TÍTULO: A Percepção Organizacional do Corpo Discente e Docente e Seus Reflexos no Clima e na Satisfação no Ensino na Universidade Estadual do Ceará – UECE

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SANTOS NETO, T.E. (UECE)

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise do clima organizacional real de uma universidade pública. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Ceará - UECE, com seu corpo discente e docente. Inicialmente fez-se uma análise da relevância de implementação de uma pesquisa de satisfação. O resultado poderá servir de ferramenta de apoio à gestão da organização investigada, visto que se constitui em um canal de comunicação entre os gestores, os colaboradores e também para fins de análise de desempenho do meio de ensino. O instrumento utilizado foi o Inventário de Valores Organizacionais, elaborado por Tamoyo, Mendes e Paz (2000), que destacam seis tipos motivacionais para análise.



PALAVRAS CHAVES: clima organizacional, satisfação no ensino.

INTRODUÇÃO: Este trabalho teve por intuito analisar o clima organizacional, afetando diretamente o nível de satisfação no processo de ensino aprendizagem, a compreensão dos valores organizacionais como base para a absorção do clima no ambiente de trabalho e a apreensão da natureza do clima organizacional por parte dos gestores, contribuindo para a tomada de decisões que possibilitem uma mudança cultural. Esta análise realizou-se por meio do conhecimento do grau de satisfação dos servidores e alunos da Universidade Estadual do Ceará - UECE, mediante a aplicação do Inventário de Valores Organizacionais elaborado por Tamoyo, Mendes e Paz (2000). Este trabalho também avaliou a relevância de se manter uma pesquisa periódica, voltada a conhecer e pontuar a satisfação ou insatisfação dos alunos e servidores. A partir desta pesquisa será possível identificar os valores organizacionais, mediante a visão que os servidores têm dos valores já existentes e adequados ao seu dia-a-dia, bem como avaliar o nível de satisfação ou insatisfação de servidores e alunos com o clima organizacional existente. Esses valores foram pontuados e comparados com os ideais ou desejados em uma organização. Os gestores da instituição, coordenadores e professores, tendo por base este trabalho, podem determinar o desenvolvimento de pesquisas periódicas, nos quais os valores organizacionais poderão ser usados como forma de assegurar melhores resultados no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.



MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem da pesquisa consistiu em estudar os valores organizacionais a partir da percepção que os professores e os alunos têm. Foi composta por itens que permitem traçar componentes do clima a partir da percepção dos indivíduos, tomando como parâmetros os seis aspectos da dinâmica organizacional: autonomia, conservadorismo, hierarquia, igualitarismo, domínio, harmonia. O instrumento foi aplicado na Universidade Estadual do Ceará, mais precisamente no Campus do Itapery – Fortaleza - CE. Foram enviados 34 questionários, tendo sido respondidos 22. A população foi constituída, portanto, por 22 sujeitos. Para detectar a percepção de valores dos professores e alunos, foi utilizado o Inventário de Valores Organizacionais de Tamoyo, Mendes e Paz (2000), composto de 30 itens que foram respondidos conforme as escalas que variam de 0 (nada importante) a 6 (extremamente importante). A esse Inventário foi acrescentado um questionário de 5 questões para medição e conhecimento de dados sócio-demográficos. Também foi acrescentado um questionário de relevância da pesquisa com 3 questões, para medir a percepção quanto à importância da pesquisa realizada com os alunos e professores a responderam. Para incentivar, foi divulgado e realizado o sorteio de um brinde com os participantes da pesquisa que realizassem o preenchimento desta por completo. A confidencialidade e anonimato dos participantes foram assegurados. Os voluntários responderam ao inventário que foi devolvido diretamente ao pesquisador.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados estão descritos na Tabela 1. Observou-se que houve um equilíbrio entre a percepção de autonomia (3,36) e conservadorismo (3,86), com uma leve tendência ao conservadorismo. Percebe-se uma visão conservadora mantendo tradições e normas, porém não deixando de manter certa autonomia buscando inovações. Na percepção de desejável há uma alta tendência do desejado para autonomia. Comprova-se isto pela maior distância entre as médias reais e desejáveis para autonomia (3,36 e 5,23) em comparação ao conservadorismo (3,86 a 5,57). Na dimensão que relaciona hierarquia versus igualitarismo, observou-se que os professores e alunos da instituição têm uma percepção mais elevada para igualitarismo (3,94) do que para hierarquia (3,35). Sendo assim, há uma maior percepção do igualitarismo do que da hierarquia, com ênfase à liberdade individual de decisões que a instituição tem mantido para com os indivíduos. O desejável para os professores e alunos é que a mesma seja mais igualitária, comprova-se isto pelas distâncias entre as médias reais e desejadas para igualitarismo (3,94 e 5,67) comparadas com a hierarquia (3,35 e 5,38). Observou-se uma percepção moderada e com certo equilíbrio ao domínio (3,70) e à harmonia (3,46) com uma leve tendência ao domínio. Isso significa que os indivíduos percebem a empresa sendo um pouco dominadora e agressiva no mercado, mas sem perder sua postura harmônica com as outras organizações. Há uma tendência maior do desejável, de uma postura mais harmônica por parte da organização. Isto pode ser comprovado pela maior distância entre as médias reais e desejáveis para harmonia (3,46 e 5,79) em comparação a domínio (3,70 a 5,88).







CONCLUSÕES: Os objetivos deste trabalho foram detectar a percepção de valores reais e desejáveis que os professores e alunos têm da sua organização, bem como avaliar a relevância da realização de uma pesquisa periódica efetiva e de resultado mensurável. Estes objetivos foram alcançados, apontando um equilíbrio na percepção dos valores praticados na UECE, nos pólos autonomia versus conservadorismo, domínio versus harmonia e que no pólo hierarquia versus igualitarismo o primeiro fator sobressai em relação ao segundo. A desejabilidade é que a instituição seja mais autônoma, igualitária e harmônica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, M.C.; ASSMAR, E, M, L. Cultura, satisfação e saúde nas organizações. In: TAMOYO, A. et. Al. Cultura e saúde nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MAIA, Lúcia F.R.B e OLIVEIRA, Joana D’Arc. Valores Organizacionais e seu Impacto sobre o Clima e a Satisfação no Trabalho: Percepção dos Técnico-Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. In.: I Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (ENGPR), 2007, Natal, Anais... Rio de Janeiro: ENGPR, 2007.

TAMOYO, A; MENDES, A.M; PAZ, M.G.T. (2000). Inventário de valores Organizacionais. Revista Estudos em psicologia, 5 (2), 289-317, 2000.

RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.