TÍTULO: EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA. SUA RELEVÂNCIA NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN- CAMPUS PAU DOS FERROS

AUTORES: COSTA, W. I. S (IFRN) ; ARAÚJO. A. V. N. S. (IFRN) ; NASCIMENTO, R. V. (IFRN) ; FERREIRA, U. V. S. (IFRN) ; SILVA, R. C. (IFRN) ; SILVA, O. G. (IFRN) ; BATISTA, L. C. D. (IFRN)

RESUMO: A Epistemologia da Ciência é uma disciplina de grande relevância para os cursos de
formação de professores de ciências, inclusive da área de Química. Nesse contexto o
referido trabalho tem o intuito de demonstrar através de resultados obtidos com
questionários junto aos alunos do 3º período de licenciatura em Química do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- Campus Pau dos
Ferros, que a disciplina Epistemologia da Ciência é importante por “atiçar” a
criticidade e o senso crítico do aluno/professor com relação às inovações científicas e
tecnológicas, dessa maneira, pôde-se comprovar de acordo com as opiniões expostas dos
alunos e futuros professores, que essa disciplina possibilitou um avanço significativo
sobre as concepções de ciência.

PALAVRAS CHAVES: epistemologia da ciência; relevância; formação de professores.

INTRODUÇÃO: A sociedade atual no contexto global está estruturada sob a égide do sistema
capitalista de produção que permeia todas as relações, desde o trabalho material até
a produção científica. Os sistemas educacionais como fruto desses contextos sofrem
influências diretas dessa ordem mercantilista. Nessa ordem, profissionais das
ciências duras, como a Química, procuram desenvolver projetos que tentem descobrir e
aprimorar novos experimentos impulsionando a tecnologia e a ciência. Contudo, é
exatamente aí onde se encontra um dos grandes problemas, pois são levadas mais em
consideração as descobertas e as inovações do que os danos que podem acarretar para a
vida humana. Lembrando é claro que o uso exagerado de tecnologias acarretou em uma
das grandes preocupações atuais: o aquecimento global. Para que tenhamos cidadãos
conscientes de seu papel na sociedade, capazes de julgar e intervir no meio em que
vivem é necessário que professores, como formadores de opinião, despertem no aluno o
seu senso crítico. Com isso, é perceptível a importância de disciplinas nos cursos de
formação de professores que estimulem os estudantes/professores a refletirem sobre o
papel da ciência na sociedade e de que maneira uma determinada descoberta pode
impactar o mundo, isto é, se certa descoberta traz mais males do que benefícios para
a humanidade. Uma disciplina responsável por “atiçar” a criticidade é a
Epistemologia da Ciência, pois possibilita ao aluno/professor um pensamento crítico
sobre as inovações científicas e tecnológicas. Neste contexto, o referido trabalho
tem o intuito de demonstrar a importância da disciplina Epistemologia da Ciência no
curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- Campus Pau dos ferros.

MATERIAL E MÉTODOS: O referido trabalho foi conduzido em dois momentos. No primeiro momento foi realizada
uma coleta de dados bibliográficos, em fontes especificas sobre a disciplina
Epistemologia da Ciência, com a finalidade de verificar a importância dessa disciplina
na formação dos professores do ensino de Química. Em segundo momento, foi aplicado um
questionário junto aos alunos do curso de Licenciatura Plena em Química do IFRN- Campus
Pau dos Ferros, turma 2010.1 (3º período), os quais estavam cursando a disciplina, a
fim de avaliar, sobre a visão dos alunos, a importância dessa disciplina em sua
formação acadêmica e profissional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo dados fornecidos através dos questionários, foi comprovado que 100% dos
alunos entrevistados afirmaram que a disciplina Epistemologia da Ciência promoveu a
criticidade em relação às concepções cientificas, o que ampliou a compreensão da
ciência. Para estes alunos a disciplina contribui para a formação humana,
profissional e acadêmica, uma vez que por abordar questões relacionadas às ciências,
é uma das disciplinas que mais motiva o senso crítico do aluno, fazendo com que estes
tenham uma nova visão da sociedade e da prática docente. Segundo relatos dos próprios
alunos este novo olhar sobre as ciências facilitarão a sua vida acadêmica e
profissional em atividades corriqueiras futuras, como professores, como a seleção de
livros didáticos, textos, vídeos, etc. Ao serem questionados sobre qual concepção de
ciência que eles possuíam antes e depois de cursar a disciplina Epistemologia da
Ciência, cerca de 94% afirmaram ainda que, antes de cursar a disciplina não entendiam
os conceitos de ciência e muito menos o papel de um cientista na sociedade, para eles
a ciência era algo inquestionável, entretanto, esta visão vem sendo modificada no
decorrer da disciplina. O que é interessante ressaltar é que após discutir a maioria
dos conteúdos da disciplina, os alunos puderam verificar que a ciência é de certa
forma contínua, pois com o passar dos anos as teorias anteriores podem ser
ultrapassadas por novas que vão surgindo para questionar e demonstrar os erros ou
enganos científicos, podendo assim uma determinada teoria ser mais completa e
complexa que outras. É válido dizer também que os alunos entenderam que a disciplina
é importante porque “atiçou” a criticidade que antes estava adormecida, e que no
momento estão constantemente verificando e analisando os fatos científicos.



CONCLUSÕES: Ao término deste trabalho, pode-se concluir que a disciplina Epistemologia da Ciência
apresenta-se como relevante na formação humana, profissional e acadêmica dos futuros
professores, uma vez que é uma das disciplinas que desperta no aluno o seu senso
critico, até então adormecido, fazendo com que estes tenham novas concepções de
ciência, além de facilitar em sua, futura, prática docente. Conclui-se também que esta
disciplina favoreceu a ampliação da visão que os alunos tinham sobre ciência, rompendo
o paradigma de que a leis cientificas não podem ser questionadas, apenas aceitas.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFRN pelo apoio na elaboração deste trabalho e pela orientação dos
professores da mesma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DAVID, M. A.; SILVA, P. S. Uma proposta para o ensino de química a partir de um programa de desenvolvimento profissional de educadores (PDP). In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, p. 157-170, 2007.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química professor/pesquisador. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

MEDAWAR, P. B. Os limites da ciência. São Paulo: Unesp, 2008.

SANTOS, M. E. V. M. Ciência como cultura- paradigmas e implicações epistemológicas na educação. In: Química nova, São Paulo. v. 32, n. 2, p. 530-537, 2009.