TÍTULO: Quimicatando: A química do lixo

AUTORES: CARVALHO, A.C. (IF SERTÃO - ) ; PEIXINHO, C.M. (IF SERTÃO - ) ; NETA, C.R.S. (IF SERTÃO - ) ; NUNES, I.R.G. (IF SERTÃO - ) ; SOUZA, J.L. (IF SERTÃO - ) ; SILVA, J.E. (IF SERTÃO - ) ; RODRIGUES, L.C.S. (IF SERTÃO - ) ; BARBOSA, P.N.N. (IF SERTÃO - ) ; FERRAIS, P.P. (IF SERTÃO - ) ; AGUIAR, L.O. (IF SERTÃO - )

RESUMO: O projeto “A química do lixo” foi desenvolvido na Escola Eneide Coelho Paixão
Cavalcanti, situada no bairro João de Deus, em Petrolina – PE, com alunos do 9º ano do
ensino fundamental, através da realização de oficinas. O referido projeto teve como
finalidade despertar uma maior conscientização ambiental, bem como a construção de
conhecimentos e valores tão importantes para o exercício da cidadania.



PALAVRAS CHAVES: a química do lixo, meio-ambiente, conscientização.

INTRODUÇÃO: No Brasil, a questão do lixo é bastante complexa, pois, nunca foi tratada sob todos
seus aspectos, e, como conseqüência, não há o desenvolvimento de ações com a
abrangência
e coerência necessárias para uma solução do problema.
Entende-se que a solução para a problemática dos Resíduos Sólidos passa pela
definição de um Gerenciamento geral de resíduos, verificando a dimensão da geração de
lixo e seu reaproveitamento. Este Gerenciamento deve estar respaldado em princípios
de Educação Ambiental, principalmente no que se refere a conscientização.
Sem dúvida, a proposta da não geração de lixo pode ser trabalhada através de um
processo continuado de Educação Ambiental, visando uma mudança de postura ética do
homem em vários aspectos (políticos, sociais, culturais, etc.). Isso redundaria numa
consciência ambiental crítica e voltada para a Melhoria da Qualidade de Vida. É
preciso enxergar o lixo como fonte de matéria prima, em que podem ser aplicados
processos químicos como catação, seleção, filtragem e conformação.
Nesta proposta, os alunos IF SERTÃO - PE desenvolveram a temática lixo a fim de
conscientizar os alunos do 9º ano do ensino fundamental para a aplicação dos
conhecimentos adquiridos nas aulas de química para redução, reeducação, reutilização
e reciclagem dos resíduos gerados pelo lixo.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a execução do projeto QUIMICATANDO: A Química do lixo, foram definidas algumas
ações distribuídas em quatro etapas: Na primeira etapa houve uma sensibilização com
apresentação de uma dança com a temática “Lixo” e uma dramatização referente ao consumo
diário e produção do lixo, na segunda etapa foi realizada a reciclagem com garrafas
pets para a confecção de assentos, na terceira etapa foi feita a reciclagem de papel e
na quarta etapa a culminância de todo o projeto com apresentação de um vídeo relatando
todos os momentos vivenciados e conhecimentos adquiridos no trabalho realizado.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização do projeto, constatou-se que os alunos aprenderam sobre sua
responsabilidade acerca da preservação ambiental, pois participaram ativamente desse
processo. No referido projeto os alunos puderam verificar que o lixo que jogam fora
pode ser usado na confecção de outros materiais que irão servir para benefício
individual ou coletivo, visto que pode ampliar a renda familiar.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que uma mudança de postura dos alunos pode trazer muitos benefícios
tanto para o ambiente escolar quanto para outros ambientes, além do vislumbramento no
que tange ao desenvolvimento econômico e social dos mesmos. Portanto, com o projeto
QUIMICATANDO: A química do lixo, os objetivos foram alcançados com êxito.


AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus, aos alunos que se empenharam no projeto, e ao professor Nadilson
da Escola Eneide Coelho Paixão Cavalcanti.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo; Química geral; ed. 6 ; 2004 - São Paulo.
SILVA, Andrea S. A Química, o lixo e a necessidade de uma consciência de preservação ambiental; disponível em:<http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a4_v1/artigo_1.pdf> acessado em: 22 de Abril de 2010.