TÍTULO: Brincando eletronicamente com as funções orgânicas
AUTORES: LOIOLA, B.G. (UFC) ; SILVA, M.V.S. (UFC) ; CAVALCANTE, R. (UFC) ; ARAÚJO, P.S. (UFC) ; SOUZA, M.N.P. (UFC)
RESUMO: O trabalho consiste em unir o útil ao agradável, ou seja, a teoria de sala de aula a um jogo interativo. Este jogo é composto por uma mesa eletrônica que tem como finalidade ajudar os alunos a fixar as funções orgânicas e ao mesmo tempo aprender simples aplicações relacionadas ao nosso cotidiano. Essa mesa eletrônica possui duas colunas: uma constando os nomes das funções orgânicas e a outra com as suas fórmulas estruturais. Ao meio, existem leds ligados a algumas aplicações destas funções de forma figurativa e explicativa. Ao redor, existem conectivos em que os alunos vão ligar o nome da função orgânica a sua respectiva fórmula estrutural. A cada acerto, o led acende com a sua respectiva aplicação da função em que ele acertou. No caso de erros, volte e tente novamente.
PALAVRAS CHAVES: funções orgânicas, jogo químico
INTRODUÇÃO: Os jogos educativos são recursos usados para desenvolver o conhecimento/habilidades dos alunos de disciplina como Química. Afinal, "Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende" como diz CÉSAR COLL Parafraseando (Psicologia e Currículo 1987). Para melhor ajustar as práticas educativas o docente deve possuir uma metodologia compatível a realidade dos educando, de maneira que desperte em tais a vontade de aprender, de forma descontraída, como apresenta o lúdico.
MATERIAL E MÉTODOS: A idéia inicial de criar um jogo interativo foi à grande dificuldade dos alunos em aprender as funções orgânicas. Então, unimos as funções orgânicas, pesquisamos suas respectivas aplicações e montamos, utilizando o coreldraw, um pôster com todos os critérios necessário para o aprendizado e para ser mais interessante colocamos aplicações do nosso cotidiano para despertar a curiosidade dos estudantes. Este experimento foi levado a sala de aula para analisar qual seria a reação dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A idéia de um jogo químico chamou atenção até das pessoas que estavam passando próximo devido ser uma mesa eletrônica e possuir um visual atraente. Um jogo que foge um pouco das formas tradicionais por ser uma mesa abordando as funções orgânicas. Este jogo esta sendo confeccionado em um tamanho maior para que fique exposto na Seara da Ciência que é um espaço de divulgação cientifica de Fortaleza para que outras pessoas possam ter acesso.
CONCLUSÕES: Este jogo despertou a curiosidade dos alunos por ser uma mesa eletrônica em que eles necessitavam de seus conhecimentos químicos para jogar e também por desvendar onde a química pode ser aplicada no nosso cotidiano. O jogo contribui bastante para o aprendizado principalmente para alunos de escola pública que muitas vezes nem possuem o conhecimento da química orgânica e o simples desejo de ganhar o jogo faz com que o aluno aprenda brincando.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net acessado no dia 15/05/10 às 21:50
QUÍMICA ORGÂNICA - VOLUME 1 - 9ª EDIÇÃO
T.W. GRAHAM SOLOMONS, CRAIG B.FRYHLE - Editora LTC (Grupo GEN) Geraldo Camargo de Carvalho, Química Moderna, 1º edição, 2001