TÍTULO: Conversando sobre Educação Ambiental através do tema Lixo com alunos do Ensino a Distância (EaD) do Colégio Militar em Boa Vista, Roraima.

AUTORES: MEDEIROS, I.J.S. (UERR) ; SOUSA, J.S. (UERR) ; SOUSA, E.S. (UERR) ; RIZZATTI, I.M. (UERR)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio
do Colégio Militar modalidade de Ensino a Distância e toda a comunidade acadêmica da
Universidade Estadual de Roraima – UERR, campus Boa Vista, através da educação
ambiental uma discussão acerca do armazenamentos e descarte correto de pilhas,
baterias, bem como questões referentes ao destino final do lixo, evidenciando as
problemáticas ocasionadas pelos resíduos gerados pela atividade humana. A
sensibilização dos alunos foi feita por meio de palestras e vídeo motivador sobre as
melhores formas de tratar e eliminar estes resíduos, evidenciando que o processo de
hábitos de consumo da população acaba gerando um cenário da sociedade atual, quanto
mais rica e consumista, mais geradora de lixo.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, lixo, descarte de pilhas.

INTRODUÇÃO: Durante o processo de formação do estudante, deve-se levar em consideração a formação
do cidadão crítico e preocupado com questões relacionadas ao seu dia-a-dia.
Atualmente, muito se discute sobre questões ambientais e o impacto das atividades
humanas sobre o futuro do planeta, sendo assim, a escola tem um papel muito
importante neste contexto, pois através dela, questões referentes ao lixo, queimadas,
aquecimento global podem ser discutidas em sala. Nossa sociedade está ser tornando
numerosa e muito consumista e como resultado deste excesso de consumismo gera-se
muito lixo que, muitas vezes, é descartado de forma incorreta, poluindo solo, água,
plantas e até o próprio homem.
Com o intuito de promover a discussão sobre essas questões a educação ambiental,
quando realizada de forma correta, pode ser empregada para a reflexão sobre valores,
e assim, mostrar aos alunos a necessidade de se adotar novas posturas frente aos
dilemas referentes à degradação ambiental ocasionada pelo lixo e o descarte incorreto
de pilhas e baterias.


MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada foi feita através de palestras que foram ministradas por meio
da exposição de conceitos teóricos através de data show e vídeo motivador com o intuito
de proporcionar aos alunos a conscientização sobre as melhores formas de tratar e
eliminar o lixo industrial, eletrônico, comercial, doméstico, hospitalar e nuclear.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram ministradas palestras e apresentado o curta-metragem “Ilha das Flores” de José
Furtado aos alunos, com o objetivo de sensibilizar quanto aos hábitos de consumo do
ser humano e o que pode ser considerado lixo para alguns, é considerado por outros,
sustento e uma forma de ganhar dinheiro. Em Roraima não existe coleta seletiva e nem
aterro sanitário, sendo que todo o lixo produzido na capital Boa Vista é depositado
em um lixão localizado às margens da BR-174 e de um igarapé.
Durante as palestras (Figura 01), os alunos conseguiriam analisar o percurso da
história do lixo desde a idade média aos dias atuais, relacionando as formas de
descarte e criando um paralelo do passado e do presente, concluindo que boa parte do
lixo descartado na idade média continua sendo descartado nos dias atuais, não na
mesma proporção, mas com o mesmo destino de tratamento. Esclarecimentos a cerca da
importância da reciclagem nos dia atuais foi evidenciada, procurando mostrar que o
processo de reciclagem é responsável por enviar novamente para o ciclo de vida útil
materiais que poderiam ter um descarte impróprio, isto é, transformar o material
reciclável em produto útil através de processos industriais. Neste debate foi
possível mostrar aos estudantes que suas ações e decisões serão responsáveis pelo
futuro de nosso planeta, e desta forma, devem contribuir no cuidado com o planeta. No
final da apresentação foi distribuído folder informativo sobre os malefícios do
descarte incorreto de pilhas e baterias e aberta oficialmente a campanha de Coleta de
Pilhas e Baterias na UERR (Figura 02).






CONCLUSÕES: Durante as palestras foi possível avaliar a falta de conhecimento por parte dos alunos
em relação ao descarte corretos de pilhas, baterias e o reaproveitamento adequado do
lixo, bem como sobre os danos causados pelos seus destinos incorretos. Os mesmos
desconheciam os métodos de reutilização, separação e reciclagem do lixo, sendo de
fundamental importância e grande valia a sensibilização dos alunos por meio destas
informações educativas. Desta forma, debates relacionados à educação ambiental formam
cidadãos mais críticos e preocupados com o meio em que vivem.

AGRADECIMENTOS: Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática - NUPECEM/UERR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Curta metragem: - Ilha da Flores de José Furtado
CONSUMO CONSCIENTE. Ecologia Integral. Belo Horizonte, n. 18, 2005. 13- 14.
JAMES, B. Lixo e Reciclagem. Editora Scipione: 5ª edição. São Paulo, SP, 2006, 47p.
https://www.reciclaveis.com.br, acessado em maio de 2010.
https://www.ecodesign.org.br, acessado em maio de 2010.