Nº: |
Titulo: |
Autor: |
75 |
APLICAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMAS DA EJA. |
NETA, C.R.S. (IF SERTÃO - ) ; SÁ, L.Q. (IF SERTÃO - ) ; BISPO, M.S. (IF SERTÃO - ) ; FERREIRA, G.S. (IF SERTÃO - ) ; SILVA, S.S. (IF SERTÃO - ) ; MASCARENHAS, M. (IF SERTÃO - ) |
92 |
A ABORDAGEM DA INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO |
SILVA, A.M. (UECE) ; OLIVEIRA, H.R.S. (UECE) |
167 |
A Aplicação do Ensino de História da Ciência em uma Aprendizagem Significativa da Disciplina Química |
SANTOS SOBRINHO, C.L.S. (UNIGRANRIO) ; MORAIS FILHO, Z.B. (UNIGRANRIO) ; LIMA, J.C.P. (UNIGRANRIO) ; COSTA, N.L. (UNIGRANRIO) |
68 |
A CIÊNCIA DO SENSO-COMUM E A SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: REPENSANDO O ENSINO DE QUÍMICA |
SILVA, M. M. F.; (IFRN) ; FERNANDES, A. C.; (IFRN) ; ALVES, M. M.; (IFRN) ; NEVES, A. C. S.; (IFRN) ; SOUZA, M. M. C.; (IFRN) ; NASCIMENTO, R. V. (IFRN) |
15 |
A DISICPLINA QUÍMICA AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA |
MARTINS, F. (UNICSUL) ; AMARAL, C. L. C. (UNICSUL) |
22 |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO CIDADÃ PARA A PRESERVAÇÃO DO PLANETA |
RAMOS, G. DA C. (UEPA) ; SILVA, I. R. DA (UEPA) |
98 |
A educação para a prática da sustentabilidade nas aulas de química: contribuição para o desenvolvimento da cidadania. |
MEDEIROS,L.S (UEPA) ; OLIVEIRA,L.C (UEPA) ; SANTOS,J.M.A (UEPA) |
10 |
A EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. |
SILVA, A.D.L. DA (UEPA) ; SILVA, I.R. DA (UEPA) |
46 |
A importância da Educação Ambiental na Escola |
SILVA, A.M. (UECE) ; FERNANDES, N.S. (UECE) |
80 |
A importância da história da Química para a aprendizagem significativa |
FREITAS,E.N. (IFRN) ; NASCIMENTO,R.V. (IFRN) |
84 |
A percepção do aluno acerca do ensino de Química aos olhos dos bolsistas do PIBID |
ROCHA, J.G. (CEUNES-UFES) ; FONSECA, M.S. (CEUNES-UFES) ; OLIVEIRA, L.M. (CEUNES-UFES) ; BIANCO, G. (CEUNES-UFES) ; CHAVES, M.A.L. (SEDU-ES) |
147 |
A Percepção Organizacional do Corpo Discente e Docente e Seus Reflexos no Clima e na Satisfação no Ensino na Universidade Estadual do Ceará – UECE |
SILVA, A.M. (UECE) ; SANTOS NETO, T.E. (UECE) |
117 |
A Química do Carbono |
SILVA, B.P. (IF SERTÃO-PE) ; ALVES, E.C. (IF SERTÃO-PE) ; CRUZ, D.R.R. (IF SERTÃO-PE) ; GUIMARÃES, A.L. (IF SERTÃO-PE) ; OLIVEIRA, A.P. (IF SERTÃO-PE) ; AGUIAR, L.O (IF SERTÃO-PE) |
66 |
A Química no Cotidiano |
PETERLE, B.R.M. (CELV) |
168 |
A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S E M-LEARNING NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
CARVALHO,A.P.M (UFRPE/SEDUC) ; LEÃO, M. B. C. (UFRPE) ; SILVA,G.F. (UFRPE/SEDUC) |
20 |
A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA |
PASSOS, M. H. S. (IFPI -PICOS) ; FELIPE, P. G. S. (IFPI - PICOS) ; MOURA, E. R. L. G. (IFPI - PICOS) ; SILVA, R. A. C. (IFPI - URUÇU) ; CABRAL, Ç. S. (IFPI - PICOS) ; SÁ, E. R. A. (IFPI - PICOS) ; SOUSA, J. M. (IFPI - PICOS) ; LIMA, R. V. M. (IFPI - PICOS) ; SOUSA, N. M. S. (IFPI - PICOS) ; LIMA, E. S. (IDB) |
42 |
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA |
SOUSA, NMS (IFPI) ; GOMES, RC (IFPI) ; LIMA, RMV (IFPI) ; LEAL, EL (IFPI) ; SANTOS, AQO (IFPI) |
89 |
A utilização do ENEM como requisito para o ingresso nas universidades públicas federais: Mudanças no Ensino Médio - Um estudo de caso. |
SILVA, A.M. (UECE) ; RODRIGUES JUNIOR, D.N. (UECE) |
116 |
