TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO BÁSICO ACERCA DO ASSUNTO DE QUÍMICA GERAL NAS SÉRIES: 1ª, 2ª E 3ª DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE PICOS-PI.
AUTORES: CORTEZ, R.M.A. (IFPI) ; BORGES, R.S. (IFPI) ; MOURA, S.A.S. (IFPI) ; SANTOS, R.R. (IFPI) ; PASSOS, M.H.S.P. (IFPI) ; PIMENTEL,I.C. (IFPI)
RESUMO: Este trabalho trata de uma pesquisa para identificar o conhecimento básico de química geral, adquirido nesta disciplina, que abrange conteúdos indispensáveis para a aprendizagem de química em todo o ensino médio. Foi aplicado um questionário a uma amostragem do universo das turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio integrado do IFPI, Campus de Picos com perguntas objetivas sobre os diversos assuntos da disciplina, desenvolvido em um determinado período letivo. Detectou-se que há um declínio no conhecimento sobre o assunto ao passo que o aluno vai se aproximando da conclusão do ensino médio, ou seja, à medida que o estudante avança nas séries do Ensino Médio o nível de conhecimento adquirido diminui proporcionalmente.
PALAVRAS CHAVES: ensino; conhecimento, química.
INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino de Química destacam que “Espera-se no ensino médio que a Química seja valorizada, na qualidade de instrumento cultural essencial na educação humana, como meio co-participante da interpretação do mundo e da ação responsável na realidade” (BRASIL, 2006, p.109). Isso repassa a idéia da relevância da química na formação do sujeito, indispensável para o processo de desenvolvimento humano e social, necessária para o entendimento de diversos temas que circundam na sociedade. Aprender química não só significa o preparo para avaliações que os discentes são submetidos ao longo da carreira estudantil - uma delas o vestibular – porém, a partir dos PCN, abre-se mais ainda o horizonte sobre a importância de se estudar a ciência química para o bom desenvolvimento pessoal.
O estudo de Química no ensino médio se inicia com a Química Geral, como forma introdutória ao estudo da Química, por se tratar de assuntos básicos e necessários para o desenvolvimento da própria ciência que será trabalhada nas séries desta fase de ensino, todavia, os professores quase não levam em consideração os pressupostos teóricos e metodológicos contidos nos PCN.
Este trabalho tem como objetivo principal: Identificar o nível de conhecimento básico acerca do assunto de química geral dos alunos ensino médio integrado, turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do Instituto Federal do Piauí, Campus de Picos, relacionados aos pressupostos contidos nos PCN. Dessa forma, justifica-se pela necessidade de se ter um panorama mais geral em relação ao que os estudantes, efetivamente, apreendem ao estudarem química no Ensino Médio e, inclusive como isto se relaciona com a proposta pedagógica para esta disciplina dos PCN.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização desta pesquisa, empreendemos um trabalho com o objetivo de investigar os níveis de conhecimento básico em química geral. Para isso foi escolhido como referencial de investigação a aplicação de um questionário na escola de ensino Federal (Instituto Federal do Piauí - IFPI) Campus Picos. A pesquisa foi realizada no período de setembro a outubro de 2010, dividido em duas etapas, sendo a primeira delas: orientação com os professores de química sobre os conteúdos já trabalhados. Na segunda etapa realizou-se a aplicação de um questionário elaborado pelos autores desse projeto, para uma coleta de dados no universo de turmas de ensino médio do turno da tarde, sendo uma turma de cada ano: 1º ano do curso técnico integrado ao médio de Software, 2º ano do curso técnico integrado ao médio de Administração e 3º ano do curso técnico integrado ao ensino médio Eletrotécnica. A amostragem mínima de cada turma é 50 % da sua população, escolhida aleatoriamente, para assim ter uma amostra mais próxima o possível da realidade da turma. A população total pesquisada foi de 87 alunos, sendo assim distribuído: 35 alunos do 1º ano; 29 alunos do 2º ano; e 23 alunos do 3º ano, perfazendo cada um desses um total superior à margem mínima de pesquisa que é de 50 %. O questionário foi construído no total de 10 questões, distribuído em nível de dificuldade de resolução: 60 % nível baixo, 30 % nível intermediário e 10 % nível alto. A distribuição de conteúdos no questionário se deu através de assuntos de química geral, básicos e essenciais para o aprendizado em química, com questões objetivas, sobre assuntos relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, de matéria, energia e estrutura atômica, tabela periódica e ligações químicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os conteúdos cobrados no instrumento de pesquisa são questões advindas dos capítulos trabalhados em química geral, como: assuntos teóricos diversos; tabela periódica e análise de compostos. De acordo com o questionário aplicado em sala de aula do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, foram obtidos resultados dos quais mostraram que o desenvolvimento dos alunos em relação às questões aplicadas. Na tabela 1, apresentamos a quantidade de alunos por cada série e a distribuição entre os sexos e em ambas às médias de acerto das questões. O gráfico 1 apresenta às médias de acerto distribuídos nas séries de 1º, 2º e 3º ano. Foram aplicadas 10 questões e dos resultados foram tiradas às médias.
Como mostra na Tabela 1 e na Figura 1, média de acerto em relação às séries. Neles, está expresso que o 1º ano obteve a maior média, isso pode está relacionado à proximidade de estudo dos conteúdos, por eles estarem na série em que se é ministrada a química geral. Em relação ao sexo, o feminino foi quem obteve a maior média.
A Tabela 2 e a Figura 2 expressam a média de acerto em relação a questões teóricas diversas, tabela periódica e análise de compostos. Nas questões teóricas diversas e em tabela periódica, o 1º ano obteve uma porcentagem maior em relação às outras séries do ensino médio, sendo que o 2ª ano se encontra em segundo lugar, e o 3º ano está em último lugar. Em relação às questões de análise de compostos, haja vista que, o 3º ano prevaleceu em uma maior média, isso porque a analise de compostos são trabalhados desde o 1º até o 3º ano do ensino médio, em que o aluno tem uma maior compreensão e assimilação do conteúdo.
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados apresentados neste trabalho, constatamos que o grau de conhecimento dos alunos de nível médio integrado ao técnico (Administração, Software e Eletrotécnica) do Instituto Federal do Piauí- IFPI, campus Picos - PI, nos conhecimentos em química geral estão abaixo das expectativas esperadas da educação básica que vem sendo propostas pelo Governo Federal, a partir dos PCN. Como conseqüência, pretende-se colaborar para o desenvolvimento educacional, a partir da percepção do conhecimento adquirido pelos alunos em relação à química geral, essencial para o seu aprendizado.
AGRADECIMENTOS: A Deus Nosso Senhor, aos nossos Pais, ao IFPI/Campus Picos, por nos apoiar e nos incentivar nas pesquisas. Aos professores e aos colegas de turma.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio, v.2).
FELTRE, Ricardo. Química: Química geral. 7. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2008.
SARDELLA, Antônio. Curso de Química: química geral. v.1. 25.ed. São Paulo, Editora Ática, 2004.