TÍTULO: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL ARTICULADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÃO QUÍMICA.
AUTORES: CLEMENTE, T. R. M. (UFPE) ; SANTOS, L. L (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE)
RESUMO: Este trabalho analisou o desenvolvimento de uma atividade experimental envolvendo a resolução de problema para abordar uma das reações químicas ocorrida no sistema digestório. A atividade foi aplicada a 55 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Caruaru-PE. A análise desta atividade contribuiu para uma melhor compreensão dos alunos sobre reações enzimáticas do amido. E propiciou uma maior interação entre os alunos e alunos-professor; e uma maior autonomia para tomada de decisões nas atividades em grupo. O que torna fundamental o papel do professor na elaboração e desenvolvimento de atividades experimentais com o uso de materiais alternativos em sala de aula, pois possibilita a contextualização dos conteúdos de química e o desenvolvimento de habilidades de investigação que propicie um ensino orientado para a pesquisa, considerando as adequações do contexto escolar.
PALAVRAS CHAVES: experimento, problema, reação química.
INTRODUÇÃO: Os alimentos fornecem todos os nutrientes que o nosso organismo necessita, como: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e água. A digestão transforma macromoléculas como o amido em moléculas menores como a glicose, a fim de possibilitar sua distribuição e utilização nas células. Isto ocorre através de processos químicos e mecânicos. No processo de digestão química as transformações das substâncias contidas nos alimentos ingeridos são catalisadas por meio de enzimas, que atuam no sistema digestório facilitando as transformações ocorridas. Na digestão mecânica é possível a redução do tamanho das partículas alimentares, amassando-as e triturando-as. Assim, transformam-se os alimentos mecanicamente o que ajuda a ação das enzimas.
A experimentação torna-se relevante por facilitar a compreensão do aluno sobre conceitos científicos; ajudar a confrontar suas concepções atuais; desenvolver habilidades práticas como procedimentos de manipulação; propiciar a formulação e comprovação de hipóteses e selecionar variáveis relevantes para resolver problemas (DE JONG, 1998). A necessidade da resolução de problemas (RP) como conteúdo curricular da educação básica torna-se fundamental para o desenvolvimento de competências que ajudaram os alunos a elaborar e desenvolver estratégias pessoais e coletivas para resolver problemas escolares e cotidianos (BRASIL, 2002). Buscamos elaborar a atividade experimental articulada a resolução de problemas para abordar reações químicas (GIL PÉREZ; MARTINEZ TORREGROSA; SEMENT PÉREZ, 1988; DE JONG, 1998). Este trabalho analisou o desenvolvimento de uma atividade experimental articulada a resolução de problema para abordar reações químicas ocorridas no sistema digestório.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade experimental foi elaborada, discutida por um grupo de pesquisa em Ensino de Química da UFPE e aplicada a 55 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Caruaru-PE, objetivando identificar de amido, sua classificação química e simular uma reação de hidrólise enzimática ocorrida no processo de digestão do amido. E foi realizada por 11 grupos (G1 a G11), em sala de aula, e constou de 5 etapas: 1-proposição de problema: O que acontece com o amido presente em alguns alimentos que ingerimos? 2-Experimento; 4-resolução de questões sobre o experimento; 5-socialização das respostas dos grupos num debate buscando resolver o problema. As respostas dos grupos as questões foram analisadas a partir de uma abordagem qualitativa envolvendo a análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Experimento: Materiais e reagentes: 2 copos descartáveis de 100mL, 2 seringas (sem agulha), etiquetas, palitos de picolé, 2 pratos de plástico descartável branco, 1conta-gotas água, amido de milho, saliva e solução de iodo. Procedimento: Etiquete a seringa, copo e prato com o número 1 e a outra seringa, copo e prato com o número 2. Nos copos 1 e 2 adicione 2,0mL de água e 1,0g de amido e homogeneize com o palito; No copo 2 acrescente 1,0mL de saliva e homogeneize. Com as seringas 1 e 2 retire 03 gotas dos tubos 1 e 2 e coloque-as nos pratos 1 e 2, respectivamente, tendo cuidado para não misturar os materiais. Adicione 3 gotas da solução de iodo nos materiais dos pratos 1 e 2. Aguarde 20 segundos, observe e anote o que aconteceu. Questões: 1-Em que copo o teste de amido foi positivo? 2-Em que copo o teste de amido foi negativo? 3-Qual a classificação química do amido? Ele pode ser absorvido pela corrente sanguínea em sua forma natural? Justifique. 4-O que acontece com o amido quando misturado à saliva? 5-Qual a função da saliva? 6-O que são enzimas? Qual a sua função?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De um modo geral, os grupos identificaram a presença e ausência de amido realizando o teste de iodo; sua classificação como carboidrato; e que o amido precisa passar por processos químicos até chegar ao sangue, evidenciados nas falas a seguir: G11: “No copo sem saliva” e G6:“No amido + água + saliva”; G8: “Polissacarídeo, não... tem que passar por um processo químico”. G3 expressou na Q4 perceber a ocorrência de uma reação química durante a realização do experimento. G3: “quando colocamos amido, água e saliva têm uma reação química, um processo de transformação”. Analisando a Q5 percebe-se que G4 e G8 demonstraram compreender a função da ptialina no processo de digestão do amido e que esta enzima presente na composição química da saliva, o que se torna evidente na fala de G4: “É de digerir o amido com a ptialina”. G8: “Para ocorrer uma reação enzimática”. Na Q6, observamos que G5 identificou conceitualmente o que é uma enzima. E G5 e G7 afirmaram que a função das enzimas é de facilitar e catalisar as reações que ocorrem no processo digestório. G5: “São proteínas especiais, facilita as transformações moleculares”. G7: “Atuam ao longo do sistema digestivo como catalisadores facilitando as transformações moleculares”. Em linhas gerais, a articulação da experimentação à resolução de problemas em Química possibilitou um avanço na compreensão dos alunos sobre a reação química ocorrida no processo de digestão do amido por meio da ação de enzimas de um modo mais amplo; ajudou a mobilizar suas concepções prévias; a desenvolver habilidades práticas como procedimentos de manipulação de experimentos; e habilidades subjacentes à investigação científica como a formulação de hipóteses que contribuem para a busca de respostas para a resolução de problemas conforme sugere De Jong (1998).
CONCLUSÕES: A atividade experimental planejada a partir da resolução de um problema sobre o processo de digestão do amido pode contribuir para uma melhor compreensão dos alunos sobre reações enzimáticas do amido. E propiciou uma maior interação entre os alunos e alunos-professor; e uma maior autonomia para tomada de decisões nas atividades em grupo. É fundamental o papel do professor na elaboração e desenvolvimento de atividades experimentais com o uso de materiais alternativos em sala de aula, o que possibilita a contextualização dos conteúdos de química e o desenvolvimento de habilidades de investigação que propicie um ensino orientado para a pesquisa, considerando as adequações do contexto escolar.
AGRADECIMENTOS: Ao grupo de pesquisa em Ensino de Química da UFPE/CAA e a PROPESQ/UFPE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. de Luís Antero Neto. Lisboa: Edições 70, 1979.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília (DF), Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC, 2002.
DE JONG, O. Los experimentos que plantean problemas em las aulas de química: dilemas y soluciones. Enseñanza de las Ciências, v. 16, n. 2, p. 305-314, 1998.
GIL PERÉZ, D.; MARTINEZ TORREGROSA, J.; SENENT PEREZ, F. El fracasso en la resolución de problemas de física: una investigación orientada por nuevos supuestos. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n.2, p. 131-146, 1988.