TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

AUTORES: VERAS, E.Y.F. (IFCE) ; SILVEIRA, F.A. (IFCE) ; SOUSA, A.A. (IFCE) ; PAIVA, P.E.C. (IFCE)

RESUMO: Esta investigação tem por objetivo pesquisar a importância da utilização do laboratório de química no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Para tal, foi feito um levantamento de dados em uma escola pública no Município de Fortaleza, por meio da aplicação de questionários abertos para alunos e professores do ensino médio. Foi possível verificar que as aulas no laboratório de química são de suma importância, pois de acordo com os resultados da pesquisa, 82,92% dos alunos disseram que as aulas práticas ajudam a entender o conteúdo teórico. Já os professores, 100% deles, afirmaram que existe uma ligação entre teoria e prática, com isso há uma maior aprendizagem do conteúdo apresentado.

PALAVRAS CHAVES: laboratório de química – ensino – aprendizagem

INTRODUÇÃO: Sabe-se que os alunos têm grande dificuldade de assimilar os conteúdos de química abordados em sala de aula, ou seja, as aulas na sua grande maioria são apenas teóricas. Isso proporciona desentendimento e até mesmo um desinteresse em relação à disciplina. Acredita-se que o ensino de química deve contribuir para uma visão mais abrangente do conhecimento, colocando em ênfase, na sala de aula, conhecimentos que sejam relevantes e possam interagir no cotidiano do aluno. Os alunos compreendendo isso desde cedo, descobrem que estudar química pode ser fácil e divertido, principalmente quando esse ensino é feito de forma prática e atraente. A química é uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas. As aulas no laboratório proporcionam uma maior aproximação dos alunos com a disciplina. É de conhecimento dos professores de ciências o fato de a experimentação despertar um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização. Em seus depoimentos, os alunos costumam atribuir à experimentação um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos, como também aprofundamento do conhecimento pela prática. Por outro lado, não é incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas de pauta. (GIORDAN, 1999, p.43).

MATERIAL E MÉTODOS: A concepção metodológica utilizada nesta pesquisa é baseada no estudo de caso. De acordo com Yin (1981, p.23), o estudo de caso é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidência. Para Nogueira (1975, p.113), “deve-se recorrer à entrevista, sempre que se tem necessidade de informações que não podem ser encontradas em registros ou fontes documentárias e que se espera que alguém esteja em condições de prover”. No desenvolvimento das atividades de coletas de dados, o instrumento utilizado foi um questionário aberto aplicado para os alunos do ensino médio, especificamente do segundo ano e outro para seus respectivos professores. Os questionários foram aplicados para duas turmas totalizando quarenta e um alunos e dois professores respondentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Perguntas feitas aos alunos: 1) Qual a importância do laboratório de química nos seus estudos? 82,92% responderam que colocando em prática o que viram em sala de aula ajuda a aprender melhor o conteúdo teórico; 9,75% responderam que o laboratório proporciona um aprofundamento do conteúdo e 7,31% disseram que o laboratório de química funciona como um complemento nos estudos. 2) Você tem uma maior facilidade de assimilar o conteúdo no laboratório de química ou em sala de aula? Justifique. 80,48% afirmaram ter uma maior facilidade de assimilar o conteúdo no laboratório de química devido à prática, o que torna a aula dinamizada; 12,19% disseram que em sala de aula, pois há mais explicações acerca do conteúdo e 7,31% responderam que um complementa o outro. Perguntas feitas aos professores: 1) Qual é a importância do laboratório de química no processo de ensino e aprendizagem? 100% afirmaram que através da ligação teoria e prática há uma maior aprendizagem do conteúdo abordado. 2) Você percebe uma maior facilidade por parte dos alunos em aprender o conteúdo no laboratório de química ou em sala de aula? Por quê? Um professor disse que no laboratório, pois eles vivenciam na prática a teoria e também serve para incentivar a curiosidade. O segundo professor acha que tanto em sala de aula como no laboratório são relevantes, pois isso depende mais da metodologia utilizada, isto é, que a diferença está no professor e na disposição dos alunos em aprender.
A especulação teórica é início para a experimentação. Contudo, isto não quer dizer, que sempre proceda a mesma. Com um maior desenvolvimento do campo conceitual o mais provável é que os experimentos ajudam na construção da teoria e essa determina os tipos de experimentos que podem ser feitos.(HODSON, 1988).

CONCLUSÕES: Nas respostas dos alunos e professores, constata-se que as aulas no laboratório de química, são extremamente importantes, principalmente porque podem testar o que foi estudado na teoria. Pode-se comprovar que a química é uma ciência experimental, que tem uma interação constante com o cotidiano. Diante dos questionários e da pesquisa, conclui-se que as atividades laboratoriais são totalmente importantes para a aprendizagem dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Química Nova Escola, n° 10, pp. 43-44, 1999.

HODSON, D. Experiments in sciense teaching. In: Educational Philosophy & Theory, 20 , pp. 53-56, 1988.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1975.