TÍTULO: MEIO AMBIENTE UTILIZADO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE FUTUROS DOCENTES
AUTORES: CAPILÉ, H.E. (UNIGRANRIO-R) ; FILHO, Z.B.M. (UNIGRANRIO-R) ; NOVIKOFF, C. (UNIGRANRIO-R)
RESUMO: Nos manguezais, devido às características peculiares de inundação por efeito das marés, os parâmetros físico-químicos não são estáveis, sofrendo variações significativas em momentos de maré alta e vazante Esta característica ambiental torna esse tipo de ecossistema muito frágil às ações antrópicas que põem em risco sua preservação(Paes et. al, 2007). Sendo assim, com todas as possíveis variáveis, estes ambientes podem ser utilizados como laboratório natural para estudos práticos que facilitem a compreensão dos parâmetros físico-químicos, suas influências ambientais e também, em programas de recuperação. OBJETIVOS: Utilizar um ecossistema natural e suas características peculiares, como método para estudos práticos que viabilizem um aprendizado dinâmico e interativo.
PALAVRAS CHAVES: parâmetros físico-químicos; manguezais; ecossistemas
INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo é discutir o ensino de química articulado com a biologia, visando a compreensão de fatores relevantes no meio ambiente, influenciados pelos parâmetros físico-químicos. Daí pensar atividades pedagógicas que possibilitem promover a educação ambiental com foco na recuperação de áreas degradadas de manguezais. A prática pedagógica aqui apresentada é utilizada como uma alternativa metodológica que estimula a educação para o pensar, a problematização dos conteúdos e conseqüentemente o desenvolvimento de habilidades e competências. Atividades práticas bem organizadas, fundamentadas em conceitos que foquem objetivamente o propósito do assunto a ser discutido, geralmente obtém respostas significativas de interesse e empenho do aluno, já que, o aprendizado é desta forma construído em cima de fatos reais e interpretações de fenômenos. Dessa maneira qualquer trabalho atual que vise à educação pela prática no meio ambiente, a preservação ou até mesmo conservação de sistemas naturais como o manguezal só será efetivamente útil se contemplar a educação ambiental de forma a integrar o conhecimento transmitido com as peculiaridades da população a qual se destina a ação educativa (DIAS, 2000).
Neste contexto insere-se este trabalho dissertativo focado nos parâmetros físico-químicos que influenciam no processo de replantio de uma área degradada de manguezal trabalhando na conscientização ambiental de futuros docentes da área de ciências, tendo como produto final um DVD com planos padronizados de aulas práticas de campo, que poderão ser utilizados como recurso metodológico pelos professores de ciências químicas e biológicas, quando na impossibilidade de visitas periódicas no campo.
MATERIAL E MÉTODOS: A cada saída de campo com os alunos, foram medidos o pH e a salinidade da água intersticial no sedimento superficial, durante a maré baixa, no locais onde se desenvolveram os trabalhos. Para a coleta da água intersticial foram feitos buracos onde a água infiltrada no sedimento se acumulava e era coletada para análise . O pH foi medido com um aparelho portátil de campo marca DIGIMED e a sua salinidade com um salinômetro marca ERMA.
Foram coletados dois testemunhos com diâmetro de 60 mm utilizando-se um tubo de pvc com 1 metro de comprimento. O tamanho do testemunho foi de aproximadamente 65 cm devido a grande quantidade de raízes no sedimento e pela aderência da lama no tubo. O sedimento foi seccionado em intervalos de 5 cm da superfície ao fundo, sendo analisados em cada a concentração de matéria orgânica e a granulometria (imagemW).
A concentração de matéria orgânica foi determinada através da diferença de peso seco antes e após a calcinação de uma alíquota de sedimento (fração <1mm) em forno mufla a 450° C por 24 horas.Com relação a granulometria, foi avaliada apenas a concentração da fração silte-argila (fração <63 um). Para isso uma amostra o sedimento foi peneirada a úmido em uma peneira com diâmetro de malha de 63 um e seco em estufa a 50° C até adquirir peso constante.Os resultados foram obtidos através da diferença de peso seco entre as duas frações granulométricas (LORING & RANTALA, 1977).Mudas das três espécies vegetais típicas de manguezais foram replantadas em fileiras com espaçamento de 50 cm entre elas. Para a identificação de cada plântula,utilizou-se um lacre onde existe uma sequência de números. Foram realizados 7 monitoramentos durante 17 meses.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo dos 18 meses de estudo e durante as 7 campanhas de monitoramento os valores de pH nas duas áreas tenderam para a neutralidade, oscilando entre os valores de 7,11 e 7,31. Na determinação granulométrica a distribuição da fração< 63mm mostrou-se bastante variável. Nas amostras da primeira área os valores médios chegaram a 70% e na segunda uma média de 45 % de silte-argila. O conteúdo de matéria orgânica também variou entre as duas áreas: na 1ª a concentração ficou entre 16 e 20% e na 2ª entre 7,7 a 15%. Com relação ao oxigênio, a primeira área apresentou menor oxigenação 0,8 mg/l (Sedimento enegrecido) e na segunda área maior oxigenação: 1,6 mg/L (sedimento amarronzado). A temperatura da água e salinidade variaram sazonalmente: S%o entre 18 e 25%o na primeira área e 35 a 65%o na segunda área. A temperatura oscilou entre 18 e 24ºC. Quanto às plantas transplantadas os resultados foram surpreendentes demonstrando uma taxa de sobrevivência acima de 80%. Todas as campanhas, coletas de dados, análises interpretativas dos fatores químicos ambientais foram acompanhadas por alunos de graduação que demonstraram grande interesse e compreensão dos fenômenos.Comparando-se os dados obtidos entre as três espécies observa-se que L.racemosa vem apresentando um desenvolvimento mais rápido em todos os parâmetros monitorados seguida de A.schaueriana e R. mangle. É importante ressaltar que R.mangle é a espécie que menos se desenvolve nesta área de apicum, fato este relacionado com as próprias características fisio-quimicas desta área e da fisiologia da espécie.Dados mais específicos sobre o assunto não foram encontrados na literatura refletindo a necessidade de maiores estudos para elucidar o fato.
CONCLUSÕES: Várias áreas de manguezais foram desmatadas a muitos anos atrás e ainda não se regeneraram naturalmente. Por este motivo é necessária a interferência humana para acelerar o processo de recuperação antes que as condições ambientais favoráveis a colonização da fauna e flora típica de manguezais se perca para sempre.
Envolvendo alunos no replantio e monitoramento do crescimento de mudas, foram obtidos dados que ajudaram a compreender o ciclo de desenvolvimento de uma floresta de manguezal, bem como as variações e influências dos parâmetros físico-químicos no meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Aos professores Zenildo Buarque de Moraes Filho e Cristina Novikoff pelas orientações e à Unigranrio pelo suporte técnico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J. G. NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão? In Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, Vol. 22n. 2, pp. 201-210.
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