TÍTULO: Confecção e aplicação de material didático: Jogos lúdicos para o auxílio do ensino de química

AUTORES: CARPENTER,T.S.M. (UFRJ) ; MORAES,R.S. (UFRJ) ; SANTOS.L. (UFRJ) ; TEIXEIRA,W.J.J. (UFRJ) ; VAISTSMAM,P.E. (CIEP326) ; SIQUEIRA,J. (CEOB) ; TAKASE,I. (UFRJ)

RESUMO: Os materiais desenvolvidos neste projeto têm como objetivo de facilitar o aprendizado torná-lo prazeroso.Um dos produtos desse projeto foi a confecção e aplicação de jogos didáticos, intitulado “Jogando com os Elementos Químicos” neste kit contém diversos jogos.Os jogos foram distribuídos na sala de aula para os alunos da 1ª série do ensino médio para a sua aplicação e por eles avaliados e simultaneamente professor observou a participação, interesse e socialização dos seu alunos. Mais de 95% dos alunos participaram ativamente das atividades propostas e alguns alunos solicitaram ao professor o empréstimo do material para levar para casa. Segundo os alunos esses os jogos tornaram a aula mais interessante e menos monótona e principalmente puderam socializar com os colegas da turma.

PALAVRAS CHAVES: jogos, química,pibid

INTRODUÇÃO: Buscando encurtar a distância existente entre o ensinar e o aprender, o projeto PIBID-UFRJ-IQ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-Universidade Federal do Rio de Janeiro-Instituto de Química) propôs oferecer apoio pedagógico ao Colégio Estadual Olinto Botelho e Colégio Estadual César Pernetta, através da rede de integração do licenciando – professor da universidade - professor do ensino médio - aluno do ensino médio. Iniciou-se em março de 2010 tendo com publico alvo os alunos do 1 ano do Ensino Médio, com a finalidade de proporcionar ao licenciando a vivência do ensino de química e como desafio, motivar e aumentar o interesse dos alunos do ensino médio pela química. Como estratégias foram realizadas atividades de acompanhamento e aprofundamento das aulas de Química através de aulas de apoio, realização de atividades lúdicas, sempre nas dependências da Escola e horários distintos do turno cursado pelo aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: No primeiro momento o licenciando junto com o professor do ensino médio introduziu o tema A tabela periódica dos elementos nesta aula foram abordados os conceitos químicos e sempre que possível utilizando uma abordagem do cotidiano. No segundo momento foram aplicados os jogos confeccionados pelos licenciandos. O tempo utilizado nas atividades foi em torno de uma hora. Na seqüência, os alunos responderam um questionário avaliativo desta etapa, tempo utilizado de 10 minutos. Perguntas 01- O que você acha sobre o uso de jogos na sala de aula? (a) ótimo; (b) bom ;(c) médio ;(c) ruim. 02- O que você acha quando o professor usa um jogo ou uma atividade na sala de aula?(a) ótimo; (b) bom ; (c) médio ;(c) ruim. 03- O uso desta atividade ajudou no processo de ensino - aprendizagem? ? (a) sim; (b) médio;(c) não. 04- Se você fosse professor, qual atividade você faria com seus
alunos na sala de aula?
Os jogos foram: Trunfo Químico:o jogo tem o objetivo de ensinar de forma intuitiva as propriedades da Tabela Periódica e apresentar os elementos periódicos. Qui-Memória e Qui-Bingo: tem objetivo de apresentar a simbologia da tabela periódica aos alunos. Fixando de modo sutil e prazeroso os elementos aos seus respectivos símbolos.Do que as coisas são feitas: É um jogo de quebra cabeça que tem o objetivo mostrar aos alunos que objetos e materiais que eles utilizam no seu dia a dia são feitos de elementos químicos.Palavras Cruzadas: Tem o mesmo princípio das palavras cruzadas tradicionais, porém com o tema de química. Foram feitas palavras cruzadas de acordo com o assunto estudado pelos alunos.Qui Mico: O jogo visa apresentar a simbologia periódica de forma descontraída e engraçada. Paciência química: tem como objetivo montar a estrutura da tabela periódica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Visando sempre o enriquecimento e ampliação do conjunto de atividades realizadas em sala de aula, como a fixação de conteúdos, sanar deficiências na bagagem de conhecimentos dos alunos, afim de, aumentar a motivação e o interesse pela química. Um dos produtos desse projeto foi a confecção e aplicação de jogos didáticos, intitulado como “Jogando com os Elementos Químicos”. Essas atividades permitiram aos alunos fixar e/ou expandir os conceitos abordados em sala de aula, tais como, tabela Periódica, Propriedades Periódicas, Linguagem Química, Ligações Químicas, além de curiosidades acerca dos elementos químicos. Foram adaptados os jogos Perfil Químico, Quebra cabeça, Memória, Bingo, palavras cruzadas e dominó. A aplicação dessas atividades lúdicas ocorreu sempre após a aula expositiva do professor e/ou licenciando sobre o conteúdo que seria abordado nos jogos. O que promoveu uma maior interação dos alunos com conceitos químicos e a principalmente a socialização entre os colegas de turma.
O trabalho realizado nestes Colégios teve como resultado positivo uma melhoria nas avaliações bimestrais dos alunos que freqüentaram as aulas de apoio. Observou um aumento no desempenho dos alunos da 1a série do Ensino Médio de acordo com as avaliações realizadas durante o ano pelo professor da turma. Pode-se notar que a aplicação do jogo permitiu uma maior interação entre o professor e a turma; serviu também de estimulo para os alunos estudar. De acordo com os dados estatísticos realizados através de um questionário observou-se que a 95% dos alunos são favoráveis a estas atividades e a sugestão dos alunos é ter aulas experimentais.


CONCLUSÕES: O PCNEM (1998) destaca as propostas da utilização de jogos como uma das estratégias para abordagem dos temas, como um instrumento valioso no processo de apropriação do conhecimento. O uso desta ferramenta oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos de uma maneira lúdica e prazerosa. As atividades lúdicas aplicadas no colégio Estaduais Sargento Wolff e colégio Estadual César Pernetta mostraram excelentes resultados, observados através do desempenho e motivação dos alunos e também dos professores.

AGRADECIMENTOS: CAPES e a UFRJ pelo apoio e financiamento; Colégio Estadual Olinto Botelho e CIEP326 pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOARES,M. 2008. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações; editora Ex libris.