TÍTULO: Rodolfo no Ano Internacional da Química: uso de rede social para divulgação da Química na escola pública.

AUTORES: CAVALCANTI, A.S. (UFPE)

RESUMO: A internet pode ser usada para estimular nossos estudantes a desenvolverem trabalhos e
projetos científicos. Assim, foi criado o Blog de Química da Escola Estadual Luiz
Rodolfo de Araújo Júnior (ELRAJ). O Blog Rodolfo no Ano Internacional da Química visa
estimular o estudante a gostar da Química e usar a internet como ferramenta para
aperfeiçoar o conhecimento adquirido. O blog é atualizado com arquivos sobre Química.
As postagens são geralmente sobre temas debatidos em sala de aula. Informações sobre
palestras e concursos sobre Química também são colocadas no blog. O principal intuito
da criação do blog foi a divulgação do Ano Internacional da Química na ELRAJ. Em 22 de
maio de 2011, a quantidade de visualizações do blog era de 4545 com 20 seguidores.


PALAVRAS CHAVES: elraj, blog, aiq

INTRODUÇÃO: Sabemos que a internet todos os dias ensina muita coisa aos jovens; muitas delas
nocivas. Há também informação útil na rede mundial. Várias delas poderiam ser usadas
para estimular nossos estudantes a desenvolverem trabalhos e projetos científicos.
Nesse contexto, desenvolvemos um blog: o Blog de Química da Escola Estadual Luiz
Rodolfo de Araújo Júnior (ELRAJ), em Abreu e Lima, PE.
O Blog intitulado Rodolfo no Ano Internacional da Química, cujo endereço
eletrônico é http://aiq2011norodolfo.blogspot.com, visa estimular o estudante a
gostar da Química, atualizar a forma de compartilhar o conhecimento científico,
desenvolver atividades interativas com a comunidade escolar, permitir downloads de
softwares e de aulas que foram ministradas em sala e usar a internet como ferramenta
para aperfeiçoar o conhecimento adquirido.


MATERIAL E MÉTODOS: A palavra blog(1) vem da contração do termo em inglês web log, diário da web. O blog
é um site de atualização pessoal geralmente, a partir do acréscimo de arquivos
(posts).
O Blog Rodolfo no Ano Internacional da Química é atualizado com arquivos sobre
Química, principalmente. Nossas postagens são geralmente sobre temas debatidos em
sala de aula. Questionamentos de estudantes são bons motes para novos arquivos.
Também são postadas mensagens sobre eventos relativos às Olimpíadas de Química, como
a Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) e a Olimpíada Norte/Nordeste de Química.
Informações sobre palestras, aulas no Espaço Ciência (maior museu a céu aberto da
América Latina) e concursos que envolvam Ciências, sobretudo a Química, também são
colocadas no blog. É importante lembrar que o principal intuito da criação do blog
foi a divulgação do Ano Internacional da Química (AIQ 2011)(2) na ELRAJ.
O Blog Rodolfo no Ano Internacional da Química foi criado em 23 de janeiro de
2011. Para maiores visualizações, seria necessário uma maior divulgação. Por isso, em
08 de abril de 2011, foi criado um Twitter do Rodolfo no Ano Internacional da
Química: @elrajaiq2011.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a criação do Twitter, o número de acessos aumentou consideralvelmente. Em 22 de
maio de 2011, a quantidade de visualizações do blog era de 4545 com 20 seguidores.
Observando-se as estatísticas do blog, pode-se mapear de onde são nossos visitantes
(tab. 1).
Embora o blog tenha sido criado em janeiro, conseguimos atingir mais de 4000
visualizações em apenas 4 meses. Temos, assim, uma média de 1000 visualizações por mês,
cerca de 1,4 visualizações a cada hora. Considerando que nosso público-alvo são
estudantes de escola pública e que a maioria não possui computador com internet em
casa, podemos afirmar que nossos objetivos estão sendo gradativamente alcançados.



CONCLUSÕES: O Blog Rodolfo no Ano Internacional da Química está fazendo com que a Escola Estadual
Luiz Rodolfo de Araújo Júnior seja conhecida em todo o Brasil e parte do exterior.
Somos, assim, um projeto pioneiro em Pernambuco que está tomando proporções maiores, a
ponto de ser divulgado em todo mundo como Escola que produz e divulga conhecimento
científico. No entanto, para atualizar o blog e compartilhar conhecimento de qualidade
com os estudantes, será necessária uma adequação do projeto à carga horária da
disciplina de Química na escola.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a compreensão e apoio da direção da ELRAJ, especialmente à gestora Maria
Salomé de Araújo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: (1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
(2) http://www.quimica2011.org.br