TÍTULO: ANÁLISE DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA ELABORADA A PARTIR DA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRÁTEGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS.
AUTORES: SILVA, S. E. (UFPE) ; SOUZA, J. S. A. (UFPE) ; SÁ, R. A. (UFPE) ; BATINGA, V. T. S. (UFPE)
RESUMO: Este trabalho analisa aspectos relativos ao ensino e aprendizagem estabelecidos em sala de aula a partir da implementação de uma seqüência didática. A seqüência foi aplicada a 35 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Bezerros-PE. A análise da seqüência contribuiu para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, sobre reações químicas, pelos alunos como: mobilizar concepções prévias, pesquisar fontes de informações, levantar hipóteses, interpretar, sistematizar e socializar informações, propor experimentos para testar hipóteses, bem como reconhecer um problema como seu o que poderá instigar a busca de soluções possíveis para resolver problemas.
PALAVRAS CHAVES: seqüência, problemas, reação química.
INTRODUÇÃO: A abordagem de resolução de problemas (RP) como conteúdo curricular da educação básica é de extrema importância, pois pode contribuir para a construção de competências nos alunos, ajudando-os a elaborarem e desenvolverem estratégias pessoais e coletivas de identificação e de RP nas principais áreas do conhecimento para aplicá-las em situações da vida cotidiana (BRASIL, 2002). Este trabalho aborda uma discussão sobre a estratégia RP para o ensino de química a partir de uma proposta de seqüência didática (SD). Na elaboração dessa seqüência tomamos por base alguns pressupostos teóricos que norteiam a abordagem de resolução de problemas (GIL PÉREZ; MARTINEZ TORREGROSA; SEMENT PÉREZ (1988), dentre eles: 1) Propor problemas que surgem de situações vividas pelos alunos em seu contexto social e natural através de um processo de problematização; 2) Favorecer a discussão e reflexão dos alunos sobre a relevância e o possível interesse em relação ao problema posto; 3) Possibilitar análises qualitativas significativas, que ajudem a compreender o problema posto e direcionem a busca de respostas; 4) Considerar a elaboração de hipóteses como uma atividade central da RP, sendo esse processo capaz de orientar o tratamento dos problemas e de tornar explícitas as concepções dos alunos; 5) Realizar as análises baseadas nas hipóteses elaboradas e fundamentadas teoricamente, evitando resultados carentes de significação química; 6) Conceder atenção à elaboração de memórias científicas que reflitam o percurso adotado na busca de respostas para o problema, ressaltando o papel da comunicação e do debate durante a RP; 7) Enfatizar a dimensão coletiva da estratégia de RP, por meio da socialização do conhecimento produzido privilegiando a interação entre o professor e alunos e alunos-alunos nos grupos de trabalho. Este trabalho objetiva analisar os aspectos relativos ao ensino e aprendizagem estabelecidos em sala de aula a partir da implementação da seqüência proposta.
