TÍTULO: Tabuleiro das Ligações: Uma Forma Lúdica de Aprender Ligações Químicas

AUTORES: SANTANA, C. A. (UNEB) ; OLIVEIRA, K. B. (UNEB) ; VIRGENS, C. F. (UNEB) ; ARAUJO, G. C. (UNEB)

RESUMO: Ligações químicas é um conteúdo fundamental para que os estudantes compreendam as transformações que ocorrem no universo. Entretanto, é dificilmente assimilado pelos estudantes, que muitas vezes formam conceitos inadequados. A fim de desenvolver uma forma lúdica de aprender os conceitos relacionados à ligação química, este trabalho apresenta um jogo intitulado “Tabuleiro das Ligações”. Este material didático é proposto para facilitar os processos de ensino e de aprendizagem no ensino médio. Foi testado em diferentes unidades escolares da rede pública da Bahia, tendo boa aceitação pelos estudantes (que se mostraram motivados, curiosos e interessados). Isto revela que a proposta de trabalho logrou o êxito esperado.

PALAVRAS CHAVES: jogo didático, ligações químicas, ensino de química.

INTRODUÇÃO: Os estudantes do ensino médio apresentam dificuldades para entender os conceitos relativos às ligações químicas (mesmo depois de terem cursado o referido assunto), fixam conceitos inadequados e, conseqüentemente, ficam impossibilitados de estabelecer correlações entre os conceitos pertinentes ao conteúdo (FERNANDEZ e MARCONDES, 2006). Outro aspecto que deve ser considerado, no que se refere à dificuldade desses estudantes, é a forma resumida como o conteúdo ligações químicas é abordado nos livros do ensino médio. Estes livros, apesar de aparentemente atualizados, apresentam certos assuntos (como ligação química) com tantas simplificações que são descaracterizados (MORTIMER, 1998). Além disto, estes livros fazem distinção entre as ligações covalentes e iônicas sem haver uma continuidade entre ambas, pois quando não é possível justificar a formação da ligação covalente, justifica-se com a ocorrência da ligação iônica (SILVA, 2007). Isto demonstra a ocorrência da dicotomia nesses livros. Por tais razões os estudantes podem ficar impossibilitados de compreender a química do mundo que os cercam. Considerando-se ainda a capacidade de abstração, um pré-requisito necessário para o entendimento a respeito de ligações químicas, quando o estudante possui esta deficiência, conseqüentemente, acaba também apresentando dificuldade na compreensão dos conhecimentos científicos. Inclusive Lobo (2008) destaca que, no ensino de química, conceitos utilizados na compreensão dos vários aspectos relativos às ligações químicas apresentam alto grau de dificuldade de compreensão, em função da necessidade de maior abstração. Assim, este trabalho propõe um jogo lúdico para contribuir com a melhoria do aprendizado, sobre o conceito de ligação química, do estudante do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Portabilidade, baixo custo e reutilização de objetos são alguns parâmetros usados na criação deste material didático (“Tabuleiro das Ligações”). Iniciou-se a confecção com o que se tinha em mão (caneta, papel, fita adesiva etc.) buscando materiais mais sofisticados para fins de acabamento (computador, impressora etc.). O jogo (peças ilustradas na Figura 1) é constituído de: tabuleiro com 16 casas; roleta; 6 peões de cores distintas; moedas de 1 ponto (amarelas), de 2 pontos (verdes) e de 3 pontos (vermelhas); cartas com perguntas sobre ligações químicas (com 3 níveis de dificuldade) e cartas bônus de espécies com as três ligações químicas. A distribuição das peças é feita acomodando a roleta no centro do tabuleiro, os peões no ponto de saída e as cartas bônus devidamente embaralhadas, sendo entregue 5 para cada grupo participante. A dinâmica é a seguinte: o professor conduzirá o jogo, distribuirá as 05 cartas, fará e corrigirá as perguntas, distribuirá os pontos para cada grupo (de 06 estudantes). Os jogadores escolherão os peões de cores diferentes e em seguida se distribuirão as cinco cartas bônus. No início de cada rodada o grupo da vez rodará a roleta e lançará a pergunta referente ao tipo de ligação sorteada, de forma que respondam no prazo de um minuto. Em seguida, o grupo da vez responde, caso tenha acertado recebe uma moeda de 1, 2 ou 3 pontos e caminha 1 casa no tabuleiro. No caso de erro, o dono da pergunta além de não receber pontos deixa de caminhar no tabuleiro. O grupo que passar pela casa do tabuleiro onde estiver escrito “BÔNUS”, tem a oportunidade de jogar uma das cartas bônus que tiver (que deverá corresponder à ligação sorteada através da roleta), logo após responder à sua pergunta. Caso a carta seja da ligação correspondente, ganhará 01 ponto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Visando avaliar a qualidade do material criado e investigar o impacto dele no processo de ensino e de aprendizagem foram realizadas duas aplicações do jogo em turmas distintas, do segundo ano do Ensino Médio. Em ambas os estudantes participaram ativamente, após se familiarizar com a dinâmica proposta. Esta contribuiu para que os grupos ficassem motivados e interessados em entender o conteúdo; foi notado que os grupos passaram a expor suas opiniões, arriscando respostas e explicações. Notou-se que, direcionando e induzindo o raciocínio deles com explicações, algo era exposto: um termo químico, idéias elaboradas e não elaboradas, dúvidas, lembranças e conclusões corretas a partir das explicações anteriores sobre ligações químicas. Isto indica que a prática contribuiu para o entendimento adequado do conteúdo, permitindo o estabelecimento de correlações entre os conceitos pertinentes. Na segunda aplicação houve o dobro do tempo (1:40h) de jogo, permitindo que o processo de assimilação, construção e abstração das idéias acontecesse de forma mais eficiente, facilitando a compreensão de conceitos relativos às ligações. Isto contribuirá no entendimento de outros conteúdos: de reações químicas, da liberação de energia na combustão, da solubilidade de substâncias e de outras transformações que ocorrem no universo. Quanto ao desempenho dos grupos, todas as equipes participaram das discussões e a equipe vencedora ganhava pontos também por discordar das respostas das outras, respondendo corretamente às perguntas na maioria das vezes. A função lúdica do jogo pôde ser observada através da descontração dos alunos ao responder, na disposição da turma em participar e continuar participando. Isto foi observado em ambos os colégios e no relato de estudantes em dizer: “aprendi brincando”.



