TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: PASSOS, M. H. S. (IFPI -PICOS) ; FELIPE, P. G. S. (IFPI - PICOS) ; MOURA, E. R. L. G. (IFPI - PICOS) ; SILVA, R. A. C. (IFPI - URUÇU) ; CABRAL, Ç. S. (IFPI - PICOS) ; SÁ, E. R. A. (IFPI - PICOS) ; SOUSA, J. M. (IFPI - PICOS) ; LIMA, R. V. M. (IFPI - PICOS) ; SOUSA, N. M. S. (IFPI - PICOS) ; LIMA, E. S. (IDB)
RESUMO: O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO MOSTRAR UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO PARA
PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO A QUÍMICA. A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA
FOI FEITA COM ALUNOS DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PICOS, EM QUE
FORAM DESENVOLVIDAS NA FORMA DE UM EVENTO, ORGANIZADO POR ELES MESMOS, APRESENTANDO AS
PARÓDIAS ATRAVÉS DE UM SHOW
PALAVRAS CHAVES: ensino, química e paródias
INTRODUÇÃO: Em sua vivencia diária uma pessoa precisa de momentos de lazer, isso a leva a buscar
varias formas de distração que possibilitem a ela uma saída do mundo que a rodeia.
Uma destas formas é a música, que em muitas vezes é parte da vida de quase todas as
pessoas. Logo assemelhar e utilizar esta técnica no ensino de química pode ser uma
opção divertida e atrativa, já que esta se enquadrará na maioria das vezes em um
contexto de favorecimento de um ensino que na maioria das vezes é recebido como chato
pelos alunos. Segundo Barreiro (1990):
Diferentemente do livro didático e outros recursos, os
quais se presume que o professor tem o maior
conhecimento (o que implica uma relação de desequilíbrio
entre os dois interlocutores, alunos e professor) a musica
permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica
distinta, igualitária e mais construtiva.
Com isso a tentativa de inserir a música como método de aprendizado pode propiciar ao
aluno um interesse pelo conteúdo que fuja da obrigação de assimilar algo contra sua
própria vontade. Dessa forma, um trabalho com a utilização da música no ensino de
Química através das paródias foi realizado em uma escola da rede pública de Picos, na
qual foi realizada uma orientação dos alunos para que os mesmo realizassem parodias
de músicas populares utilizando letras que tratassem de conceitos químicos. O que foi
feito com cautela para que esta atividade não se tornasse uma fuga ao propósito
educativo da mesma, tendo cuidado com questões de animismo.
MATERIAL E MÉTODOS: O referido trabalho foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio da
Escola Normal Oficial de Picos, visto que estes apresentaram maior afinidade pela
proposta. O trabalho foi realizado apresentando aos alunos algumas paródias já
existentes, posteriormente foi sugeridos aos mesmos alguns temas que possibilitassem a
elaboração de outras paródias com conceitos químicos. A classe foi dividida em grupos
que elaboraram as paródias sempre com o auxílio do professor da disciplina ou de alguns
acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. Em seguida foi elaborada uma mostra
cultural no colégio, no qual os alunos puderam apresentar suas paródias, utilizando
equipamentos de som, luzes, instrumentos musicais e panfletos contendo as letras das
mesmas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização deste projeto apresentou vários benefícios no processo educativo.
Primeiro quanto a questão disciplinar, seguida da aprendizagem, foi possível através
da organização dos mesmos, que a disciplina fosse alcançada, já que eles primeiro
tiveram que se reunir para elaborarem as paródias e a mostra cultural exigio certo
grau de organização que não estavam habituados. Em termos de aprendizagem as paródias
produzidas foram as mais inusitadas possíveis, paródias sertanejas, populares,
infantis, funk e outros rítmos. Todas abordando conceitos químicos. Após a
apresentação na mostra cultural, os alunos que participaram da produção das paródias
apresentavam uma assimilação do conteúdo considerada progressiva, fato este que foi
verificado com o resultado de avaliações componentes do programa curricular da
escola. Relatos do professor da disciplina mostram que os alunos passaram a tratar a
química com mais interesse;
MELHOR PARÓDIA: A EBULIÇÃO
(Música: Paula Fernandes – Pássaros de Fogo)LETRA: ALUNOS DO 1ª A
Vem aprender aqui/Como a primeira vez/Vai ver que com calor/Produz muito vapor/A água
vai ferver...
E quando vem o fogo/Ebulição eu vejo/A mudança de estado/Com formação de bolhas/
Turbulenta pode crer
O vapor vai viajando/Se expandindo facilmente/Sem uma certa direção/
Aquecido vai movendo/A mudança ocorrendo/Resfriando ele condensa
Vaporização...
Vai sempre ocorrer/Formando vapor/Na calefação/chiado aparecer
A ebulição/A quinze mil pés/Com água ocorre/Bem abaixo de 100
só vai ebulir/quando iguala assim/pressão de vapor/com a externa pressão/
Ao nível do mar/vai evaporar/com temperatura/de 100º e 1 bar/
A bolha surgindo/e o calor fluindo/transformando a água sem organização
Essa paródia foi escolhida a melhor dentre as outras apresentada.
CONCLUSÕES: Com a realização do trabalho, tendo como ponto de observação o fato de os alunos
permanecerem na escola após o horário normal de aula e um fluxo de maior visitação na
biblioteca por parte dos mesmos, conclui-se que a elaboração das paródias levou os
alunos a trabalharem mais em equipe e se comprometerem mais com a proposta curricular
do colégio. Com isso, as paródias, por apresentar uma rígida doutrina em sua execução,
poderia ser mais aproveitada pelo quadro de professores na sala de aula, não como uma
fuga ao processo de educar, mas sim como uma forma de tornar o ensino mais atrativo.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos da Unidade escolar Marcos Parente e aos alunos do curso de licenciatura em
Química
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Barreiro C.M. Las canciones como refuerzo de lãs cuatro destrezas, Bello, P. A. Feria, etal. Didáctica de lãs segundas lengua. Estrategias y recursos básicos; Madrid; Santillena, 1990
OLIVEIRA. A. S., A Utilização de Música no Ensino de Química. Anais do XIV ENEQ, 2008