TÍTULO: ABC DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: NETO, J.E.S. (UFRPE-UAST) ; SILVA, T.N. (UFRPE-UAST) ; FERREIRA, F.R.S. (UFRPE-UAST)
RESUMO: Observando as dificuldades que os alunos do primeiro ano do ensino médio enfrentam ao retomar o estudo da química propomos aqui uma atividade lúdica que têm como objetivo revisar os conceitos básicos da química, como também algumas de suas aplicações, visto anteriormente pelos alunos, para a partir desta perceber o nível de abstração dos mesmos sobre essa ciência. E com a observação dos resultados desenvolver atividades que venham a minimizar as dificuldades encontradas e, sobretudo mostrar como a atividade lúdica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Incentivamos o trabalho em grupo onde os alunos interajam entre eles até chegar às devidas conclusões ao longo do desenvolvimento desta ação didática.
PALAVRAS CHAVES: atividade lúdica, química, ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: O processo de ensino-aprendizagem de química é tido para muitos professores e alunos como dificultoso e a busca de inovação aumenta a cada dia, dentro desse contexto o professor têm um papel principal, que é de motivador, cabe a ele buscar metodologias diferenciadas para aplicar em sala, saindo da mesmice do livro, lousa, giz e caderno. Neste sentido a atividade lúdica se apresenta como uma ferramenta que além de promover a aprendizagem, faz com que os alunos interajam e pensem juntos proporcionando aos mesmos outra forma de apropriar-se do conhecimento. É muito importante que nesse momento diferenciado de aprendizagem haja um envolvimento total tanto dos alunos e principalmente do professor, pois se pode dizer que “o jogo exerce uma fascinação sobre as pessoas, que lutam pela vitória procurando entender os mecanismos dos mesmos, o que constitui de uma técnica onde os alunos aprendem brincando; no entanto, queremos deixar claro, que os jogos devem ser vistos como apoio, auxiliando no processo educativo” (FIALHO, 2008, p.12298). “A estimulação, a variedade, o interesse, a concentração e a motivação são igualmente proporcionados pela situação lúdica...” (MOYLES, 2002, p.21). A utilização deste método é importante tanto para o desenvolvimento educacional como psicológico do aluno pois “mediante os jogos didáticos, vários objetivos relacionados à cognição podem ser contemplados, não somente àqueles associados aos conteúdos específicos, mas sobretudo a socialização, motivação, criatividade e agilidade no raciocínio, constituição das estruturas lógicas, coordenação das ações no trabalho em comum e na troca verbal”. (MACEDO, 2000; PIAGET, 1978). Enfim o uso da atividade lúdica se mostra eficaz e capaz de promover a aprendizagem, saindo da monotonia do dia-a-dia da sala de aula incentivando os alunos a pensarem juntos e desenvolver a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora, construindo assim o conhecimento.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade em questão foi realizada com cerca de setenta alunos em duas turmas da primeira série do ensino médio, dentro das atividades do PIBID O primeiro passo foi confeccionar um tabuleiro em tamanho real onde os participantes poderão fazer parte e interagir diretamente com o jogo, utilizando-se de EVA (emborrachado) colorido, cola em bastão. Em seguida elaborou-se as perguntas com três opções de resposta, que foram catalogadas de A a Z, e utilizando esferas de isopor colocamos a seqüência do alfabeto e depositamos em uma urna. A realização do jogo procede da seguinte forma: os alunos se dividem em três grupos e escolhem um como representante, este terá o papel de andar sobre o tabuleiro enquanto os outros responderam as perguntas para que ele possa avançar. De início o aluno do grupo 1 retira uma bola da urna de acordo com a letra é feita uma pergunta a respeito de algum tema relevante da química, por exemplo, na letra A a pergunta se referirá a água ou aos Alquimistas, ou seja aqui o aluno tomará conhecimento tanto de termos da química quanto de pessoas que foram e são influentes nessa ciência, quem acerta a resposta avança uma casa se errar fica na mesma, o jogo segue até que o primeiro participante chegue ao fim, caso nenhuma equipe consiga chegar ao fim do tabuleiro na primeira rodada, as bolas são recolocadas na urna e uma nova rodada com outras perguntas é realizada. As únicas regras aqui é que os alunos trabalhem em equipe para assim chegar a um consenso sobre a resposta correta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O que observamos no decorrer do jogo foi uma grande cooperação entre os alunos (ver figura 1), o que foi de grande valia para que eles conseguissem chegar a conclusões precisas, quando questionados durante o jogo, notamos que os mesmos se sentiram motivados a interagir, já que foi uma atividade diferente para os mesmos. Ao término da atividade alguns questionamentos, com relação à eficácia do jogo, foram colocados para os alunos, em geral pode-se considerar que o jogo foi de grande relevância, pois ao observar as respostas vê-se que o mesmo se mostrou como uma ponte entre aluno e o conhecimento, tendo uma grande aceitação por parte dos mesmos. Dentre as principais colocações dos alunos estão: “– Achei o jogo muito bom porque aprimora o conhecimento do aluno”, “– a partir do jogo ficou muito mais fácil de aprender química”. Pode-se dizer que o jogo além de proporcionar diversão se mostrou como uma ferramenta que contribui para a aprendizagem, neste caso, sobretudo relembrando conceitos já vistos em outros momentos do processo ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES: A atividade lúdica é mais uma ferramenta que o professor dispõe para auxiliar o processo ensino-aprendizagem e incentivar o aluno na busca do conhecimento. Aqui comprovamos a eficácia do jogo ABC da Química, pois este conseguiu fazer com que os alunos se sentissem motivados a trabalhar em equipe e com isso aprender brincando e interagindo com os colegas de sala. Percebemos que este funcionou como uma eficiente alternativa de ensino (na revisão de conteúdos), e fez com que os alunos relembrassem os conceitos de química que são de relevância.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Cornélio Soares que participaram ativamente na realização desta atividade,ao PIBID-UFRPE e a CAPES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIALHO, N. N. Os jogos pedagógicos como ferramenta de ensino.Paraná:FACINTER, 2008.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações problemas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PIAGET, J. A formação do símbolo da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.