TÍTULO: Vantagens das aulas práticas de laboratório utilizando produto regional

AUTORES: SOUZA, A. P. (UNINORTE) ; CAMPOS, N. M. M. (UNINORTE) ; VIEIRA, J. D. B. (UNINORTE) ; JR, P. C. A. (UNINORTE)

RESUMO: O objetivo da prática foi avaliar como os alunos conseguem compreender melhor os assuntos abordados em sala de aula quando podem visualizar o que é proposto. No experimento foi feita a medição do pH do vinho de açaí utilizando- se vários reagentes tais como ácidos e bases. Antes e depois do experimento foi realizado um questionário com perguntas referentes à prática executada.

PALAVRAS CHAVES: açaí, aulas, laboratório

INTRODUÇÃO: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-Brasil, 1999), o ensino de Ciências e, no nosso caso particular, o de Química deve permitir aos alunos a construção de conhecimento, competências e habilidades. Para isso, os conteúdos e práticas de ensino precisam recorrer a contextos com significados para os alunos, de modo que eles possam interpretar os diversos fenômenos químicos presentes no cotidiano e perceber as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico (Santos e Schnetzler, 1997). Com esse argumento, podemos perceber que uma aula expositiva é de suma importância para a compreensão dos alunos, para que eles possam visualizar a química no seu cotidiano e o quanto ela está presente todos os dias na nossa vida.

MATERIAL E MÉTODOS: : A pesquisa foi feita de forma simples, com um questionário contendo 10 perguntas objetivas de certo, errado e/ou não sei. Ela foi realizada antes do experimento, e o mesmo questionário foi aplicado depois da prática. Logo após a pesquisa inicial, foi realizada com alunos uma prática de laboratório adaptada utilizando o Açaí.
Perguntas do questionário (antes e depois da prática):
1. O ácido sulfúrico* é a fórmula química de uma base?
2. Hidróxido de sódio* é a fórmula de uma base?
3. pH é uma grandeza que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade?
4.Uma solução aquosa de pH= 4 é classificada como ácida?
5.Uma solução de pH= 7 é classificada como básica?
6.Uma solução de pH= 9 é classificada como ácida?
7. A soda cáustica dissolvida em água é uma solução básica?
8. O refrigerante tipo cola é uma solução ácida?
9. O vinagre pode apresentar o valor de pH= 3 ?
10. A água pura apresenta pH= 7?
(* os respectivos ácidos e bases foram colocados no questionário com fórmulas químicas)
Prática:
4- béqueres de 150 ml
2- buretas de 20 ml
2- tripé
2- bastões de vidro
20 ml de Hidróxido de Sódio
20 ml de Ácido Clorídrico
10 ml de suco de limão
Papel de tornassol
Foi colocado os 20 ml de Hidróxido de Sódio na bureta e adicionado aos poucos ao açaí contido no béquer de 150 ml, com o auxílio do papel tornassol foi possível mostrar aos alunos uma solução básica, sendo que ficou perceptível durante a mudança de cor, pois o açaí ficou preto. Foi colocado na segunda bureta os 20 ml de Ácido Clorídrico, que foram adicionados lentamente ao açaí contido no béquer de 150 ml, com isso, com isso, observou-se a mudança de cor da amostra para vermelho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: : Os dados obtidos com o questionário antes e depois da prática foram colocados em forma de gráfico para uma melhor comparação dos resultados. Podemos analisar o gráfico 1 que mostra um nível de erro nas questões de 33%, acertos 39% e 28% na alternativa não sei a resposta.Quanto á análise do Gráfico 2 percebeu-se um aumento no nível de respostas certas quanto às questões abordadas no questionário em torno de 54%, enquanto que as respostas erradas somam 33% e 13% para a alternativa não sei a resposta.Isso indica que uma aula demonstrativa com os alunos, onde eles possam participar e visualizar o que aprendem teoricamente em sala.





CONCLUSÕES: Com base nos resultados ficou demonstrado que os alunos conseguiram absorver a idéia principal da prática elaborada e conseguiram associar com a vivência em laboratório, houve grande assimilação por boa parte dos alunos. Para Freinet, o aluno pesquisa e monta concretamente suas experiências porque quer descobrir, é criador e elaborador do próprio conhecimento que depois é trocado com seus colegas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à Prof.ª Dra. Waldireny Caldas pela ajuda na adaptação da prática com o açaí, à Prof.ª MSc. Nereyda Santos pela orientação didática e aos alunos do

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo. Química- Vol. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2000
CRUZ, Roque; GALHARDO FILHO, Emílio. Experimentos de Química com materiais de baixo custo e do cotidiano. São Paulo: Editora da Física, 2009.