ABC DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
NETO, J.E.S. (UFRPE-UAST) ; SILVA, T.N. (UFRPE-UAST) ; FERREIRA, F.R.S. (UFRPE-UAST) |
180 |
ABORDAGEM DE CONCEITOS RELATIVOS AO MODELO ATÔMICO DE BOHR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
SILVA, G. F. (SEDUC-PE) ; CAMPOS, A. F. (UFRPE) ; CARVALHO, A. P. M. (UFRPE) |
162 |
Aditivos Alimentares: uma proposta para contextualização do ensino de Química Orgânica a partir da Mediação Dialética |
LIMA, J.P.M (UFS) ; JESUS, W.S (UFS) |
81 |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA RADIOATIVIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS NO PERÍODO DE 1980 A 2010 |
CASTRO, D.L. (IFRJ) ; FERREIRA, R.V.F. (IFRJ) |
153 |
ANÁLISE DE ALGUNS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO |
SILVA, A.M. (UECE) ; SILVA, F.E. (UECE) |
69 |
ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL ARTICULADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÃO QUÍMICA. |
CLEMENTE, T. R. M. (UFPE) ; SANTOS, L. L (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE) |
31 |
ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE SOLUÇÕES E COLÓIDES NO ENSINO MÉDIO. |
SOUZA, J. S. A. (UFPE) ; SILVA, E. S. (UFPE) ; SÁ, R. A (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE) |
41 |
ANÁLISE DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRÁTEGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS. |
SILVA, S. E. (UFPE) ; SOUZA, J. S. A. (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE) |
79 |
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O USO DE UM SOFTWARE DE SIMULAÇÃO COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE MODELOS ATÔMICOS |
OLIVEIRA, S. F. (UFPE) ; SANTOS, L. L. (UFPE) ; CALDAS, L. H. M. (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE) |
88 |
APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO PROPOSTA NA METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA |
SILVA, A.M. (UECE) ; LIMA, P.M. (UECE) |
146 |
APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE PROPRIEDADES COLIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA |
GOMES, F. (IFG) ; BARBOSA, A. R. (IFG) ; ROSA, L. R. (IFG) ; CARVALHO, E. (IFG) |
21 |
APLICAÇÃO DO JOGO TRILHA: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA REVISÃO DE QUÍMICA GERAL |
QUEIROZ, V. B. (UFC) ; BRANDÃO, L. A. E. (SEDUC-CE) ; VAZ, S. A. (UFC) ; MOURA, R. L. A. (UFC) ; LUNA, D. I. (UFC) ; NOGUEIRA, F. K. (UFC) ; SOUSA, O. T. E. (UFC) |
139 |
Aprendendo isomeria com as gorduras trans e saturadas |
FERREIRA, F. R.S. (UFRPE/UAST) ; BEZERRA, G.B. (UFRPE/UAST) ; OLIVEIRA, C.B. (UFRPE/UAST) ; SOUSA, K.M.O.DE (UFRPE/UAST) |
141 |
Aprendendo Química Brincando de Macaca |
SILVA, A. C. A. D. (UNINORTE) ; CUVELLO, A. P (CRQ XIV REGI) ; JR., P. C. A (UNINORTE) ; AMARAL. A. F (CRQ XIV REGI) |
181 |
Aprendizagem sobre propriedades coligativas a partir de uma metodologia diferenciada |
WYREPKOWSKI, C. C. (IFMT) ; KAFER, G. F. (IFMT) ; FREITAS, T. (IFMT) ; BESPALHUK, K. J. (IFMT) |
50 |
APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ILUSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM PARNAMIRIM/RN |
COSTA, P.R.F. (UFRN) ; XAVIER, D.K.S. (UFRN) ; PONTES, J.P.S.D. (UFRN) ; SILVA, M.H.C. (UFRN) ; MARTINEZ-HUITLE, C. A. (UFRN) |
74 |
AS AULAS DE QUÍMICA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS: A IMPORTÂNCIA DE ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA |
