TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S E M-LEARNING NO ENSINO DE CIÊNCIAS
AUTORES: CARVALHO,A.P.M (UFRPE/SEDUC) ; LEÃO, M. B. C. (UFRPE) ; SILVA,G.F. (UFRPE/SEDUC)
RESUMO: As TIC tem se revelado extremamente útil no Ensino de ciências, na busca pela informação atualizada.O acesso a informações atualizadas auxilia os professores para uma melhor elaboração das aulas e permite que alunos efetuem pesquisas sobre descobertas recentes,envolvendo-os ativamente na compreensão do modo como a Ciência tem evoluído.Ou seja, o computador pode permitir um melhor acesso aos conceitos científicos e, dessa forma, poderia propiciar melhores condições de aprendizagem.A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito,o chamado Mobile Learning ou m-Learning. Seu grande potencial encontra-se na utilização da tecnologia móvel como parte de um modelo de aprendizado integrado, caracterizado pelo uso de dispositivos de comunicação sem fio.(Martínez,M.I.,Ortega,M)
PALAVRAS CHAVES: as tic no ensico de ciências ,m-learning,aprendizagem colaborativa
INTRODUÇÃO: Na história da humanidade presenciamos várias tecnologias, as TIC’s ( tecnologia de informação e comunicação) compreendem os recursos tecnológicos que possibilitam a transmissão de informação entre diferentes meios de comunicação. Parte desses recursos inclui meios eletrônicos, surgidos no final do século XX, como o rádio, a televisão, o gravador de áudio e vídeo, além das tecnologias móveis sem fio (TMSF): multimídias, redes telemáticas, robótica, os celulares, MP3 Players, Personal Digital Assistants (PDAs) e os Notebooks.As TIC’s possibilitam que os alunos mesmo estando em espaços geográficos diferentes possam interagir em tempos diferentes, o que permite uma grande vantagem para o ensino mediado por tecnologias. Assim aplicadas às práticas pedagógicas visam identificar e compreender as possibilidades de modelos educacionais que envolve tecnologia e aprendizagem, com o intuito de incrementar as práticas pedagógicas de forma colaborativa na construção do saber em ambientes virtuais de aprendizagem - AVAs. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que qualquer ambiente de ensino-aprendizagem deve permitir diferentes estratégias de aprendizagem, não só para se adequar ao maior número possível de pessoas, que terão certamente estratégias diferentes, mas também porque as estratégias utilizadas individualmente variam de acordo com fatores como interesse, familiaridade com o conteúdo, estrutura dos conteúdos, motivação e criatividade, entre outros. Além disso, o ambiente deve proporcionar uma aprendizagem colaborativa, interacionista e com autonomia. A aprendizagem por dispositivo móvel, conhecida como mobile learning ( m-learning). Com o avanço dos telefones moveis (celulares e smartfone) suas ferramentas e configurações, é possível acessar a web e os sites.
MATERIAL E MÉTODOS: A investigação foi realizada durante aulas de Química e Ciências de uma instituição de ensino, da rede publica do estado de Pernambuco. Na metodologia de ensino faz-se uso de um material pedagógico com apostilas, exercícios. Em sua estrutura física estão disponíveis: biblioteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet para pesquisa e uma equipe de professores com experiência aplicada em educação básica em escolas da rede pública. Serão observados nesta investigação alunos do ensino médio, e alunos do ensino fundamental (eja), que encontram-se numa faixa etária entre 17 a 30 anos. 1-Realizar uma revisão bibliográfica sobre a utilização de m-learning, em especial no ensino de ciências. 2-Selecionar os conteúdos a serem utilizados nesta investigação. 3-Propor estratégias didáticas para utilização de m-learning, em conteúdos de ciências previamente escolhidos, e que contemplem as atividades dos alunos investigados.4-Aplicar e avaliar as estratégias elaboradas
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A utilização destes dispositivos na juventude em idade escolar, aproximando-se dos 100% em algumas faixas etárias em relação aos telemóveis e o acelerado desenvolvimento tecnológico que se tem verificado nas suas capacidades de processamento e de comunicação em rede (WiFi e 3G), levam ao surgimento das condições educacionais e técnicas necessárias para que investigadores e professores se envolvam cada vez mais no estudo e desenvolvimento de projetos e aplicações nesta área. Todos estes fatores originam um elevado crescimento de oportunidades uma vez usado em processos de aprendizagem.O m-Learning surge como uma importante alternativa de ensino e treinamento à distância, na qual podem ser destacados os seguintes objetivos:Melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, que poderá contar com um dispositivo computacional para execução de tarefas, anotação de idéias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes;Prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com a conectividade do dispositivo;Aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição, educacional ou empresarial;Expandir o corpo de professores e as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal.
CONCLUSÕES: A educação pode ser vista como um processo de exploração, de descoberta e de construção de conhecimento. E a realidade virtual possibilita uma aprendizagem através de viagens a lugares nunca visitados, seja pela impossibilidade física ou pela distância geográfica.( Sánchez, J, 2009).É importante levar em consideração que qualquer ambiente de ensino-aprendizagem deve permitir diferentes estratégias de aprendizagem. Além disso, o ambiente deve proporcionar uma aprendizagem colaborativa, interacionista e com autonomia.
AGRADECIMENTOS: A Deus, e todos que contribuirão em nossas vidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: • MARTÍNEZ, M.I., ORTEGA, M. Aprendizaje colaborativo a través de guías móviles . Real, Espanha Universidad de Castilla-La Mancha.
• EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: desenvolvimento e avaliação de um projeto em educação ambiental. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2006.
• Sánchez, J; Sáenz, M; Muñoz, M; Ramirez, G; Martin,S. Situación Del m-Learning.2009
• MOREIRA, E. Gerenciamento de serviços de tecnologia da informação e comunicação. 2008.