TÍTULO: A importância da Educação Ambiental na Escola

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; FERNANDES, N.S. (UECE)

RESUMO: Este trabalho busca apresentar e discutir sobre o quanto a Escola é fundamental no processo de formação do cidadão e que não pode estar distante das questões que ocorrem no exterior dela, como as questões ambientais. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico tendo como base o ensino da Educação Ambiental no Ensino Formal, enfatizando-se seu histórico, conceitos, sua importância dentro da escola e como deve ser abordada em cada nível do Ensino Formal. Em seguida realizou-se a experiência de aplicar a Educação Ambiental em uma Escola de Fortaleza. A pesquisa indicou que a Escola adquire cada vez mais importância frente às questões ambientais, pois deve formar cidadãos conscientes, participativos e solidários.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental

INTRODUÇÃO: A questão ambiental vem sendo bastante discutida atualmente devido às mudanças que estão ocorrendo no nosso planeta como, por exemplo, alterações climáticas, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, entre outras. O conhecimento ambiental se fez necessário desde o surgimento dos primeiros seres humanos na Terra, pois estes precisavam conhecer um pouco do ambiente em que viviam para conseguirem sobreviver. Com a urbanização e a evolução da civilização, a natureza passou a ser vista como um meio de suprir as necessidades humanas. A partir daí, o ser humano começa a retirar, consumir e descartar os bens naturais sem se preocupar em repô-los. Mas foi com o surgimento da Revolução Industrial que a situação se agravou, pois a retirada de recursos da natureza, necessária graças ao ritmo de produção imposto pela revolução, ocasionou o esgotamento desses recursos, a destruição de ecossistemas e a perda da biodiversidade. Nos dias atuais, a maior parte da população se concentra nos grandes centros urbanos e não consegue estabelecer uma conexão entre o meio ambiente e o seu cotidiano. Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem, estabelecem naturalmente o limite de seu crescimento e conseqüentemente o equilíbrio com outros seres e ecossistema onde vivem, a espécie humana tem dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento, assim como para se relacionar com outras espécies e com o planeta. Essa é a fronteira entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra (DONELLA, 1997). Este trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas sobre a importância da Educação Ambiental nas escolas, e em seguida a sua aplicação em uma Escola de Fortaleza.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em uma Escola de Fortaleza, abordando a Educação Ambiental em sala de aula do Ensino Infantil e continuando através de todas as fases do Ensino Formal. Para um melhor conhecimento dos alunos foi feito destaques ao desenvolvimento da Educação Ambiental, suas definições, princípios e finalidades. Enfatizou-se a importância da Educação Ambiental no ambiente escolar, favorecendo a reflexão dos alunos sobre como a Educação Ambiental pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Apresentou-se aos alunos formas de: a) sensibilizar a conscientizar o indivíduo; b) buscar uma mudança no comportamento pessoal;
c) formar um cidadão que consiga atuar na sociedade; d) sensibilizar o professor, principal agente promotor da Educação Ambiental; e) criar condições para que, no Ensino Formal, a Educação Ambiental se dê de uma forma contínua e permanente, através da interdisciplinaridade globalizante e da instrumentação dos professores; f) integrar escola e comunidade, visando a proteção ambiental em harmonia com o desenvolvimento sustentável (DIAS, 1991). Para uma atividade foi exemplificada para os alunos a utilização de uma horta para se trabalhar a EA, pois é uma espécie de “sala de aula” e quando faz parte do currículo, a criança aprende sobre os ciclos alimentares e sua interação com outros ciclos, como o ciclo do plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem. Eles descobriram que estes ciclos fazem parte de ciclos maiores, como o da água, das estações, etc.





RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos mostraram seu entusiasmo com a experiência aplicada na Escola e sentiram que aumentaram mais ainda seus conhecimentos em Educação Ambiental. Para se ter uma idéia da aprendizagem e que a experiência é válida, solicitou-se que eles elaborassem uma lista de temas que seriam importantes para os professores explorarem mais em sala de aula e os temas apresentados foram: 1. Lixo (redução, reutilização e reciclagem); 2. Lixo hospitalar (destinação); 3. Água (consumo, desperdício, poluição); 4. Florestas (por que devemos preservar?); 5. Fogo (prevenção, danos que causa ao meio ambiente); 6. Agrotóxicos (riscos para a saúde e danos ambientais); 7. Caça ilegal; 8. Respeito aos animais silvestres e domésticos; 9. Lei dos 3’ Rs – reduzir, reutilizar e reciclar o lixo; 10. Cidadania (direitos e deveres do cidadão).
Para que esses temas ambientais apontados pelos alunos possam ser abordados nas escolas com eficiência, de modo a desenvolver no meio deles uma conscientização ambiental e causar mudanças também no comportamento, é necessário que haja uma interdisciplinaridade, integrando conhecimentos de outras áreas do saber, além daquela em que as atividades são realizadas. Também é importante que haja uma relação do que se é trabalhado em sala de aula com a realidade do aluno, com as problemáticas ambientais que fazem parte do seu convívio social, para que, assim, ele possa se sentir motivado a aprender cada vez mais. A motivação é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.


CONCLUSÕES: A Educação Ambiental só é eficaz quando os alunos são capazes de empregar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula em questões que surgirão no seu dia-a-dia. A Educação Ambiental deveria ser trabalhada nas escolas em todos os níveis da educação, partindo do Ensino Infantil e continuando até o Ensino Médio, pois o desenvolvimento, desde a infância, de hábitos que respeitem e preservem o meio ambiente é mais bem-sucedido do que a tentativa de modificação de antigos hábitos, mas isso não quer dizer que essa mudança não possa acontecer.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 1991.
DIAS, G. F. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.
DONELLA, M. Conceitos para se fazer Educação Ambiental - Secretaria do Meio Ambiente, 1997.
MEDINA, N. M. Breve histórico da educação ambiental , de 27 de junho de 2008. Disponível em: <http:// www.pm.al.gov.br/bpa/publicacoes/ ed_ ambiental .pdf >. Acesso em: 10 mai. 2010.