NEVES, A.C.S (IFRN) ; SOUZA, M.M.C (IFRN) ; LIMA, V.M.M (IFRN) ; ALVES, M.M (IFRN) ; SILVA, M.M.F (IFRN) ; SILVA, O.G (IFRN) ; FERREIRA, U.V.S (IFRN) ; LEITE, E.G (IFRN) |
19 |
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROJETO PIBID QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA BAIXADA FLUMINENSE |
CASTRO, D.L. (IFRJ) ; GONÇALVES, S.T.O. (IFRJ) ; PINTO, K.G.A. (IFRJ) ; JESUS, V.L.B. (IFRJ) ; SANTOS, C.H.S. (IFRJ) |
28 |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO OFERTADA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ARAPIRACA – AL |
SILVA, A. M. B. (UNEAL) ; COSTA, M.R. (UNEAL) ; SOUZA, P. M. S. (UNEAL) ; ROCHA, M. O. (UNEAL) ; OLIVEIRA, W. A. (UNEAL) ; SILVA, J. S. (UNEAL) |
51 |
AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA DE UM RIO PARA AULAS PRÁTICAS DE QUIMICA AMBIENTAL |
COSTA, P.R.F. (UFRN) ; XAVIER, D. K.S. (UFRN) ; PONTES, J.P.S.D. (UFRN) ; SILVA, M.H.C. (UFRN) ; SILVA, D.R. (UFRN) ; MARTINEZ-HUITLE, C. A. (UFRN) |
103 |
AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE NIVEL SUPERIOR (ORIUNDOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PARTICULARES) DURANTE UMA AULA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL DO PRIMEIRO SEMESTRE |
XAVIER, D. K. S. (UFRN) ; COSTA, P. R. F. (UFRN) ; PONTES, J. P. S. D. (UFRN) ; SILVA, M. H. C. (UFRN) ; MARTINEZ-HUITLE, C. A. (UFRN) |
127 |
AVALIAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
DINIZ JÚNIOR, A. I. (UFRPE/UAST) ; SOUSA, K. M. O. (UFRPE/UAST) ; OLIVEIRA, C. B. (UFRPE/UAST) |
61 |
Baralho ácido-base: estudo comparativo da força de ácidos e bases inorgânicos |
OLIVEIRA, J. C. (UNEB) ; MOREIRA, B. C. T. (UNEB) ; CARVALHO, M. F. A. (UNEB) |
44 |
CÁLCULO INTEGRAL: UMA NOVA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA |
SOUSA, J.M. (IFPI) ; SÁ, E.R.A. (IFPI) ; CABRAL, L.S. (IFPI) ; GOMES, M.S.S.O. (IFMA) ; PASSOS, M.H.S. (IFPI) |
152 |
CINEQUÍMICA, UMA OPORTUNIDADE PARA DISCUTIR A QUÍMICA EM SALA DE AULA |
GOMES, F. (IFG) ; REIS, S. B. S. A. (IFG) ; SILVA, N. A. N. (IFG) ; SILVA, M. C. (IFG) ; RAMOS, L. P. S. (IFG) ; MIRANDA, A. L. F. (IFG) ; VIEIRA, G. A. C. (IFG) ; PIMENTEL, L. G. JR. (IFG) ; SOUZA, L. B. R. (IFG) |
33 |
CLUBE DE CIÊNCIAS: MOTIVANDO O ALUNO À PESQUISA, EXPERIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM |
WATANABE, L. A. (UEPA) |
176 |
COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: UM TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS |
KAFER, G. A. (IFMT) ; WYREPKOWSKI, C. C. (IFMT) |
40 |
COMEMORAÇAO DO BICENTENÁRIO ROBERT WILHELM BUNSEN |
MORAIS, B. D. M. (UFPE) |
119 |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E O ENSINO DE QUÍMICA |
SILVA, J.C.G (UFCG) ; SALES, L.L.M (UFCG) ; PINHEIRO C.D (UFCG) ; CANDEIA, R. A (UFCG) ; SANTOS, J. E (UFCG) |
138 |
Concepções dos estudantes de licenciatura em Química sobre sustentabilidade, redução, reutilização e reciclagem de materiais. |
FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SILVA, C. S. (UFRB) ; ARAÚJO, F. M. (UFRB) ; SANTOS, G. L. G. (UFRB) ; WATANABE, Y. N. (UFRB) ; SILVA, J. G. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. (UFRB) ; SANTOS, C. E. S. (UFRB) |
148 |
Confecção de Kits de Química: a busca da compreensão dos alunos pela relação teoria-prática |
AGUILAR, M. S. (UNESA/FAETEC) ; QUEIROZ, J. F. (ISERJ/FAETEC) |
136 |
Confecção e aplicação de material didático: Jogos lúdicos para o auxílio do ensino de química |
