TÍTULO: O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE PICOS-PI.
AUTORES: LEAL, E. L (IFPI) ; GOMES, R. C (IFPI) ; PASSOS, M. H. S (IFPI) ; LIMA, R.V.M (IFPI) ; SOUSA, N. M. S (IFPI)
RESUMO: O presente trabalho procura mostrar a realidade das aulas de química ministradas nas
escolas da rede pública da cidade de Picos, como estas tornaram-se mais interessantes
com a utilização de outras metodologias e como o uso destas podem melhorar o rendimento
e o interesse do aluno em sala. A partir de uma comparação entre duas salas de aula,
observou-se que quando utilizado, o lúdico, aproxima mais tanto professores de alunos
quanto esses da assimilação dos conteúdos.
PALAVRAS CHAVES: jogo, lúdico e metodologia
INTRODUÇÃO: O ensino de química poderá ser considerado mais agradável se os professores lançarem
mão de novos métodos didáticos como o lúdico e abandonarem a tradicional metodologia
“do piloto e quadro” (Bernadelli, 2004).
Pois, o interesse despertado pelo jogo no aluno graças ao desafio que este o impõe, o
leva a um maior poder de assimilação e conseqüentemente a um maior grau de
aprendizagem (Soares, 2004).
O presente trabalho realizado pelos alunos do V período do curso de Licenciatura
Plena em Química do IFPI- Picos, em uma escola da rede publica da cidade busca
mostrar a realidade das aulas de química ministradas nessa instituição onde são
muitas vezes consideradas desnecessárias ou complicadas pelos seus alunos devido a
metodologia repetitiva usada pelos professores
MATERIAL E MÉTODOS: No decorrer das atividades escolheram-se duas turmas de 1º ano do ensino médio para
se realizar o trabalho, os acadêmicos de Lic. em Química confeccionaram um jogo de
tabuleiro (ver Fig. 1) e o utilizaram como forma de revisar os conteúdos de tabela
periódica em uma das turmas, esta foi dividida em dois grupos durante o jogo,cada
grupo jogava o dado se caísse nas casas com figuras de vidrarias (ver Fig.2)
respondiam as questões presentes nas cartas de mesmo desenho errando a questão
ficavam uma vez sem jogar,se caíssem nas casas com figuras de bombas (ver Fig 2)
respondiam as questões e se errassem teriam que cumprir alguma exigência presente na
carta como responder outra questão, voltar alguma casa ou ficar sem jogar, o grupo
que chegasse primeiro ao final do jogo era o vencedor.Enquanto que na outra turma a
revisão se deu de forma expositiva como todas as outras aulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das avaliações, verificamos que na sala onde se utilizou a atividade lúdica
“jogo periódico” como forma de revisão sobre os conteúdos relacionados a tabela
periódica o rendimento foi superior à sala onde usou-se a forma expositiva como forma
de revisão, mostrando assim que o lúdico além de despertar o interesse entre os alunos,
também permite uma maior assimilação dos conteúdos.
CONCLUSÕES: A partir das observações feitas e dos dados coletados, verificamos que todos os
objetivos foram atingidos pois, o lúdico facilitou o processo ensino aprendizagem e por
meio deste, o rendimento daqueles alunos que “aprenderam brincando” se mostrou
significativamente superior ao daqueles que tiveram sua revisão ministrada de maneira
tradicional.
AGRADECIMENTOS: Ao professor Marcos Henrique da Silva Passos por sempre repartir de seus conhecimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOARES, M. H. F. B. O Lúdico em Química: Jogos em Ensino de Química. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2004.
BERNADELLI, M. S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino de Química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Centro Reichiano, 2004. Acesso em 14 Out 2010. Disponível em:http://www.centroreichiano.com.br/artigos/anais/Marlize%20Spagolla%20Bernardelli.pdf