TÍTULO: ANÁLISE DE ALGUNS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SILVA, F.E. (UECE)
RESUMO: Este trabalho buscou elucidar um pouco das questões interdisciplinares presentes no ensino da química para o nível médio. Após o levantamento bibliográfico foi possível abranger a visão sobre o tema. O foco principal deste trabalho foi à interdisciplinaridade presente em alguns livros didáticos de química. Desta forma, buscou-se comparar algumas estratégias comumente utilizadas pelos autores de livros didáticos desta disciplina na busca por aprimorar suas obras. O fruto da observação dos livros possibilitou identificar a presença ou não do caráter interdisciplinar nas obras lidas. Através dos dados de uma pesquisa efetuada em duas escolas públicas procurou-se entender a noção que os alunos têm sobre este tema e como os professores e coordenadores atuam diante desta questão didática.
PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, ensino de química
INTRODUÇÃO: O livro didático de química do ensino médio é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. No meio educacional, observa-se inúmeros livros didáticos de química, e nem todos podem ser encarados como bons divulgadores dos conhecimentos químicos para os alunos. Atualmente um dos recursos didáticos muito utilizado pelos autores de livros e professores do ensino médio é a busca por integrar os conhecimentos das várias disciplinas presentes no âmbito curricular dos alunos. Este cenário educacional é conhecido como interdisciplinaridade. Esta tendência acarretou uma mudança positiva na educação básica. Após o seu advento, observou-se que a integração das disciplinas permite ao aluno um melhor aprendizado, pois ele pode relacionar conhecimentos diversos e interligá-los com o seu dia-a-dia ou com disciplinas que lhes sejam mais afins. A busca por aprimorar a estruturação dos livros de química, exige esforços por parte de editoras e autores. Tais esforços associam-se com o sugerido pelos PCNs e com as novas políticas educacionais implementadas pelo MEC como, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desta forma, faz-se necessário obter dados relacionados à interdisciplinaridade nos livros de química acessíveis aos alunos do ensino médio. É possível observar que a integração dos conhecimentos curriculares mostra-se como uma poderosa estratégia capaz de tornar os conhecimentos da química, tão pouco compreendidos e apreciados pela maioria dos alunos, aceitável por um maior número de estudantes. Os dados do proposto estudo servirão para sugerir novas abordagens e levantar questionamentos que aprimorarão esta importante alavanca do conhecimento da química, o livro didático.
MATERIAL E MÉTODOS: Para obter uma compreensão detalhada sobre a interdisciplinaridade foi promovido um levantamento bibliográfico com foco em trabalhos acadêmicos e livros de especialistas no assunto. A principal fonte de pesquisa bibliográfica foram os artigos publicados em revistas e disponíveis na rede mundial de computadores. Para obter dados dos livros didáticos de química, utilizou-se os seguintes de livros: 1. COMPLETAMENTE QUÍMICA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – MARTHA REIS MARQUES – FTD, 2001; 2. QUÍMICA – USBERCO & SALVADOR – 9.ed. – EDITORA SARAIVA, 2004; 3. QUÍMICA – RICARDO FELTRE - 6.ed.- EDITORA MODERNA, 2004. Buscou-se contemplar os livros das principais editoras adotados pelas escolas do município de Fortaleza-CE. Para extrair dados dos livros, promoveu-se uma leitura detalhada dos mesmos e um levantamento dos temas que poderiam ser abordados em outros livros que não só os de química. Os temas e assuntos evidenciados serviram para mostrar como a química pode se relacionar com outras matérias estudadas nas escolas. Promoveu-se uma pesquisa para obter dados sobre o cenário educacional de algumas escolas públicas e como elas avaliavam o material didático em uso. Foi elaborado um questionário para os alunos, professores e coordenadores. O foco principal foi a visão dos alunos. A partir da visão insuficiente ou substancial dos alunos, buscou-se indiretamente compreender as atividades interdisciplinares voltadas para os mesmos. Para estruturar a pesquisa foram escolhidas duas escolas públicas. A pesquisa realizou-se nas escolas EEFM (Escola de Ensino Fundamental e Médio) Paulo Freira, e E.E.M (Escola de Ensino Médio) Mariano Martins, localizados em Fortaleza-CE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1. PESQUISA COM OS ALUNOS: a) o que você entende por interdisciplinaridade?
A maioria dos alunos (61,7%) não entende o significado do termo, e os demais entendem, mas com dúvidas. b) Você acha que seu livro de química o deixará preparado para solucionar alguns problemas presentes no seu dia-a-dia? 38,27% responderam com alguma coerência ou sentido e afirmação positiva para a resposta, 15,43% responderam com alguma coerência ou sentido e afirmação negativa para a resposta e 46,30% responderam sem nenhum sentido ou não responderam. c) Você acha que o modo como o seu livro relaciona o conteúdo da química com outras disciplinas ajuda a despertar o seu interesse pela química? Muito: 25,92%, Mais ou menos: 50,61%, Pouco: 8,04%, Muito pouco: 15,43%.
2. PESQUISA COM OS PROFESSORES: a) O que você entende por interdisciplinaridade no ensino da química? Todos os professores que participaram da pesquisa responderam de modo favorável à questão. Porém o conceito de interdisciplinaridade é amplo e relativo. b) Você acha que o material didático de química adotado pela escola deixa os alunos preparados para solucionarem problemas reais presentes no cotidiano deles? Apenas um dos professores não possuía material didático para trabalhar com os alunos. Nenhum educador afirmou que o livro adotado preparava o aluno para os problemas do cotidiano. Um dos educadores afirmou que a grande finalidade dos livros didáticos é preparar para o vestibular enquanto outro professor corroborou com este afirmando que os livros de química apresentam uma didática metodista caracterizada por fórmulas e conceitos sem uma contextualização didática e muito menos interdisciplinar.
CONCLUSÕES: A busca por contextualizar os conhecimentos químicos nas três obras apresentadas, nos ressalta aos olhos o grande volume de informações ofertado pelo livro da Martha Reis. Para cada conteúdo explorado é possível se estabelecer um intercambio com outras fontes de conhecimento. Apesar de não estruturar diretamente um conceito interdisciplinar, pode-se vislumbrar uma interação que transcende as barreiras dos paradigmas químicos e o ingresso em disciplinas ditas menos afins como geografia, história, música e outras mais.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade: o que é isso? Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Programas de Pós-Graduação da CAPES, Universidade de Brasília – UnB. Brasília: 2008. Disponível em:
http://www.unb.br/ppgec/dissertacoes/proposicoes/proposicao_jairocarlos.pdf.
Acesso em: 31 ago. 2010.
FELTRE, Ricardo. Química: química geral . v 1. 6.ed. São Paulo: Moderna, 2004, 384p.
MARQUES, Martha Reis. Completamente química - ciência, tecnologia e sociedade: Química Geral, v.1. São Paulo: FTD, 2001. 624 p.
USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química 1: Química Geral. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. 494 p.