TÍTULO: Relacionando as teorias de química ao cotidiano dos alunos para favorecer a construção do conhecimento
AUTORES: ANDRADE,K.S. (IF SERTÃO-PE) ; FERREIRA,T.V.C. (IF SERTÃO-PE) ; LUZ,S.N. (IF SERTÃO-PE) ; SANTOS,M.M. (IF SERTÃO-PE) ; SILVA,R.D. (IF SERTÃO-PE) ; SOUZA, R.S. (IF SERTÃO-PE) ; RODRIGUES,M.G.S. (IF SERTÃO-PE)
RESUMO: O Projeto, Química em Casa, foi desenvolvido por alunos do curso de licenciatura em
química do IF Sertão-PE, tendo como objetivo geral contribuir para o processo de
ensino-aprendizagem dos alunos do CEJA e aprimorar o ensino de química despertando o
interesse para a ciência a partir da interligação de teorias químicas com a vida
cotidiana. Foi aplicado diagnóstico onde se perguntou aos alunos quais as suas
dificuldades em aprender química e quais metodologias consideravam eficazes. As
teorias químicas foram apresentadas e exemplificadas através de recursos tecnológicos e
lúdicos. Os discentes realizaram aplicações práticas da teoria no cotidiano. O Projeto
contemplou a valorização do aluno como construtor do seu conhecimento a partir do
cotidiano vivenciado.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química, cotidiano, aprendizagem.
INTRODUÇÃO: O Projeto, Química em Casa, foi norteado pelo resultado de um diagnóstico aplicado
inicialmente, onde se pôde perceber a apatia que os alunos do 1º ano noturno do
ensino médio do CEJA tinham com a disciplina de química, eles não percebiam sentido
em estudá-la e registraram ter dificuldades para compreender as teorias. Atualmente,
tem-se discutido no ensino de ciência a importância de aproximar a prática escolar ao
cotidiano dos alunos, despertando o interesse pelo estudo e incentivando a pesquisa
para que eles se tornem construtores do seu conhecimento científico. Segundo Carvalho
(2004, p.9) ”Deve-se considerar que o ensino científico será estéril se fechado na
”transmissão” de saberes estáticos, não acompanhados pelo espírito científico que
exige modos de raciocínio e poder de reflexão em um constante desafio a
inteligência”. Dessa forma entende-se que ensinar Ciências é bem mais que a simples
transmissão de conteúdos do livro didático.
MATERIAL E MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado a partir do diagnóstico aplicado aos alunos do CEJA na
turma do 1º ano noturno, localizada na Escola Centro de Educação de Jóvens e Adultos
João Barracão em Petrolina-PE. O projeto foi desenvolvido em três etapas, na
primeira foi realizada uma palestra com um técnico em informática, onde foram
discutidos assuntos referentes ao manuseio de computadores e internet como
ferramentas que podem ser usadas no ensino da química. Em um segundo momento foi
apresentado aulas teóricas dinamizadas utilizando recursos audiovisuais e práticas
com materiais alternativos onde os próprios alunos relacionavam cada teoria a vida
cotidiana, eles discutiam a química que se encontra de casa ao trabalho. Em um chat
os alunos postavam suas dúvidas sobre os conteúdos da disciplina e a equipe do
projeto respondia. Por ultimo os alunos, apresentaram resultados de pesquisas feitas
a partir da observação de acontecimentos do cotidiano, onde descobriram a importância
de estudar química e outras ciências para compreender o mundo que os rodeiam, os
fenômenos da natureza.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas atividades do projeto o foco principal era instigar a curiosidade dos alunos
buscando confirmações de que a química é uma ciência que está presente em nosso dia a
dia e o seu estudo é fundamental para novas descobertas científicas que venham
melhorar a vida do homem. Após a conclusão das atividades do projeto constatou-se que
os alunos haviam mudado as suas concepções iniciais sobre a disciplina de química,
entenderam a importância de estudar essa ciência e participaram ativamente das
atividades do Projeto. No encerramento os discentes produziram e apresentaram
seminários sobre os seus novos conhecimentos de química, relacionando-os com suas
vivências do dia a dia, onde foi possível constatar também que os alunos haviam
despertado para o aprender através de seus questionamentos sobre as teorias do livro
didático, da reflexão e da pesquisa. Como relata Marron (2010,p.17) “Aprender é
passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a
novas sínteses”.
CONCLUSÕES: Ao término do Projeto foi observado grande proveito nas atividades, o objetivo foi
plenamente alcançado, os alunos aprenderem a importância do ensino de química e também
a gostar de estudar a disciplina. Antes eles viam o professor como transmissor do
conhecimento e depois do projeto passaram a vê-lo como um orientador. Os licenciandos
em química também aprenderam que ensinando também aprendemos, ou seja, o conhecimento
se constrói interagindo, discutindo – vivendo!
AGRADECIMENTOS: Agradecemos à Deus, ao IF Sertão – PE, ao Centro Educacional de Jovens e Adultos João
Barracão e a nossa orientadora Mônica Mascarenhas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A M. P (org) Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática . São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004
MARRON, Jose Manoel ,etal. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2004.