TÍTULO: INCLUSÃO DA DISCIPLINA INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UECE
AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; LIMA, C.F. (UECE)
RESUMO: O presente trabalho fez um estudo para o desenvolvimento do uso da informática na educação, em especial no ensino de Química, para os futuros licenciados da UECE. Busca-se, assim, trazer, para dentro do Curso de Química desta IES, o debate sobre as possibilidades do uso dessa ferramenta na prática pedagógica cotidiana dos novos professores. Em um primeiro momento realizou-se a pesquisa bibliográfico como a disciplina informática é ofertada nos cursos de Licenciatura em Química nas universidades brasileiras, em seguida houve a proposta da organização da disciplina e a aplicação dos questionários com o intuito de conhecer as opiniões de alunos e professores na inclusão da disciplina Informática Educativa.
PALAVRAS CHAVES: informática educativa, ensino de química
INTRODUÇÃO: A introdução dos computadores nas escolas veio junto com a idéia de torná-la moderna. Mas essa modernidade não significou uma melhoria na educação, pois a disciplina de informática aborda os programas computacionais, como pro exemplo: word, excel, power point, access e etc..., parecendo mais um curso de informática básica. A informática aplicada à educação melhora no processo de ensino-aprendizagem, mas para isso ocorrer tem que haver professores capacitados para utilizar o computador como ferramenta auxiliar ao ensino. A Química é tida como uma disciplina muito abstrata devido aos conceitos de átomo, reações químicas, radioatividade e etc.... O uso de modelos computacionais aplicados ao ensino facilitaria o entendimento desses conceitos e melhoraria o ensino. Para que isso ocorra é necessário que os professores estejam capacitados para utilizarem softwares educacionais e que esses programas sejam adequados para o assunto abordado. Essa transformação na educação só será capaz se houver mudanças nas grades curriculares das escolas e se os educadores em química tiverem uma formação acadêmica voltada para a informática educativa. A História da Informática na Educação no Brasil surgiu nos anos 70 do século XX, com algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. A partir dos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área, hoje, tenha uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade. Apesar das qualidades inerentes ao computador, a sua disseminação nas escolas e universidades está hoje muito aquém do que se anunciava e se desejava. Por esta razão foi o objetivo do nosso trabalho em mostrar os benefícios e vantagens de incluir no Currículo do Curso de Licenciatura em Química da UECE a disciplina Informática Educativa.
MATERIAL E MÉTODOS: A estratégia metodológica desdobrou-se nos seguintes passos: em primeiro momento um levantamento bibliográfico sobre o tema; em continuação, considerou-se necessário realizar uma pesquisa sobre como a disciplina informática é ofertada nos cursos de Licenciatura em Química nas universidades brasileiras, em seguida houve a proposta da organização da disciplina e a aplicação dos questionários com o intuito de conhecer as opiniões de alunos e professores na inclusão da disciplina Informática Educativa. O levantamento bibliográfico teve como objetivo mostrar a evolução das TIC’s na nossa sociedade, como o computador foi inserido no meio educacional e as formas de como ele pode ser utilizado nesse meio. Constam também, nesse levantamento, os tipos de softwares usados para o ensino (simulações, exercício-e-prática) e as abordagens psicológicas que foram as bases da construção desses softwares. A proposta da disciplina foi baseada nas ementas analisadas dos cursos de Licenciatura em Química que oferecem a disciplina Informática Educativa. A aplicação dos questionários foi voltada para saber as opiniões de estudantes e professores sobre a inclusão da disciplina proposta no presente trabalho. Tais questionários eram compostos por perguntas subjetivas e objetivas. As perguntas objetivas eram as mesmas em ambos questionários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos 80 alunos entrevistados 4 alunos cursaram a disciplina Introdução à Informática. E os assuntos abordados na disciplina, relatados por eles, foram: programação, história da informática e utilização de programas básicos (Word, Excel, Power Point, Internet Explorer). Em relação às disciplinas que os alunos sentem mais dificuldades de compreensão, as citadas são as seguintes: físico-química I e II, analítica I, cálculo I e II, orgânica II, inorgânica I e II, química geral I e II, física geral, química do cotidiano, estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio, metodologia do trabalho científico, didática geral I, psicologia evolutiva II (adolescência) e psicologia da aprendizagem I. Em relação ao uso do computador em alguma disciplina quarenta e três alunos entrevistados responderam que não tiveram nenhuma aula com o auxílio da máquina e trinta e sete responderam que já tiveram alguma aula com o uso do computador. E as aulas citadas nos questionários foram as seguintes: psicologia, bioquímica, química do cotidiano, química geral, biologia geral, inorgânica I e II, física geral, prática de ensino, informática, metodologia, analítica II, metodologia do trabalho científico e tecnologia dos produtos sanitários. Com relação à inclusão da disciplina proposta no curso de Química (licenciatura) a maioria foi a favor da implantação. Na abordagem do conhecimento de programas educacionais, a maioria dos professores respondeu que conhecia algum, por mais que não lembrassem o nome dos programas. Os citados foram: Sim, Hyperchem, Labview, Carbópolis (jogo educacional de química ambiental). Sites que possuem programas voltados para o ensino de química também foram citados: www.chemfinder.com; www.ch.ic.ac.uk; www.webgc.org/molecular.
CONCLUSÕES: Não existe uma receita mágica para o uso da informática na educação. No entanto é consenso que este recurso pode aumentar significativamente o interesse pelas aulas dos mais diversos componentes curriculares, melhorando ainda o desempenho escolar. A satisfação quanto ao desenvolvimento do presente trabalho é confirmada pela boa aceitação dos alunos e dos professores em relação à ideia de inclusão da disciplina Informática Educativa. Espera-se que a coordenação do curso reflita sobre essa ideia, para que se tenha uma progressão e melhoria no ensino de Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, M. E. B. Informática e Formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000. v. 2. 192 p.
EICHELR, M.; PINO, D. C. J. Computadores em Educação Química: Estrutura Atômica e Tabela Periódica, 2000 Disponível em:
< http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2000/vol23n6/18.pdf>. Acesso em: 25 maio 2010.
OLIVEIRA, C. C. Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Produção e Avaliação de Software Educativo. Campinas: Editora Papirus, 2001, 144p.
SETTE, S. S.; AGUIAR, M. A.; SETTE, J. S. A. Formação de Professores em Informática na Educação – um caminho para mudanças. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/SED,1999.