TÍTULO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE DINAMIZAR A PRÁTICA EDUCATIVA UTILIZANDO RECURSOS METODOLÓGICOS ALTERNATIVOS.
AUTORES: BATISTA, M. B. (IFPB)
RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica atual e os desafios enfrentados pelos professores para tornar o processo de ensino-aprendizagem de química mais atrativo e motivador. A pesquisa contou com a colaboração de 19 professores do ensino médio da cidade de João Pessoa - Paraíba, os quais responderam um questionário informando seu perfil metodológico e suas principais dificuldades em dinamizar o processo educacional. Os resultados demonstram que a maioria dos educadores não faz uso de instrumentos metodológicos como jogos lúdicos, softwares e práticas laboratoriais como estratégia para agregar criatividade as suas aulas. Entretanto os educadores apresentaram uma ampla aceitação a estes recursos metodológicos como sendo ótimos instrumentos de motivação educacional.
PALAVRAS CHAVES: prática educativa, atualidade, ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: O ensino de química aplicado nas escolas ainda é, em muitas situações, invariavelmente mecânico, a metodologia tradicional e “antiquada” usada por alguns professores não desperta a curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência. As aulas puramente expositivas tornam-se momento cansativo acabando por desmotivar o aluno a participar e interagir delas, convertendo-os em meros espectadores do processo de ensino-aprendizagem. Bernardelli (2004) afirma que “o ensino da química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos”.
A fim de que o processo educativo seja tão eficiente quanto possível, são necessárias transformações como sugere Antunes (2002) “a atual geração requer novas ferramentas metodológicas para não perder o foco do aprendizado. Já que as ferramentas tradicionais de ensino não possuem uma eficácia motivadora e dinâmica quando se refere ao ensino-aprendizagem de Ciências”.
Deste modo é ratificada a importância de se aplicar no processo educacional atual metodologias alternativas e recursos didáticos entre eles os jogos lúdicos, software, ferramentas audiovisuais, práticas laboratoriais com experimentos alternativos como forma de incentivar e estimular o interesse dos alunos pelas aulas de química, melhorando a compreensão dos conteúdos enriquecendo o espectro de meios e metodologias para alcançar uma aprendizagem concreta.
Nesse contexto, o presente estudo teve como finalidade analisar a importância para os educadores de trabalharem com esses recursos metodológicos e os obstáculos enfrentados por eles de aplicarem em suas aulas tais métodos para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de química.
MATERIAL E MÉTODOS: A fim de verificar o que a prática docente vem fazendo para motivar e dinamizar o ensino de química e apurar o porquê esta não consegue impor estas alternativas metodológicas na execução das suas matrizes curriculares, foi elaborado um questionário destinado aos docentes do ensino médio que emana também da necessidade de examinar o perfil dos docentes de química, bem como seus desafios a frente da realidade da educação.
Foram entrevistados 19 professores de Química de 12 escolas entre os dias 15 e 30 de setembro de 2010, dos quais 63,16% foram da rede pública estadual, 26,32% da rede particular e 10,52% da rede federal de ensino. O levantamento desses dados realizou-se a partir da construção de um questionário com nove questões objetivas e subjetivas. Como é exposto.
QUESTIONÁRIO APLICADO AOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO
NÃO SE IDENTIFIQUE
1.Sexo ()feminino ()masculino 2. Idade________
3. Formação Acadêmica
a.Graduação incompleta em_____ b.Graduação em_____ c.Especialização em___ d.Mestrado em ______ e.Doutorado em_____
4. Em quantas redes de ensino você leciona?()1 ()3 ()4 ( )____
5. Em quais instituições?()estadual ()municipal ()privada ()federal
6. Qual a sua carga horária semanal de trabalho?()20 horas()40horas ()80horas ( )___
7. Qual(is) metodologia(s) você utiliza para ministrar as aulas de química?
a.convencional(aulas expositivas) b.alternativa(aula com experiências)
c.alternativa(recursos audiovisuais) d.alternativa(aula com software e com jogos)
8.Quais as principais dificuldades encontradas para aplicar as metodologias alternativas na disciplina de Química?
9.Em sua opinião a utilização de recursos alternativos facilita o ensino aprendizagem e uma melhor compreensão dos conteúdos de química? Comente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observando os dados, constatou-se que 5 dos 19 professores entrevistados não possuem a graduação completa em discordância com a LDB de 1996
E ao serem indagados quanto à metodologia de ensino utilizada para ministrar os conteúdos de química, observou-se que a alternativa mais assinalada pelos docentes foi a aula expositiva, apenas três professores marcaram a alternativa aula experimental e as demais questões não foram assinaladas. Conforme figura 1. Deste modo percebemos que a maioria dos docentes não utiliza em suas aulas ferramentas alternativas como recursos facilitador da aquisição do conhecimento e ministram suas aulas apenas de modo expositivo.
Em relação às principais dificuldades encontradas pelos educadores em utilizar instrumentos alternativos, observou-se que a maioria deles destacou vários obstáculos. Conforme a figura 2. Constatou-se que a maior parte dos professores tem conhecimento sobre metodologias alternativas visto que poucos apresentaram este ponto como uma dificuldade. No entanto, percebe-se que quase todos nunca realizam atividades alternativas, alegando esbarrarem em algumas dificuldades como: as salas sempre lotadas, excesso de aulas e a ausência de laboratório. Sendo estas as alternativas as mais mencionadas.
Outra dificuldade observada foi a carga horária elevada que muitos educadores cumprem para conseguir complementar o salário, dessa forma, dedicam pouco tempo ao planejamento de suas aulas e optam portanto em adotar as aulas expositivas.
Contudo, todos afirmaram que a utilização de recursos alternativos facilita, dinamiza e torna o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, como podemos verificar no depoimentos a seguir: “Com certeza ao se utilizar experiências e métodos alternativos vai facilitar o ensino aprendizagem”.
CONCLUSÕES: Verificou que os docentes são cientes da importância da utilização de instrumentos alternativos que auxiliem e agregue mais criatividade e dinamismo ao processo de ensino-aprendizagem de química. No entanto, é uma prática ainda pouco adotada pelos professores, tendo em vista as diversas dificuldades mencionadas. Deste modo os recursos metodológicos merecem um espaço maior na prática pedagógica, pois são atividades que assistência os educadores em seus desafios. É fundamental que os docentes adotem estratégias que auxiliem na construção do conhecimento, tornando o ensino mais atrativo.
AGRADECIMENTOS: Ao professor Arquimedes Mariano que me orientou neste trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.7-103.
BERNARDELLI, M. S., Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu. Anais 2004. Centro Reichiano. Disponível em:<http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202004/Marlize%20 Spagolla%20 Bernardelli.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2011.