TÍTULO: Confecção de Kits de Química: a busca da compreensão dos alunos pela relação teoria-prática

AUTORES: AGUILAR, M. S. (UNESA/FAETEC) ; QUEIROZ, J. F. (ISERJ/FAETEC)

RESUMO: Os experimentos no ensino de química no Ensino Médio auxiliam a aprendizagem, pois fazem a interação da teoria com a prática, promovendo uma maior assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, aumentando o seu interesse e participação nas aulas.
Este trabalho trata-se da confecção de kits de química e sua apresentação em sala de aula como complementação da teoria abordada, com o objetivo de aumentar o interesse e a compreensão dos alunos dos conteúdos teóricos estudados. A abordagem dos temas experimentais apresenta uma variação entre experiências envolvendo substâncias químicas, textos e jogos que procuram fixar e facilitar a compreensão entre o teórico e o experimental.


PALAVRAS CHAVES: ensino de química. kits de química. relação teoria-prática.

INTRODUÇÃO: Dentro do ambiente escolar, a disciplina química é considerada pelos discentes como sendo de difícil compreensão e de pouco interesse e correlação com o seu cotidiano. Este fato é decorrente da química ser ensinada em aulas expositivas teóricas, que são, na maioria dos casos, desvinculadas da realidade do aluno.
O ensino de química não pode ficar restrito a memorização de conteúdos, teorias e leis. Diversos métodos e estratégias de ensino foram desenvolvidos a fim de modificar este panorama (SANTANA, 2006).
É de fundamental importância que o professor torne esta aprendizagem mais atraente, de forma a levar aos alunos a perceberem que, o conhecimento da química pode ser aplicado na sua vida cotidiana e na sua futura vida profissional, bem como no seu exercício da cidadania (GIORDAN, 1999). O aprendizado é muito mais eficaz quando o aluno relaciona o conteúdo teórico aprendido na escola, com a realidade na qual ele se insere e com o conhecimento obtido no de outras fontes cotidianas e em outras disciplinas escolares, através da interdisciplinaridade (MAGALHÃES, 2009).
Como a química é uma ciência experimental, o uso de experimentos auxilia aos alunos na compreensão desta ciência, bem como a sua importância para a sociedade. É sabido que quando a relação teoria-prática é estabelecida pelos alunos, a assimilação dos conteúdos ocorre de forma muito mais fácil, lúdica e eficaz.
O objetivo principal deste trabalho é de oferecer uma alternativa para o ensino de química no Ensino Médio, ajudando ao professor na elaboração do planejamento da disciplina, oferecendo sugestões de confecção de kits de química, contendo vários experimentos que podem ser utilizados nas três séries do ensino médio.


MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Superior de Educação (ISERJ), que pertence a Fundação de Amparo a Escola Técnica (FAETEC), abrangendo todas as 42 turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com o objetivo de ampliar o número de experimentos oferecido pelo laboratório de química e enriquecer os conteúdos programáticos estabelecidos para as três séries do ensino médio.
Inicialmente tentou-se contemplar experimentalmente os conteúdos programáticos que faziam parte do planejamento da disciplina, buscando a relação teoria-prática. Após análise, introduziram-se experimentos de conteúdos que não foram incluídos no planejamento da disciplina, a fim de que a sua inclusão, mesmo sob a forma experimental, despertasse no alunado o interesse pelo tema abordado no experimento. Outros experimentos foram confeccionados com o objetivo de reforçar conteúdos teóricos importantes ou conteúdos que, sabidamente, os alunos apresentam dificuldades de compreensão. As aulas utilizando estes kits são demonstrativas, realizadas pelo professor em sala de aula, podendo contar com a participação dos alunos.
Os experimentos são formados por vidrarias básicas e reagentes sob a forma de soluções, além de textos ou jogos. Este kit é acompanhado de um roteiro do experimento, explicando passo a passo os procedimentos a serem realizados. Ao final, deste roteiro há um conjunto de perguntas a serem respondidas pelos alunos, onde as respostas poderão fazer parte das avaliações. O tempo de apresentação varia entre 15 a 60 minutos, dependendo do tema abordado.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O uso dos kits nesta instituição iniciou-se em 2010 para aumentar o número de experimentos realizados pelos alunos. O primeiro kit a ser montado foi o teste de chama. Os professores da 1ª série ficaram motivados pelo interesse despertado nos alunos com a execução do experimento, como pode ser visto nas fotos a seguir. Percebeu-se que a apresentação deste kit na sala de aula proporcionou uma maior discussão e compreensão sobre o tema átomo de Bohr e distribuição eletrônica. Consequentemente, os professores solicitaram a montagem de outros kits que abordassem novos temas. Desta forma, surgiu o projeto de montar 8 kits de experimentos para cada série do ensino médio que contemplassem temas relevantes do conteúdo programático, atuando como um complemento das aulas teóricas e, também, expandindo o conteúdo programático, oferecendo temas antes não abordados.
As tabelas a seguir mostram os temas e os assuntos dos kits elaborados para cada série e o gráfico faz uma comparação entre os conteúdos que já eram abordados e os que foram acrescentados com o uso dos kits. É possível observar que houve uma ampliação nos conteúdos abordados nas duas 1asséries, o que não ocorreu na 3ª série, onde os kits funcionaram somente como um reforço ao conteúdo já visto.
Os 24 kits confeccionados estão sendo utilizados cotidianamente pelos professores nas três séries do ensino médio, observando-se um significativo aumento no interesse e na compreensão das aulas por parte dos alunos, o que com certeza se deu através da realização da relação teoria-prática. As aulas em que os kits são utilizados são muito mais dinâmicas e a participação dos alunos é muito maior.






CONCLUSÕES: Este projeto é ponto de partida em uma pesquisa na utilização de kits como instrumentos na construção do pensamento científico dos alunos do ensino médio do ISERJ. Os kits atuam como agentes facilitadores da compreensão de temas teóricos, com a apresentação de experimentos, buscando a relação teoria-prática. O interesse dos alunos pelos kits apresentados contribuiu para melhorar a relação aluno-professor, modificando a dinâmica das aulas. Com a realização deste trabalho, percebeu-se que as aulas de Química podem ser transformadas em momentos estimulantes, favorecendo a aprendizagem dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Direção geral do ISERJ e Direção do Cap-ISERJ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, E. M. O Ensino de Química através de Jogos e atividades lúdicas baseados na teoria motivacional de Maslow. Ilhéus (Bahia), 2006, 62p. Monografia de Conclusão de Curso (graduação) – Área de concentração: Ensino de Química, Colegiado do Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas –Universidade Estadual de Santa Cruz.

MAGALHÃES, Mariza. Técnicas criativas para dinamizar aulas de química. 2. ed. rev. e alterada. Niterói: Muiraquitã, 2009. 48 p. : il.

GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. In: Química Nova Escola, n° 10, pp. 43-44, 1999.