se em equipes de 12 a 15 alunos, sob orientação dos organizadores do
Projeto que auxiliaram em aplicar o conteúdo, esclarecer dúvidas, ajudá-los na
confecção dos cartazes e da aplicação das práticas, utilizando substâncias químicas e
vidrarias como: Bécker; Tubo de Ensaio; Proveta; Condensador; Balão de fundo chato;
Erlemeyer; Pipeta; Funil de vidro; Suporte universal; Garra metálica; Estante de
madeira. Também foram construídos meios alternativos para serem utilizados na Amostra
e no Espaço Química, como: Vulcão (utilizou-se apenas copo de vidro, areia, cola,
papelão, papel,tinta, corante, vinagre e fermento biológico.); Indicador de ácido-
base (suco de repolho roxo e um conta-gotas); Condutor de eletricidade (copos de
vidro, dois lápis grafite, fios elétricos, fita isolante, lâmpada, conector de
lâmpada, extensão e um placa de madeira); Chuva ácida (copo de vidro com tampa,
colher metálica, fita isolante, água e uma pequena folha de repolho roxo); Separador
de misturas líquidas (lâmpada, cabo de vassoura, mangueira plástica, arame liso de
ferro, durapoxi, garrafa peti, placa de madeira, velas).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Equipe encontrou em todo o decorrer do Projeto, facilidades ao trabalhar com os
alunos, pois os mesmos encontravam-se bastante “empolgados” com a idéia da realização
de uma Amostra com participação ativa deles. O apoio da direção, coordenação,
professora, demais profissionais e alunos, foram de fundamental importância para um
bom desempenho das atividades, pois foi trabalhado todo tempo em parceria.
Conseguindo atingir os objetivos, pois foram aplicados os conteúdos com muito
dinamismo, passando aos alunos uma aprendizagem mais coesa, divertida e de forma mais
clara. As apresentações das experiências químicas foram usadas como uma forma de
incentivar os alunos a adquirirem à autoconfiança ao exporem seus conhecimentos ao
público. Foram de grande valia, para a equipe, os resultados obtidos através do
Projeto, pôde-se observar a boa interação do teórico com a prática e o
desenvolvimento das habilidades dos alunos. Também foram constatadas as afirmações e
teorias de Edgar Dale, e aplicações com êxito de artigos e parágrafos da Lei de
Diretrizes e Bases.

CONCLUSÕES: o Projeto Experimentando a Química, conseguiu atingir os objetivos, pois foram
aplicados os conteúdos com muito dinamismo, passando aos alunos uma aprendizagem mais
coesa, de forma clara. As apresentações das experiências ajudou os alunos adquirirem à
autoconfiança ao exporem seus conhecimentos ao público. Sendo assim de grande valia,
para a equipe, os resultados obtidos através do Projeto, observando a boa interação do
teórico com a prática e o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Sendo constatados
as afirmações de Edgar Dale e fazendo uso com louvor a LDB.

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos à escola Dr. Pacífico Rodrigues da Luz, aos alunos e todas as pessoas
que participaram desde o começo até a Amostra de Química

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil: Leitura Crítico – Compreensiva Artigo a Artigo. 11. ed.Vozes, 2004. P.231.
PERRENOUD, Philippe; THURL, Monica Gather. As Competências para Ensinar no Século XXI: Pesquisa qualitativa em competências pedagógicas. 1. ed. Artmed, 2002. P.176.