CARPENTER,T.S.M. (UFRJ) ; MORAES,R.S. (UFRJ) ; SANTOS.L. (UFRJ) ; TEIXEIRA,W.J.J. (UFRJ) ; VAISTSMAM,P.E. (CIEP326) ; SIQUEIRA,J. (CEOB) ; TAKASE,I. (UFRJ) |
49 |
Conhecendo o Professor de Química Atuante na Rede Pública Estadual de Boa Vista, Roraima. |
SOUSA, J.S. (UERR) ; MEDEIROS, I.J.S. (UERR) ; SOUSA, E.S. (UERR) ; RIZZATTI, I.M. (UERR) |
140 |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
COSTA, F.F.P. (IF SERTÃO PE) ; SOUSA, I. (IF SERTÃO PE) ; OLIVEIRA, P.S. (IF SERTÃO PE) ; MACEDO, M.E.R. (IF SERTÃO PE) ; SILVA, W.P. (IF SERTÃO PE) |
35 |
CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO CONCEITUAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DO IFPI CAMPUS PICOS |
COELHO, F.P.S.M (IFPI) ; LIMA, C.A. (IFPI) ; PASSOS, M.H.S. (IFPI) |
57 |
Contribuição das disciplinas pedagógicas para a formação conceitual dos licenciandos em ciências do IFPI campus Picos |
PASSOS, M.H.S (IFPI) ; LIMA, C.A. (IFPI) ; COELHO, F.P.S.M (IFPI) |
58 |
Conversando sobre Educação Ambiental através do tema Lixo com alunos do Ensino a Distância (EaD) do Colégio Militar em Boa Vista, Roraima. |
MEDEIROS, I.J.S. (UERR) ; SOUSA, J.S. (UERR) ; SOUSA, E.S. (UERR) ; RIZZATTI, I.M. (UERR) |
113 |
CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS E CULTURA: AUXILIANDO O APRENDIZADO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA II ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÁCIL ACESSO E BAIXO CUSTO |
OLIVEIRA, T.A.S (IFSP) ; RODRIGUES, N.N (IFSP) ; OLIVEIRA, R.D (IFSP) ; SOUZA, R.F.V (IFSP) |
53 |
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA: fundamentos da organização do trabalho pedagógico da química e da educação sócio-ambiental |
MORADILLO, E. F. (UFBA) ; ANUNCIAÇÃO, B. C. P. (UFBA) ; CUNHA, M. B. M. (UFBA) ; MESSEDER-NETO, H. S. (UFBA) ; PIMENTEL, H. O. (UFBA) ; SÁ, L. V. (UFBA) ; SILVA, J. L. P. B. (UFBA) |
52 |
Destinos do Lixo - Projeto Interdisciplinar |
SANTOS, M. L. B. (PIBID - IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (PIBID - IFPB) ; SILVA, R. C. (PIBID - IFPB) ; CORDEIRO, M. L. G. (PIBID - IEP) |
159 |
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DA GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR DE DESDOBRAMENTO DE ROCHA ORNAMENTAL COMO EXEMPLO NA EDUCAÇÃO QUÍMICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
MOTA, J.D (UEPB) ; TRAJANO, M.F (UEPB) ; SOUSA. A.A.P (UEPB) ; CARNEIRO. K.A.A (UEPB) ; MELLO. V.S (UFRN) |
27 |
DIAGNÓSTICO SÓCIO-EDUCATIVO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE |
SANTOS, M.F.C. (IFS) ; REZENDE, L. S. (IFS) ; LOPES, F.L.G. (IFS) ; ESTÁCIO, K. G. (IFS) |
131 |
Educa Blog: Educação através de blog |
MACEDO, S.K.S. (IF-SERTÃO PE) ; NETA, V.P.S. (IF-SERTÃO PE) ; GUIMARAES, A.L. (IF-SERTÃO PE) ; SOUZA, I.A. (IF-SERTÃO PE) ; LIMA, V.C. (IF-SERTÃO PE) ; MASCARENHAS, M. (IF-SERTÃO PE) |
30 |
Elaboração de material didático-experimental para contextualização do ensino de Química: Uma associação dos conteúdos teóricos à prática experimental. |
CAVALCANTE, S. K. M. (IFAL) ; FREITAS, A. J. D. (IFAL) ; FREITAS, M. L. (UFAL) ; SILVA, W. L. (UFAL) ; FREITAS, J. D. (IFAL) |
183 |
ENEM 2001 A 2010: ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DAS QUESTÕES DE QUÍMICA |
ARAÚJO, F. M. (UFRB) ; SILVA, C. S. (UFRB) ; WATANABE, Y. N. (UFRB) ; FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SANTOS, G. L. G. (UFRB) ; SANTOS, C. E. S. (UFRB) ; SANTOS, N. O. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) |