MATERIAL E MÉTODOS: A SD foi aplicada numa turma de 35 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública de Bezerros-PE e constou de 06 momentos: 1-Proposição do problema: Que transformações a partir de materiais do cotidiano podem produzir gás carbônico? 2-RP com base nas concepções prévias dos alunos; 3-Leitura e debate de um texto didático sobre reações químicas; 4-Experimento que simula um extintor caseiro para abordar reações químicas; 5-Socialização das respostas às questões do experimento; 6-Construção de novas estratégias para RP após a vivencia da SD. A turma foi organizada em 07 grupos (G1; G2; G3; G4; G5; G6 e G7). Experimento: Materiais e reagentes: vinagre, bicarbonato de sódio (NaHCO3), vela, fósforo, 02 garrafas PET de 2L, um fundo de garrafa PET e tesoura. Procedimento: corte a parte superior de 02 garrafas PET. Coloque uma vela dentro do fundo de uma PET e adicione 200 mL de vinagre. Acenda a vela. Adicione 02 colheres de chá de NaHCO3 nesta PET. Observe o que acontece. Anote. Coloque a boca desta PET (vinagre + NaHCO3) em contato com a boca de outra PET vazia. Despeje o material formado sobre a vela acesa. Observe o que acontece. Anote. Questões: 1) Descreva as características macroscópicas do vinagre e do NaHCO3 antes de serem misturados? 2) Descreva as características do material formado após a mistura do vinagre ao NaHCO3? 3) O que acontece quando a vela queima? 4) O que acontece com a vela quando é encoberta pela garrafa PET? 5) Proponha outro experimento para comprovar suas respostas as questões 3 e 4. Optamos por uma abordagem qualitativa envolvendo análise de conteúdo (Bardin, 1979) para analisar as concepções sobre reações químicas que emergiram em etapas do percurso cognitivo desenvolvido pelos grupos nas atividades realizadas na SD.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No debate sobre o texto didático e no decorrer do experimento tornou-se evidente que grande parte dos alunos avançou na sua compreensão sobre reações químicas quando analisamos as respostas iniciais sobre o problema posto e as comparamos com as respostas formuladas pelos grupos ao problema após a vivência da SD. A título de ilustração apresentamos algumas respostas de G2, G6 e G7. G2: “A queima de combustível como álcool, gasolina, etc. A mistura dos componentes contidos dentro de um extintor de incêndio (NaHCO3) e uma solução ácido sulfúrico (H2SO4)), quando ele é acionado libera gás carbônico... outro exemplo é o processo de fermentação faz com que libere também CO2”. G6: “Água com comprimidos efervescentes ocorre à liberação de gás carbônico. A fabricação de extintores de incêndio de espuma, nesses extintores há um sólido e uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) armazenados em compartimentos separados”. G7: “...fizemos experiências de acender uma vela pegar uma garrafa colocar bicarbonato e vinagre encostar um pouquinho perto da vela então a vela se apaga devido a ocupação de espaço. Uma reação química é a observação visual das alterações que ocorrem no sistema, onde a formação de uma nova substância está associada à mudança de cor, liberação de um gás (efervescência) formação de um sólido, aparecimento de chamas ou luminosidades. A fotossíntese é um exemplo... faz ocorrer o consumo de oxigênio e a liberação de gás carbônico”. De um modo geral, a incorporação da experimentação à resolução de problemas em Química na SD possibilitou uma melhor compreensão dos alunos sobre reações químicas; ajudou a confrontar suas concepções prévias; a desenvolver habilidades práticas como procedimentos de manipulação e proposição de experimentos; a fomentar a compreensão de conceitos subjacentes à investigação científica como a definição e resolução de problemas, formulação e comprovação de hipóteses conforme sugere De Jong (1998).
CONCLUSÕES: Consideramos que a SD pode contribuir para uma compreensão mais contextualizada dos alunos sobre reações químicas e propiciou uma maior interação entre os alunos nas atividades em grupo. No decorrer da seqüência os alunos realizaram atividades que os levaram a desenvolver estratégias de RP como: mobilizar suas concepções prévias, pesquisar fontes de informações para resolvê-lo, levantar hipóteses com base nestas informações, interpretar, argumentar, sistematizar e socializar estas informações, propor experimentos para testar hipóteses, bem como identificar e reconhecer um problema como seu o que poderá instigar a busca de soluções possíveis e mais adequadas para resolver problemas.
AGRADECIMENTOS: Ao grupo de pesquisa em Ensino de Química da UFPE/CAA e PROPESQ/UFPE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. de Luís Antero Neto. Lisboa: Edições 70, 1979.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília (DF), Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC, 2002.
DE JONG, O. Los experimentos que plantean problemas em las aulas de química: dilemas y soluciones. Enseñanza de las Ciências, v. 16, n. 2, p. 305-314, 1998.
GIL PERÉZ, D.; MARTINEZ TORREGROSA, J.; SENENT PEREZ, F. El fracasso en la resolución de problemas de física: una investigación orientada por nuevos supuestos. Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n.2, p. 131-146, 1988.