TÍTULO: GERAÇÃO DE RENDA ALTERNATIVA UTILIZANDO A QUÍMICA PARA O ENSINO NOTURNO
AUTORES: SÁ, A. M. (IFPB) ; NETO, A. S. (CEEEAS) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB) ; TAVARES, M. R. S. (IFPB) ; RODRIGUES, R. G. (IFPB)
RESUMO: O crescimento das populações nas grandes cidades ocasiona o aumento do consumo de
produtos industrializados, diante disse foi realizada uma oficina de produção de
produtos de limpeza. Além disso, a química abordada nas escolas públicas trata como
algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana.
Com isso, a equipe de química da escola Sesquicentenário propôs a oficina favorecendo a
união teoria-prática como também o incentivo ou alternativa de renda principalmente
para o alunado noturno, já que muitos são trabalhadores e buscam na educação, além de
uma formação acadêmica, qualidade de vida.
PALAVRAS CHAVES: educação e renda, oficina química, materiais de limpeza
INTRODUÇÃO: Este projeto visou, sobretudo, propiciar a aproximação da química à comunidade
escolar e oferecer linhas alternativas de geração de renda, promoção do conhecimento
e ações sociais. Os resultados foram atendidos especificamente, a transferência do
conhecimento para produção de produtos de limpeza e a preservação do meio ambiente.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio, a articulação
entre conhecimentos da Química e as aplicações tecnológicas, suas implicações
ambientais, sociais, políticas e econômicas, pode contribuir para a promoção de uma
cultura científica que permita o exercício da participação social no julgamento, com
fundamentos, dos conhecimentos difundidos pelas diversas fontes de informação e na
tomada de decisões, seja individualmente ou como membro de um grupo social (BRASIL,
1999). É importante enfatizar que todas as ações da oficina possuíram acompanhamento
professor responsável orientando os estagiários de química, apresentado para
comunidade. A sociedade atual demanda de todas as pessoas, e não apenas dos
cientistas, conhecimentos sobre ciência e tecnologia. A participação dos cidadãos no
entendimento e nas tomadas de decisões quanto às implicações do desenvolvimento
científico e tecnológico pode contribuir para a avaliação da aplicação de inovações,
de riscos ao ambiente etc., ou seja, “qualquer pessoa precisa usar a informação
científica e capacidades de pensamento para participar ativa e responsavelmente de
uma sociedade democrática” (Conferência Mundial sobre a Ciência para o século XXI,
UNESCO - ICSU, 1999).
MATERIAL E MÉTODOS: ÁGUA SANITÁRIA (CAPACIDADE 5 LITROS)
INGREDIENTES:
-1 litro de hipoclorito de sódio;
-4 litros de água.
MODO DE PREPARO:
Misture o hipoclorito de sódio com a água e mexa bem.
ÁGUA SANITÁRIA PARA ROUPAS COLORIDAS (CAPACIDADE 10 LITROS)
INGREDIENTES:
-200 mL de lauril éter sulfato de sódio líquido;
-30 mL de essência (opcional);
-700 mL de peróxido de hidrogênio;
-9 litros de água.
MODO DE PREPARO:
Misture o peróxido de hidrogênio com a água mexa bem, adicione o lauril; misture e
coloque por último uma essência hidrossolúvel de sua preferência.
PASSE BEM (CAPACIDADE 1 LITRO)
INGREDIENTES:
-1 colher de sopa de amaciante de roupas;
-1 colher de sopa rasa de maisena;
-1 litro de água;
-1 ml de essência confort.
-2 colheres de sopa de perfume ou álcool.
MATERIAL:
 1 colher de pau;
 1 panela.
MODO DE PREPARO:
Faça um mingau com a maizena e a água, deixe esfriar e junte o álcool ou
perfume e o amaciante de roupas. Coloque a essência. Agite bem e adicione em frascos
apropriados.
SABONETE DE ERVA-DOCE (CAPACIDADE 5 SABONETES DE 100g)
INGREDIENTES:
-20 mL de lauril líquido;
-25 mL de essência erva-doce;
-5 mL de extrato de erva-doce;
-500g de glicerina transparente.
MODO DE PREPARO:
Derreter a glicerina em uma panela de ágata e acrescente o lauril e o extrato
e mexa bem. Borrife álcool de cereais, se necessário. Adicione a essência. Preencha
as formas e deixe secar por duas horas para desenformar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Propiciou a comunidade escolar do Sesquicentenário situado no bairro do Pedro
Gondim, município de João Pessoa-PB, um conjunto de informações integradas sobre o
ensino de química, a educação ambiental e a produção de produtos de limpeza como
fonte alternativa de geração de renda.
O plano de trabalho foi à realização de aula teórica relacionado com prática das
atividades. Assim, foi necessário um conjunto de ações integradas para a promoção da
dos alunos, em destaque: aulas expositivas e dialogadas; dinâmica de grupo; práticas
expositivas.
Foram produzidos os produtos de limpeza:
- Água sanitária;
- Água sanitária para roupas coloridas;
- Sabonete;
- Passe bem;
- Perfumes.
As aulas foram intercaladas durante a semana sendo a oficina realizada com presença
e participação de todos. Considerando a proposta metodológica, a importância da
contextualização dos conteúdos abordados com relação do dia-a-dia. Também,
enfatizando os cuidados da manipulação da matéria prima usada na fabricação dos
produtos de limpeza. Dentre outros pontos de reflexão ambiental e a sensibilização da
comunidade escolar para com a preservação do meio ambiente.
CONCLUSÕES: Através da oficina os alunos da escola Sesquicentenário, foram obtidos os resultados:
A sensibilização da comunidade no tocante a preservação do meio ambiente a partir do
tratamento adequado dos seus resíduos. A comunidade adquiriu habilidades -
conhecimentos e procedimentos – para qualificar e quantificar a produção desses
produtos fabricados a partir de matéria prima adquirida no comércio. Todavia, a
comercialização e a geração de renda apresentam-se de forma tímida, efetivamente a
contribuir com o meio ambiente, promovendo a qualidade de vida e possibilidade de
geração de renda.
AGRADECIMENTOS: O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES – Projeto PIBID, entidade do <br
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Governo Brasileiro voltada para a formação de re
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MAHAN, B. H.. Química, um curso universitário. Ed. Edgard Blücher - São Paulo - SP, 1970.
DRASHIRLEY. A história do sabão. 2003. Disponível em <http://www.drashirleydecampos.c om.br>. Acesso em 07 maio. 2008.
SILCON. Silcon Ambiental Ltda. Óleo de cozinha pode virar sabão ou biodiesel para diminuir danos ao meio ambiente. Artigo do dia 11 de julho de 2007. Disponível em <http://www.silcon.com.br>. Acesso em 12 abr. 2009.