CONCLUSÕES: O Tabuleiro das Ligações é uma atividade que funciona como elemento motivador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Favorece o aprendizado de conceitos relativos às ligações iônica, covalente e metálica, contribuindo no desenvolvimento de conhecimentos sobre transformações que ocorrem no universo. Dessa forma, este jogo lúdico é promissor para ser aplicado no ensino médio, pelo fato de possibilitar a melhoria do aprendizado do estudante.

AGRADECIMENTOS: Aos professores(UNEB)e estudantes de escolas públicas de Salvador (POLIVALENTE-Cabula e JOSÉ BARRETO-São Caetano) que participaram da avaliação do jogo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERNANDEZ, C. e MARCONDES, M. E. R. Concepções dos estudantes sobre Ligação Química. Química Nova na Escola – O Aluno em Foco, v. 24, 20-24, 2006.
MORTIMER, E. F; MOL, G; DUARTE, L. P. Regra do octeto e teoria da ligação química no Ensino Médio: Dogma ou Ciência? Química Nova, v. 17, 243-252,1998.
SILVA, S. A. Transposição Didática – Analógica e Metafórica das Ligações Químicas no Livro de Ensino Médio. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Anais do VI ENPEC: ABRAPEC, Florianópolis, Santa Catarina, 532, 2007.
LOBO, S. F. O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n.1, 3, 2008.