43 |
ENERGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS – UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA TERMOQUÍMICA |
FREITAS, V.A.M. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. DE L. B. (IFPB) ; CORDEIRO, M. DE L. G. (IEP) |
156 |
Ensinando Química através do uso do software educacionalACD/ChemSketch. |
QUEIROZ,A.P.A. (UNICAP) |
124 |
Ensino de Química Aplicado a Alunos Surdos do 9°Ano da Escola Governador Archer: Uma Interação Mediada a Linguagem de Sinais e Outras Formas de Comunicação Visual |
SOUSA, S.A (UEMA/CESI) ; NASCIMENTO, B. L. M (UEMA/CESI) ; OLIVEIRA, J. D (UEMA/CESI) |
164 |
Ensino de Química: Confecção de material didático |
TAKASE, I (UFRJ-IQ) ; TEIXEIRA JÚNIOR, W.J (UFRJ-IQ) ; SANTOS, L (UFRJ-IQ) |
163 |
EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA. SUA RELEVÂNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN- CAMPUS PAU DOS FERROS |
COSTA, W. I. S (IFRN) ; ARAÚJO. A. V. N. S. (IFRN) ; NASCIMENTO, R. V. (IFRN) ; FERREIRA, U. V. S. (IFRN) ; SILVA, R. C. (IFRN) ; SILVA, O. G. (IFRN) ; BATISTA, L. C. D. (IFRN) |
8 |
Estudo de Casos como metodologia de ensino e aprendizagem para o conceito Quantidade de matéria na disciplina de Química Geral da UFV |
VINÍCIUS SOUZA (UFV) ; APARECIDA SILVA (UFV) ; NATÁLIA LIBERTO (UFV) |
173 |
ESTUDO DE CASOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O COMPUTADOR COMO MEIO COMBINADO AO MÉTODO DE ENSINO PARA PROFESSORES DE QUÍMICA |
FREITAS, J. M. A (UEPB) ; SILVA,E. J. (UFRN) ; SILVA, N. G (UFRN) ; CORDEIRO,O. D (UFRN) |
166 |
ESTUDO SOBRE A EVASÃO NA LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DO IFRN- CAMPUS PAU DOS FERROS. |
ARAÚJO. A. V. N. S. (IFRN) ; COSTA, W. I. S. (IFRN) ; SILVA, O. G. (IFRN) ; GAMELEIRA, S. T. (IFRN) ; FERREIRA, U. V. S. (IFRN) |
179 |
Estudo sobre o insucesso dos alunos do curso de Química em EAD da UFRN |
ANA CRISTINA BRITO (UFRN) ; DANIEL PONTES (UFRN) ; CILMARADE LIMA (UFRN) |
5 |
ESTUDO TEÓRICO DOS COMPLEXOS DIALQUIDITIOCARBAMATO DE ZINCO (II) |
SILVA, E. V. (UFCG) ; PINHEIRO, C. D. (UFCG) ; SALES, L. L. M. (UFCG) ; SANTOS, J. E. (UFCG) ; SOUZA, A. G. (UFPB) ; LONGO, ELSON (UNESP) |
11 |
Extração do óleo da semente de algaroba para a produção de biodiesel, uma abordagem de educação ambiental |
LORENZO; J. G. F. (LTF/UFPB-IFP) ; COSTA, M. H. (LPBS/UFPB) ; OLIVEIRA, C. S. (LPBS/UFPB) ; LIRA, B. F. (LTF/UFPB) ; ATHAYDE-FILHO, P. F. (LPBS/UFPB) ; BARBOSA-FILHO, J. M. (LTF/UFPB) |
134 |
Funil de Buchner: equipamento alternativo de baixo custo para escolas públicas |
SÁ. A. M (IFPB) ; NETO, A. S. (CEEEAS) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) ; RODRIGUES, R. G. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) |
154 |
GERAÇÃO DE RENDA ALTERNATIVA UTILIZANDO A QUÍMICA PARA O ENSINO NOTURNO |
SÁ, A. M. (IFPB) ; NETO, A. S. (CEEEAS) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; RODRIGUES, R. G. (IFPB) |
78 |
HISTÓRIA E REFORMAS CURRICULARES: A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE |
SILVA, A.L.M (UFS) |
108 |
IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO BÁSICO ACERCA DO ASSUNTO DE QUÍMICA GERAL NAS SÉRIES: 1ª, 2ª E 3ª DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE PICOS-PI. |
CORTEZ, R.M.A. (IFPI) ; BORGES, R.S. (IFPI) ; MOURA, S.A.S. (IFPI) ; SANTOS, R.R. (IFPI) ; PASSOS, M.H.S.P. (IFPI) ; PIMENTEL,I.C. (IFPI) |
