TÍTULO: ESTUDO DE CASOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O COMPUTADOR COMO MEIO COMBINADO AO MÉTODO DE ENSINO PARA PROFESSORES DE QUÍMICA
AUTORES: FREITAS, J. M. A (UEPB) ; SILVA,E. J. (UFRN) ; SILVA, N. G (UFRN) ; CORDEIRO,O. D (UFRN)
RESUMO:
O estudo teve como objetivo apontar aspectos sobre o computador empregado nas
propostas pedagógicas escolares de Química e levantar informações sobre como essas
ferramentas têm atingido à prática de professores de Química, da formação inicial e
continuada, de escolas públicas e particulares do município de Campina Grande - PB.
Dessa forma, foi feita uma pesquisa visando identificar as principais dificuldades em
relação do uso do computador como recurso de ensino. Com esse propósito, executou-se
uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa através de estudo de casos, de
acordo com as informações colhidas nas entrevistas, pôde-se comprovar uma grande
deficiência do conhecimento de termos e informações comuns no uso de computadores por
parte dos professores entrevistados.
PALAVRAS CHAVES: tecnologia educacional, professores de química, computador.
INTRODUÇÃO: Quando se comenta sobre a tecnologia no âmbito educacional, logo é associado à
prática da utilização dos computadores como revolucionariamente o mais importante a
ser feito, quando deve ser executada uma análise bem profunda do que acontece, quais
os pontos positivos e negativos registrados até hoje.
Mas quais são as responsabilidades que as escolas têm com esse aparelho? Somente os
professores são os únicos que devem cumprir a obrigação de inserir o uso do
computador na comunidade escolar?
Para Oliveira (1999) as condições iniciais para um professor escolher o computador
para auxiliar sua prática são: o conhecimento desse tipo de recurso tecnológico e ter
um modelo de metodologia adequada para o uso do meio em questão.
O projeto curricular pode auxiliar no planejamento do desenvolvimento prático das
temáticas relacionadas ao equipamento, mas a obtenção de resultados depende de
fatores como: Aplicação prática do computador; capacidade do professor estabelecer
normas das atividades desenvolvidas para ajudar no seu trabalho; experiência de
manuseio dos alunos e da estrutura organizacional da escola.
Assim o objetivo principal do projeto é apontar aspectos sobre o computador empregado
nas propostas pedagógicas escolares, sob a ótica de quatro professores de química.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo se classifica como exploratório de natureza qualitativa, e tem como proposta
o estudo de casos através de entrevista realizada com quatro educadores de química. O
projeto foi desenvolvido em escolas localizadas na cidade de Campina Grande-PB, onde
o objeto são os professores de formação inicial e continuada em Química atuante em
escolas públicas e particulares, um de cada categoria. No qual o espaço de estudo é a
área de prática pedagógica.
Os professores foram escolhidos com a finalidade de comparar as
características entre si, embora a quantidade não seja representativa de
participantes, assim foram analisadas a qualidade das respostas obtidas nas
entrevistas para levantamento dos dados do projeto. Durante a entrevista foi
utilizado um roteiro com perguntas de intenção e de opinião que exigiam respostas
livres sobre o computador como recurso de ensino. A partir dos argumentos
explicitados pelos entrevistados, foi feito uma análise crítica de acordo com os
conhecimentos sobre o tema, as experiências vivenciadas em campo, entre outras
considerações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As apresentações das respostas dos professores entrevistados serão descritas por
categorias para melhor compreensão da análise. Discriminamos como: Professor A
(professor da formação continuada em Licenciatura em Química atuante em escola
pública),Professor B (professor da formação continuada em Licenciatura em Química
atuante em escola particular), Professor C (professor da formação inicial em
Licenciatura em Química atuante em escola pública) e Professor D (professor da
formação inicial em Licenciatura em Química atuante em escola particular). Além do
conhecimento antecipado de como manusear uma ferramenta de ensino é imprescindível.
Os mestres-escolares não iriam utilizar um instrumento sem saber manejar nem indicar
atividades das quais eles não saberiam como avaliar, mas será que eles estão
preocupados com o nível de domínio dos alunos com a informática? Os quatro
replicaram de formas diferentes, o professor A respondeu que a maioria não domina os
conhecimentos básicos de informática; o professor C, disse que restringindo o termo
informática para internet, eles sabem utilizar muito bem. O professor B retrucou que
eles conhecem bem, devido à boa condição financeira permitir que os estudantes tenham
acesso logo cedo à máquina; e o professor D relatou que não sabe o nível, pois na
escola não possui laboratório de informática para que ela pudesse aplicar algum
trabalho para testá-los. Na estrutura organizacional da escola onde você atua quem
planeja e qual a importância do desenvolvimento prático dos recursos a serem
trabalhados? Todos foram taxativos em relatar que o professor é o principal
responsável,com a diferença que na escola pública o diretor ou coordenador tem que
permitir consentimento seja pelo fato de não existir na escola ou devido agendamento
do recurso.
CONCLUSÕES: Embora tanto incentivo, seja em parte pelo governo brasileiro ou pela cobrança da
sociedade escolar, pela implantação do computador os resultados demonstraram que não há
impacto significativo do recurso como instrumento de auxílio na prática pedagógica dos
professores de Química. A estrutura do ensino precisa de mudança com relação à rigidez
do cumprimento dos currículos, além do aprimoramento dos professores em relação às
novas tecnologias da educação, incentivando práticas mais criativas e modo a ser
utilizado ocasionará uma possível melhoria no processo ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
Ao orientador do projeto o professor M. Sc. Antonio Nóbrega de Sousa e aos
professores, população da pesquisa.
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