TÍTULO: COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS: UM TEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
AUTORES: KAFER, G. A. (IFMT) ; WYREPKOWSKI, C. C. (IFMT)
RESUMO: A Aprendizagem significativa está presente em um processo de ensino e aprendizagem. A classificação e caracterização dessa aprendizagem, estão relacionadas com a mudança ou evolução da estrutura cognitiva do indivíduo.Este trabalho teve como objetivo investigar nos alunos a construção, reconstrução e inter-relações de conceitos da Química numa aprendizagem significativa, relacionando-os com seu cotidiano. Realizaram-se práticas,além da confecção de maquetes com o tema Combustíveis Alternativos. Partindo de conceitos iniciais em torno do tema, trabalharam-se os demais conteúdos e conceitos de termoquímica. Os mapas conceituais aplicados nos períodos pré e pós-atividade tiveram por objetivo verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema abordado,comparando-se ambos no desfecho do trabalho.
PALAVRAS CHAVES: combustíveis alternativos, mapas conceituais, aprendizagem significativa.
INTRODUÇÃO: No componente curricular de química o compromisso com a melhoria do processo de ensino aprendizagem justifica a necessidade do professor utilizar diferentes estratégias pedagógicas, uma vez que este processo acontece com sua prática em sala de aula. Uma forma de abordagem de conceitos químicos, que pode ser adotada,no Ensino Médio, é a construção e uso de mapas conceituais, modelos que mostram as relações significativas entre os conceitos mais importantes, tendo um determinado assunto como tema organizador (GALÃO, 2003).
O aprendizado de Química pelos alunos implica a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada. Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Essa compreensão ajuda o estudante e o professor a terem a necessária visão crítica da ciência (MENEZES, 2001). Atualmente, os Combustíveis Alternativos, conquistaram um espaço bastante significativo, uma vez que é um assunto constantemente discutido nos meios de comunicação devido à sua influência na economia e meio ambiente, sendo inclusive um tema de fácil abordagem interdisciplinar. Neste trabalho, o assunto combustível alternativo, é utilizado como tema incentivador na aprendizagem de tópicos de Química, partindo do estudo de reações endotérmicas e exotérmicas, cálculos e variações nas entalpias de combustão,relações estequiométricas, comparações entre os diferentes combustíveis e se estendendo para o estudo de toda química e tem por objetivo investigar nos alunos a construção, reconstrução e as inter-relações de conceitos da Físico-Química.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido, com uma turma de 2º ano de Ensino Médio Técnico Integrado – Curso de Meio Ambiente, no componente curricular de química, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus de Juína.
A necessidade de reunir uma seqüência que melhor desenvolvesse o interesse e a busca do conhecimento nos educandos, fez com que se procurasse diversificar as aulas de química. A aplicação de mapas conceituais, de forma individual, no momento inicial teve por objetivo verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema abordado, “Combustíveis Alternativos”.
Para a realização desta atividade, a turma foi dividida em cinco grupos e cada grupo apresentou para os demais alunos da sala, foi confeccionada uma maquete com o experimento sobre um tipo de energia: solar, eólica, biomassa, nuclear e hidrogênio. Esses conceitos foram reforçados com conhecimentos teóricos abordados em sala de aula, com conteúdos de Termoquímica.
Para verificar se realmente a aprendizagem foi significativa, após as aulas, foram confeccionados mapas conceituais individuais e a partir destes foram feitas observações quanto à aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram analisados por meio de avaliações, compreendendo o formato que segue: na primeira utilizou-se a construção de mapas conceituais nos períodos pré e pós-atividade em torno do tema e na segunda, realizou-se uma exposição de trabalhos (maquetes) na sala de aula, onde os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o processo de formação e utilização de cada um dos combustíveis em questão, além de compararem os combustíveis pesquisados.
A participação dos alunos durante as aulas foi ótima, e observou-se que o entusiasmo pelo assunto continuou mesmo nas aulas seguintes. As atividades práticas realizadas em sala de aula, a confecção de maquetes e a explicação da utilização dos “Combustíveis Alternativos” por parte dos alunos, ajudaram a entender suas características e a importância desses para o meio ambiente, evidenciado através da análise dos mapas conceituais pré e pós atividade.
Com essa prática de ensino, a compreensão dos conteúdos relacionados à Química e áreas afins ficou mais significativa e principalmente mais atrativa. Essa prática metodológica possibilitou uma visão mais crítica dos estudantes sobre a utilização desses combustíveis nos dias atuais. Observou-se também que desta forma, é mais fácil se aproximar da Química, superando temores injustificados e adquirindo capacidade para resolver e entender problemas do cotidiano aplicando os princípios relacionados com o tema e, compreendendo que esta ciência integra a maior parte dos fenômenos observados diariamente.
Neste sentido, a aprendizagem significativa caracterizou-se por uma interação entre a estrutura conceitual existentes na mente dos educandos e as novas informações e conceitos que são objetos de atenção, principalmente em atividades de ensino-aprendizagem em torno do tema apresentado.
CONCLUSÕES: Este trabalho proporcionou verificar que as aprendizagens escolares precisam ser mais associadas a contextos externos à escola, na constituição de conhecimentos específicos essenciais à promoção da vida, nos seus contextos sócio-culturais e ambientais. A confecção das maquetes e o desenvolvimento de experimentos indicaram que os conceitos químicos podem tornar-se mais efetivos quando técnicas pedagógicas de ensino estiverem incorporadas. Os professores podem utilizar mapas conceituais, para construção, reconstrução e inter-relações dos conceitos em práticas como um tema organizador apropriado.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos do Segundo Ano A, do Curso de Meio Ambiente do IFMT - Campus Juína.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
FELTRE, R. Química: Físico-Química. 6.ed. São Paulo: Moderna, 2004.
GALÃO, O. F. et al. A química no ensino médio tendo “detergente” como tema motivador. Semina, v.24, 2003.
MENEZES, L. C. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.Brasília, 2001.