149 |
IDENTIFICANDO PADRÕES DE INTERAÇÃO E TEORIAS PSICOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO |
SILVA, J. T (UFPE) ; OLIVEIRA, S. F (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) |
112 |
IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
ARAUJO, L.A. (UNICAP) ; MARINHO, M.E (UNICAP) ; SILVA, A.P. (ESPAÇO CIÊNC) ; SALGUEIRO, A.A. (UNICAP) |
90 |
INCLUSÃO DA DISCIPLINA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UECE |
SILVA, A.M. (UECE) ; LIMA, C.F. (UECE) |
87 |
INCLUSÃO EDUCACIONAL E O ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES |
SILVA, A.M. (UECE) ; RICARTE, L.P.C. (UECE) |
172 |
Influência do uso das TICs na aprendizagem e contextualização dos conteúdos de Química no Ensino Médio |
SILVA, C. S. (UFRB) ; ARAÚJO, F. M. (UFRB) ; FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SANTOS, G. L. G. (UFRB) ; WATANABE, Y. N. (UFRB) ; FERRAZ, C. G. (UFRB) ; VIRIATO, L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. (UFRB) ; SANTOS, C. E. S. (UFRB) |
158 |
INTERESSE DE PÓS-GRADUANDO DO PPGQ SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE NA ÁREA DE QUÍMICA ANALÍTCA |
CABRAL, A.M. (UFRN) ; MOURA, M.F.V. (UFRN) |
65 |
Isomeria e Ação - uma estratégia para o ensino de estereoquímica. |
SACHDEV, R.L. (UNEB) ; MOREIRA, B. C. T. (UNEB) ; CARVALHO, M. F. A (UNEB) |
36 |
JOGOS QUÍMICOS PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS: MEMÓRIA IÔNICA E TRINCA COVALENTE |
QUEIROZ, V. B. (UFC) ; BRANDÃO, L. A. E (SEDUC - CE) |
125 |
"MANGANISMO" COMO TEMA GERADOR: UMA PROPOSTA DE ENSINO CTSA NA PRÁTICA CURRICULAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA |
PINHO, R.R. (SENAC RIO) ; SANTOS, I.C. (SENAC RIO) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ) |
174 |
MEIO AMBIENTE UTILIZADO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE FUTUROS DOCENTES |
CAPILÉ, H.E. (UNIGRANRIO-R) ; FILHO, Z.B.M. (UNIGRANRIO-R) ; NOVIKOFF, C. (UNIGRANRIO-R) |
137 |
Motivações para o ensino das funções inorgânicas: vivências com o cotidiano do aluno |
AGUILAR, M. S. (UNESA/FAETEC) ; FARIA, M. L. G. (ISERJ/FAETEC) ; QUEIROZ, J. F. (ISERJ/FAETEC) |
170 |
Motivando e auxiliando aulas: modelos atômicos e tabela periódica |
ANDRADE, R. W. N. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; SILVA, D. L. (UFPB) |
70 |
NANOTECNOLOGIA E QUÍMICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO |
LEMOS,F.C (UAST-UFRPE) ; BARRROS,J.D.S (UAST-UFRPE) ; SILVA,T.N. (UAST-UFRPE) ; CÃMARA,M.S.C. (UAST-UFRPE) |
169 |
Nitroquim: conhecendo as funções nitrogenadas e haletos orgânicos. |
WANDERLEY, L.P.M. (IFPB) ; SANTOS, M.L.B. (IFPB) ; LORENZO, J.G.F. (IFPB) ; SILVA, J.P. (IFPB) ; MARTINS, L.S. (IFPB) ; ROSÁRIO, R.M.F. (UFPB) |
118 |
O CONCEITO DE AROMATICIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD |
SANTOS, J. E (UFCG) ; SALES, L. L. M (UFCG) ; PINHEIRO, C. D. (UFCG) |
34 |
O EMPREGO DE ARTIGOS DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NA ELABORAÇÃO DE UMA APOSTILA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICÁVEL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA |
CORDEIRO, E. P. (UNIGRANRIO) ; NASCIMENTO, L. F. (UNIGRANRIO) ; CALDAS, E. C. (UNIGRANRIO) |
12 |
O ENSINO DE QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL RUMO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. |
SILVA, A. D. L. DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA) |
