TÍTULO: Produção de material didático com experimentos de química para alunos não químicos da Universidade Federal do Espírito Santo

AUTORES: MEDEIROS, J. S. (UFLA/UFES) ; MASSAHUD, N. (UFLA) ; SAD, C. M. S. (UFES)

RESUMO: Os experimentos de química atuais apresentam uma série de deficiências de informação em seus roteiros. Por isso, foi realizado um estudo, com objetivo de produzir um novo material didático com experimentos de química, por meio de levantamento de informações sobre os cursos de graduação que possuem em sua grade curricular a disciplina de química geral e análise dos atuais roteiros utilizados na execução dos experimentos. Após aprovação do projeto proposto pelo DQUI, este material permitirá a melhoria no aprendizado de química e a execução do experimento pelos alunos não químicos, além de orientar no descarte adequado dos resíduos químicos gerados e pela segurança nas atividades em laboratório, além de orientar os professores que ministram as aulas experimentais e os técnicos que a preparam.

PALAVRAS CHAVES: graduação, química, experimentos

INTRODUÇÃO: A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Sua presença pode ser destacada por ser essencial em todos os assuntos do conhecimento humano e ter suas interfaces com outras ciências, quanto por suas aplicações. Uma importante finalidade dos experimentos de química é a do aluno adquirir um conhecimento básico sobre diversos métodos e técnicas experimentais que, posteriormente, serão necessários para dar seus primeiros passos no método científico de trabalho experimental (CONSTANTINO; SILVA; DONATE, 2004; LUZ JUNIOR et al., 2004). Devido a sua importância no processo de aprendizagem do aluno dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, o presente trabalho propôs a produção de um material didático, contendo dez aulas experimentais, com o objetivo de substituir o material didático atualmente utilizado, pelo fato de apresentar uma série de deficiências em seus roteiros. A idéia de produzir um novo material didático para adoção nas aulas experimentais, vislumbrando os alunos não químicos da UFES, tem a finalidade de: apresentar roteiros claros, objetivos e bem elaborados para facilitar a compreensão; orientações de segurança no laboratório que devem ser adotados; cuidados na manipulação e correta utilização de vidrarias, reagentes puros e soluções preparadas; orientar a disposição adequada do resíduo químico gerado; reduzir o consumo excessivo de reagentes, com a utilização de uma quantidade menor de reagentes. Para a produção deste material didático foi realizada também a identificação dos cursos de graduação, que possuem em sua grade a disciplina de química geral, excluindo-se neste estudo o curso de graduação em química.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente projeto foi desenvolvido em um trabalho de conclusão de curso, do curso de pró-graduação Lato Sensu à distância em Química, pela UFLA. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado a identificação de quais cursos de graduação possui em sua grade a disciplina de química, da área de química geral, e, também, o código da disciplina e a sua respectiva nomenclatura, nº de alunos ingressantes, semestre letivo de ingresso, período letivo, ano da grade curricular, carga horaria. A identificação destas informações foi por meio de levantamento da programação de oferta de disciplinas para outros cursos de graduação elaborado pelo Departamento de Química da UFES, referente ao período letivo de 2010/1 e 2010/2, no manual do candidato quando participa do vestibular e no sitio da PROGRAD. O acesso a apostila de experimentos de química utilizados atualmente pelos alunos não químicos foi obtido no próprio departamento de química. Nestes experimentos foram feitas a identificação e a análise das falhas existentes com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a produção do novo material didático, contendo dez experimentos de química, observando os princípios fundamentais de química geral. Este novo material didático foi produzido com base em experimentos descritos em livros, e nas apostilas de experimentos de química do próprio Departamento de Química, da Universidade Federal do Espírito Santo e de outras disponíveis nos sítios das Instituições de Ensino Superior, seguindo um processo de uniformização da distribuição das informações nos roteiros experimentais. Neste estudo, excluiu-se o curso de graduação em química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo que possuem em sua grade curricular a disciplina de química, da área de química geral, são as seguintes: Engenharias: Ambiental, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Produção; Física; Ciências Biológicas e; Oceanografia. A figura 1 apresenta diversas informações encontradas na programação de oferta de disciplina, referente o período letivo de 2010/01 e 2010/02, elaborado pelo DQUI/UFES e no manual do candidato elaborado pela Comissão Coordenadora do Vestibular da UFES e do sitio da PROGRAD. Os experimentos de química estudados apresentam uma série de deficiências de informação em seus roteiros, tais como: ausência de orientação sobre segurança em laboratório químico e descarte de resíduo químico; objetivo do experimento, fundamentação teórica e descrição dos materiais e reagentes necessários para realizar o experimento são escassas; além disso, o consumo de reagentes puros e soluções preparadas são consideráveis por serem em torno de 11 a 16 turmas por semestre letivo. Portanto, diante das deficiências identificadas nos experimentos, a produção do novo material didático está fundamentada em conteúdos extraídos de diversas fontes bibliográficas (LENZI. et al., 2004; BESSLER, NEDER, 2004; MAIA, 2008). No processo de elaboração dos roteiros experimentais procurou-se uniformizar as informações, sendo estas divididas em vários tópicos para facilitar o entendimento e a visualização dos assuntos, tais como: número, título e objetivo do experimento; fundamentação teórica e leitura recomendada; a parte experimental dividida em materiais, reagentes, segurança, procedimento e disposição dos resíduos químicos; e por fim, os exercícios. Os atuais e os novos experimentos propostos estão listados na figura 2.





CONCLUSÕES: O presente trabalho foi submitido ao Departamento de Química para avaliação para ser encaminhado ao colegiado para aprovação. Sendo o projeto aprovado, ele será implementado e, então, será possível verificar a aplicação e efetivo uso do material didático proposto. Supõe que o emprego deste novo material irá permitir a melhoria do aprendizado de química e na execução do experimento pelos alunos não químicos, além de orientar melhor os professores que ministram as aulas e os técnicos que a preparam e, também, no descarte adequado dos resíduos químicos gerados e pela segurança nas atividades.

AGRADECIMENTOS: Departamento de Química / Cento de Ciências Exatas / UFES

Departamento de Química / UFLA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CONSTANTINO, M. G.; SILVA, G. V. J. da; DONATE, P. M. Fundamentos de química experimental. São Paulo: Edusp, 2004. 272 p.
LENZI, E. et al. Química geral experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004. 390 p.
BESSLER, K. E.; NEDER, A. de V. F. Química em tubos de ensaio: uma abordagem para principiantes. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. 195 p.
MAIA, D. Práticas de química para engenharias. Campinas, SP: Átomo, 2008. 147 p.
LUZ JÚNIOR, G. E. da et al. Química geral experimental: uma nova abordagem didática. Química. Nova, Vol. 27, Nº. 1, 164-168, 2004. Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2004/vol27n1/27-ED02201.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2010