TÍTULO: REFLEXÕES DO PÓS-GRADUANDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA EM QUÍMICA PARA SUA FORMAÇÃO
AUTORES: CABRAL, A.M. (UFRN) ; MOURA, M.F. V. (UFRN) ; CARVALHO,G.B. (UFRN)
RESUMO: O presente trabalho é resultante da atividade acadêmica referente ao Estágio a Docência em Química do Programa de Pós-Graduação em Química, considerando as ações empregadas na atuação dos pós-graduandos em sala de aula.São apresentados os resultados relativos a essa atuação, considerando o desempenho dos alunos, inscritos na disciplina objeto do estágio, a partir dos resultados das avaliações a que estes foram submetidos como parâmetro da aprendizagem. Bem como da avaliação feita pelo pós-graduando sobre a contribuição do referido estágio para a sua formação profissional, considerando o desempenho da expressão oral na aula expositiva, utilização das várias ferramentas de auxílio às aulas.Considerando que a disciplina de atuação do estágio é da área Química Analítica de execução do plano.
PALAVRAS CHAVES: pós-graduando; química analítica; programa de estágio
INTRODUÇÃO: Muitas são as dúvidas ao se iniciar a vida acadêmica do ponto de vista da docência. Como a maioria dos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Química nunca atuaram como docente e, principalmente como professores do ensino superior,é normal que surjam anseios e dúvidas quanto ao futuro numa carreira docente.Dessa maneira, a oportunidade de fazer o Estágio a Docência no Programa de Pós-Graduação surge como uma oportunidade ímpar para o pós-graduando vivenciar essa situação antes que se submeta a um concurso na carreira de docente numa instituição de ensino superior. Por isso, do ponto de vista do pós-graduando, o estágio supervisionado é de fundamental importância no processo de formação docente, já que a maioria almeja essa profissão. O estágio é uma oportunidade que possibilitará à consolidação de seus conhecimentos com o entrave que as práticas de sala de aula oferecem. Nesse contexto, a troca de experiência fará com que a visão sobre o futuro profissional torne-se mais real, ou seja, mais preparado para atuar na realidade cotidiana inerente à sala de aula.Desta maneira para que um estágio a docência assistida venha a ter respaldo e influência na formação do pós-graduando em química analítica é de extrema necessidade que haja uma orientação quanto ao planejamento das aulas a serem ministradas, uma vez que os resultados gerados dessa experiência serão relevantes para a formação do aluno de pós-graduação. E são atores nesse contexto tanto o pós-graduando, o orientador, o professor responsável pela disciplina e respectivos alunos inscritos na disciplina, quanto a instituição que adota esta prática e ainda a instituição de fomento às bolsas na pós-graduação que exige a obrigatoriedade do estágio à docência assistida para os pós-graduando com bolsas CAPES.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através da reflexão a respeito do Estágio à Docência desenvolvido na área de química analítica desenvolvido por dois do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As turmas que receberam os referidos pós-graduandos foram da disciplina de Química Analítica Aplicada, Turma 1 de Engenharia Química com 32 e dois alunos e a Turma 2 de Engenharia de Alimentos também com 32 alunos, ambas de graduação. As ferramentas empregadas de auxílio ao ensino para as aulas teóricas consistiram do plano de aula, previamente elaborado e discutido com o professor da disciplina, aulas expositivas utilizando-se materiais como quadro de giz e branco, giz e piloto, para listagem e exposição dos tópicos relativos ao assunto abordado do dia, conceitos e teorias, dedução de equações e resolução de exercícios. Também se fez uso de recursos áudio-visual como retroprojetor e projetor multimídia para exposição de gráficos e figuras bem como para simulação de experimentos. Com relação às aulas experimentais que ocorreram no Laboratório de Ensino de Química Analítica além do plano de aula previamente elaborado e visita prévia ao laboratório para discussão sobre uso de reagentes, vidrarias e EPIs, obrigatoriedade de seu uso e cuidados na execução dos experimentos, utilizou-se roteiro de aula prática, previamente discutido com os alunos, se fez uso de reagentes e vidrarias inerentes a cada experimento realizado. Tanto no plano teórico quanto experimental foi considerado a utilização do livro uma ferramenta fundamental na aprendizagem. A avaliação da aprendizagem dos alunos em cada disciplina ocorreu utilizando-se relatórios para as aulas experimentais, com contribuição de vinte por cento do total da nota e de avaliação teórica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A disciplina de Química Analítica Aplicada é uma disciplina de seis créditos, ou seja, de noventa horas, distribuídos equitativamente entre os assuntos destinados ao aprendizado em análise química qualitativa e quantitativa, tanto do ponto de vista tradicional quanto do ponto de vista moderno ou instrumental. Obviamente que apresenta uma carga horária reduzidíssima, considerando-se o que seria o normal para o estudo da Química Analítica, que é o que acontece normalmente para os Cursos de Química de graduação, os quais alcançam vinte e quatro créditos obrigatórios e mais dezoito créditos de complementares em nossa instituição. Então, para a execução do estágio à docência nesta disciplina apresenta uma dificuldade relacionada ao cumprimento da obrigatoriedade do conteúdo aliado ao tempo disponível para sua execução. Isto é difícil tanto para o professor que ministra a disciplina quanto para o aluno que se inscreve nesta disciplina.Considerando-se que o pós-graduando tem apenas dois créditos para adequar o plano relativo ao conteúdo exigido na ementa e programa dessa disciplina já que o mesmo pode no máximo dispor de um terço da carga-horária total da disciplina, tudo foi planejado de modo a adequar tempo e conteúdo de maneira a tornar possível que o aluno tenha como produto, além da bagagem teórica e experimental inerente aos conteúdos,Fazer cumprir esses objetivos faz com que o estágio à docência contribua fundamentalmente para formação do pós-graduando, de forma a proporcionar contato direto com os alunos no processo de discussão dos conteúdos, mas também diante situações corriqueiras em sala de aula que passam por lições de cidadania,logo o resultado apresentado mostrou-se satisfatório já que setenta e um por cento dos alunos apresentaram resultados acima da média.
CONCLUSÕES: A partir das observações relativas ao período em que houve participação do pós-graduando na disciplina, percebe-se que esta prática possibilitou um aprendizado de extrema importância acerca do exercício da docência e faz vivenciar as fundamentações teóricas que embasam o estudo da Química Analítica tanto do ponto de vista teórico quanto experimental. Nesse sentido, pode-se vivenciar a superação da divisão entre a carga teórica e experimental, na realidade da sala de aula. Neste sentido conclui-se que as instituições e indivíduos envolvidos obtiveram êxito em seus objetivos.
AGRADECIMENTOS: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e de Graduação e ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pela oportunidade de Estágio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MENDES, I. A. Técnicas que poderão ser utilizadas em ambientes de aprendizagem. RN. 2011.
MAZZIONI, Sandy. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: Concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Universidade Comunitária de Chapecó.
PENKAL. P.A. P; TUCUNDUVA. C. C; ARNS. E.M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Revista ATHENA. V. 10, nº. 10, 2008.