115 |
O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE PICOS-PI. |
LEAL, E. L (IFPI) ; GOMES, R. C (IFPI) ; PASSOS, M. H. S (IFPI) ; LIMA, R.V.M (IFPI) ; SOUSA, N. M. S (IFPI) |
114 |
O PAPEL DA CONTEXTUALIZAÇÃO E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA |
COSTA, T. P. (UEPA) ; SILVA, A. D. L DA (UEPA) ; SILVA, E. A. DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA) |
86 |
O PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES QUE LECIONAM QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SOBRAL -CE |
MOREIRA, W.M (UVA-CE) ; CEZAR, H.M (UVA-CE) ; BEZERRA, A.C.S (UVA-CE) |
45 |
O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA |
NONATO FILHO, R. (IFRN) ; FREITAS, E. N. (IFRN) ; SILVA, F. D. F. (IFRN) ; SILVA, J. T. (IFRN) ; LEITE, E. G. (IFRN) |
14 |
O USO DE VÍDEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL |
CARVALHO,A.P.M (UFRPE/SEDUC) ; MARCELINO JÚNIOR, C. A. C. (UFRPE) ; SILVA, G. F. (UFRPE/SEDUC) |
39 |
Opinião dos alunos sobre o atual ensino de química nas escolas públicas de ensino médio do município de São Miguel do Guamá- PA. |
RAMOS, G. DA C. (UEPA) ; SILVA, A. D. L. (UEPA) ; SILVA, I. R. DA (UEPA) ; WATANABE, L. A. (UEPA) |
76 |
OS ALIMENTOS NA ESCOLA – CONHECIMENTO PARA ESCOLHA CONSCIENTE |
MORAIS, B. D. M. (NASSAU) ; MORAIS, BRUNA D. M. (UFRPE) |
18 |
OS ALUNOS CONSEGUEM RELACIONAR OS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM O COTIDIANO? |
RAMOS, G. DA C. (UEPA) ; SOUZA, H. K. G. DE (UEPA) |
160 |
OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE DINAMIZAR A PRÁTICA EDUCATIVA UTILIZANDO RECURSOS METODOLÓGICOS ALTERNATIVOS. |
BATISTA, M. B. (IFPB) |
24 |
Produção de material didático com experimentos de química para alunos não químicos da Universidade Federal do Espírito Santo |
MEDEIROS, J. S. (UFLA/UFES) ; MASSAHUD, N. (UFLA) ; SAD, C. M. S. (UFES) |
16 |
Produção do biodiesel de óleo da semente de algaroba, uma abordagem de educação ambiental |
LORENZO; J. G. F. (LTF/UFPB-IFP) ; SANTOS, J. A. R. (LPBS/UFPB) ; OLIVEIRA, C. S. (LPBS/UFPB) ; LIRA, B. F. (LTF/UFPB) ; ATHAYDE-FILHO, P. F. (LPBS/UFPB) ; BARBOSA-FILHO, J. M. (LTF/UFPB) |
94 |
PROTETORES SOLARES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES EM QUÍMICA ORGÂNICA |
MACHADO, M. V. M. (UNIGRANRIO) ; NASCIMENTO, L. F. (UNIGRANRIO) ; CALDAS, E. C. (UNIGRANRIO) |
161 |
QUESTÕES AMBIENTAIS PERMEANDO O ENSINO DE QUÍMICA: RECICLANDO RESÍDUO DE GRANITO NA CANFECÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS |
MOTA, J.D (UEPB) ; TRAJANO, M.F (UEPB) ; OLIVEIRA, D.F (UEPB) ; CARNEIRO, K.A.A (UEPB) ; MELLO, V.S (UFRN) |
123 |
QUÍMICA NA SALA DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CAVALCANTE, M.S.T. (IF SERTÃO-PE) ; LIMA JUNIOR, G.V. (SESC-PETROLI) ; SILVA, J.S. (SESC-PETROLI) |
93 |
Quimicatando: A química do lixo |
CARVALHO, A.C. (IF SERTÃO - ) ; PEIXINHO, C.M. (IF SERTÃO - ) ; NETA, C.R.S. (IF SERTÃO - ) ; NUNES, I.R.G. (IF SERTÃO - ) ; SOUZA, J.L. (IF SERTÃO - ) ; SILVA, J.E. (IF SERTÃO - ) ; RODRIGUES, L.C.S. (IF SERTÃO - ) ; BARBOSA, P.N.N. (IF SERTÃO - ) ; FERRAIS, P.P. (IF SERTÃO - ) ; AGUIAR, L.O. (IF SERTÃO - ) |
17 |
RADIAÇÃO NUCLEAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS: CARÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO QUÍMICA DO PROFESSOR |
TRAJANO, S.C.S. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ) |
157 |
