TÍTULO: O USO DE VÍDEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL
AUTORES: CARVALHO,A.P.M (UFRPE/SEDUC) ; MARCELINO JÚNIOR, C. A. C. (UFRPE) ; SILVA, G. F. (UFRPE/SEDUC)
RESUMO: Alcoóis são compostos oxigenados abundantes na natureza e com grandes aplicações tecnológicas. O etanol é uma substância que está associada a diferentes atividades sócio-econômicas e insere-se dentro de algumas das principais problemáticas da sociedade contemporânea: combustíveis, poluição e alcoolismo. Este trabalho tem o objetivo analisar a propostas de alunos do ensino médio sobre as aplicações e implicações da produção e do uso do etanol, centrada no uso de vídeos. Participarão da pesquisa alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio. As etapas da pesquisa envolverão: o levantamento das concepções prévias dos alunos, utilizando um questionário para coleta de dados; pesquisa na Internet sobre vídeos relacionados ao etanol.
PALAVRAS CHAVES: alcool, vídeos, ensino de química
INTRODUÇÃO: Os professores são mediadores do processo de ensino e aprendizagem. Eles são convocados a desenvolver uma prática cultural intencional de produção e internalização de significados para promoção o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos indivíduos. A química tem um enorme potencial para a construção da cidadania. O seu ensino exerce um relevante papel na vida escolar. Em especial, isso é constatado no ensino médio, pois os seus conceitos são abordados em uma matéria disciplinar incorporada ao currículo. No entanto, as articulações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente ou ainda entre ciência e ética, no sentido de localizar culturalmente a ciência no quadro de uma educação para uma cidadania
responsável (CACHAPUZ et al., 2000).O vídeo é uma mídia que possui diferentes formatos. Ela faz parte do cotidiano da maioria dos indivíduos dentre dessa sociedade planetária e complexa da qual participamos. Jogos eletrônicos, programas de computador, filmadoras portáteis, imagens da internet, filmes em DVD são exemplos das aplicações de vídeos em formato digital que fazem parte do cotidiano da totalidade dos estudantes da escola na qual trabalho, assim como da maioria das pessoas. A grande maioria dos estudantes também utilizam a internet com freqüência, embora a maioria o faça para fins de entretenimento ou como forma de comunicação pessoal ou para participação em redes sociais. Assim, a possibilidade de associar a realidade local bastante envolvida com a atividade sucroalcooleira com o uso de vídeos disseminados na internet.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com 68 (sessenta e oito) alunos e alunas de duas turmas do 3ºano do ensino médio da Escola Estadual Nestor Gomes de Moura, Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.Procurou-se identificar também as características do ambiente social e cultural nos quais os alunos estão imersos, a história da comunidade onde vivem, ou seja, dados que caracterizem suas próprias histórias e forma de vida. Percebeu-se que apesar de pertencente à área urbana do município, o bairro de Vila Rica está no limite perimetral com a área rural. Grande parte da comunidade escolar reside nos engenhos da localidade e vive em contato direto com diferentes etapas do cultivo e beneficiamento da cana-de-açúcar para a produção de álcool. Portanto, tal característica direcionou a definição de estratégias para abordagem didática contextualizada à realidade do público abordado.A intervenção consistiu no uso de diferentes estratégias e utilizou um total de oito aulas, de 50 minutos cada uma.
1ª Aula/Apresentação aos alunos e alunas da proposta/Discussão com o grupo. 2ª Aula/Investigação dos conhecimentos sobre a produção e o uso do etanol./Debate incentivando a exposição das concepções sobre: Produção de etanol a partir da cana-de-açúcar na região; Resíduos provenientes da produção do etanol; Produção de etanol a partir de outras culturas agrícolas.3ª Aula/Conhecendo a função álcool. Aula com uso de quadro envolvendo a introdução de conceitos da função orgânica álcool: grupo funcional, nomenclatura, classificação e propriedades físicas. 4ª Aula/Formação de grupos, sorteio dos temas e pesquisa. 5ª e 6ª Aulas/Pesquisa de vídeos na internet.Pesquisa no laboratório de informática da escola.7ª Aula/Mostra dos trabalhos e apresentação de vídeos na escola com convocação de toda escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos demonstraram muito envolvimento com as atividades. Os vídeos obtidos e apresentados enfocavam basicamente os temas: cultivo de cana-de-açúcar, produção de álcool no Brasil e no mundo e destilação. No gráfico 1, há a disposição desses resultados.Conforme pode ser visto no gráfico 1, a principal exploração temática esteve associada à produção de etanol. A turma A explorou mais a vídeos sobre a produção de álcool no Brasil, enquanto que a turma B explorou mais vídeos sobre a produção de álcool no mundo.A utilização de vídeos no processo de ensino-aprendizagem da função orgânica álcool possibilitou uma contextualização mais eficiente se comparada com os métodos tradicionais empregados em outros momentos com essas mesmas turmas. Muitos dos alunos e alunas participantes trabalham na colheita de cana-de-açúcar. Durante todo o transcorrer das atividades, percebeu-se em muitos deles um sentimento positivo em fazer parte do desenvolvimento desta cadeia produtiva de etanol.A abordagem também exerceu um aspecto positivo no sentido de propiciar uma atitude crítica em relação à atividade produtiva. As falas dos alunos mostravam uma preocupação não limitada à reprodução da mensagem do vídeo. Eles discutiam as ideias veiculadas nas imagens. Além disso, apresentaram e defenderam seus pontos de vistas junto a familiares e comunidade local. Assim, tiveram momentos de exercício de uma atitude cidadã fortalecida pelo uso do conhecimento científico. A figura 2 mostra parte do auditório onde foram apresentados os trabalhos e vídeos.Através da temática de trabalho com vídeos na função orgânica Álcool, observou-se uma maior interação dos alunos com o tema, em comparação com os métodos tradicionais. E um engajamentos nas atividades de forma surpreendentes.
CONCLUSÕES: Apesar do uso de vídeos didáticos no ensino de química ainda parece não ser uma atividade comum no ambiente escolar e de muitos professores ainda aparentam relutar em utilizá-lo, há na literatura alguns exemplos de propostas para o ensino de conceitos químicos tendo os vídeos como um instrumento didático, conforme pode ser verificado no estudo de Marcelino-Jr et al (2004). Ações desse tipo servem de estímulo para o desenvolvimento de propostas que tragam mais envolvimento dos alunos e que contribuam para a sua aprendizagem e para o interesse pelo estudo da química.
AGRADECIMENTOS: Ao meu orientador professor e amigo, Cristiano A. C. Marcelino Júnior, por sua paciência, dedicação e amor pelo o que faz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação, 2002.
FERRÉS, J. Cómo integrar el vídeo en la escuela. Barcelona: Ceac, 1988.
_________. Vídeo e educação. 2a ed. Trad. J.A. Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.