RADIOATIVIDADE: USO E APLICAÇÕES NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE BELÉM/PA |
OLIVEIRA, L.C.S. (UFPA) ; PONTES, A.N (UFPA) ; ALVES, K.M.A. (UFPA) ; MONTEIRO, S.E.L. (UFPA) |
150 |
REFLEXÕES DO PÓS-GRADUANDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA EM QUÍMICA PARA SUA FORMAÇÃO |
CABRAL, A.M. (UFRN) ; MOURA, M.F. V. (UFRN) ; CARVALHO,G.B. (UFRN) |
104 |
Relacionando as teorias de química ao cotidiano dos alunos para favorecer a construção do conhecimento |
ANDRADE,K.S. (IF SERTÃO-PE) ; FERREIRA,T.V.C. (IF SERTÃO-PE) ; LUZ,S.N. (IF SERTÃO-PE) ; SANTOS,M.M. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA,R.D. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, R.S. (IF SERTÃO-PE) ; RODRIGUES,M.G.S. (IF SERTÃO-PE) |
111 |
Reprovação em Química: um estudo exploratório e quantitativo do PIBID Ensino Médio, em uma escola Estadual do Recôncavo da Bahia |
FADIGAS, J. C. (UFRB) ; SOUSA, C. DOS S. (UFRB) ; VIRIATO,L. A. (UFRB) ; SANTOS, N. O. DOS (UFRB) ; LIMA, V. DOS S. (UFRB) |
83 |
Rodolfo no Ano Internacional da Química: uso de rede social para divulgação da Química na escola pública. |
CAVALCANTI, A.S. (UFPE) |
85 |
Tabuleiro das Ligações: Uma Forma Lúdica de Aprender Ligações Químicas |
SANTANA, C. A. (UNEB) ; OLIVEIRA, K. B. (UNEB) ; VIRGENS, C. F. (UNEB) ; ARAUJO, G. C. (UNEB) |
144 |
Um novo jogo de tabuleiro como ferramenta motivadora para a aula de química |
MONTEIRO, J. M. A. (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) |
151 |
UMA POSTURA INTERVENTIVA DIFERENCIADA NO ENSINO DE QUÍMICA, ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO E DE ATIVIDADES LÚDICAS |
NETA, V.P.S. (IF SERTÃO PE) ; MACEDO, S.K.S. (IF SERTÃO PE) ; SOUZA,I.A. (IF SERTÃO PE) ; SOUZA,J.A. (IF SERTÃO PE) ; LUZ,S.N. (IF SERTÃO PE) ; LIMA,V.C. (IF SERTÃO PE) ; AGUIAR,L.O. (IF SERTÃO PE) |
128 |
USANDO A ANÁLISE CONFORMACIONAL PARA ESTUDAR QUÍMICA ORGÂNICA: RELATO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM QUÍMICA NA UFPB |
BEZERRA, A.F. (UFPB) ; ANDRADE, R. B. (UFPB) ; DIAS, W.S. (UFPB) ; BARBOSA, V.M.S. (UFPB) ; SILVA, L.V. (UFPB) ; LOPES, K.C. (UFPB) ; ARAÚJO, R.C.M.U. (UFPB) |
142 |
Utilização de experimentos lúdicos como ação motivadora no Ensino de Química em Escola da Zona Rural de Petrolina – PE |
SOUSA, I. (IF SERTÃO PE) ; COSTA, F.F.P. (IF SERTÃO PE) ; SOUSA, J.D. (IF SERTÃO PE) ; NETA, C.R.S. (IF SERTÃO PE) ; SOUSA, E. (IF SERTÃO PE) |
130 |
UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA |
CANDIDO, R.A. (IF SERTÃO PE) ; FERREIRA, G.S. (IF SERTÃO PE) ; VIEIRA, S.A. (IF SERTÃO PE) ; COSTA, F.F.P. (IF SERTÃO PE) ; FERNANDES, L.B. (IF SERTÃO PE) ; SILVA, A.P. (IF SERTÃO PE) ; NASCIMENTO, T.M.T. (IF SERTÃO PE) ; AMORIM, D.C.G. (IF SERTÃO PE) |
106 |
Utilização de Mapas Conceituais como Ferramenta Didática para o Ensino de Química no Ensino Médio |
SANTOS, T.M.M; (IF - SERTÃO) ; CANDIDO; R.A (IF - SERTÃO) ; COSTA; F.F.P (IF - SERTÃO) ; VIEIRA; S.A (IF - SERTÃO) ; SILVA; E.E.S (IF - SERTÃO) ; LIMA; J.A (IF - SERTÃO) ; LIMA; R.L.B (IF - SERTÃO) ; SILVA; A.O (IF - SERTÃO) |
82 |
Utilização de palavras-cruzadas na construção do conhecimento químico |
MONTEIRO, J. M. A. (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB) |
107 |
Vantagens das aulas práticas de laboratório utilizando produto regional |
SOUZA, A. P. (UNINORTE) ; CAMPOS, N. M. M. (UNINORTE) ; VIEIRA, J. D. B. (UNINORTE) ; JR, P. C. A. (UNINORTE) |