TÍTULO: Destinos do Lixo - Projeto Interdisciplinar

AUTORES: SANTOS, M. L. B. (PIBID - IFPB) ; LORENZO, J. G. F. (PIBID - IFPB) ; SILVA, R. C. (PIBID - IFPB) ; CORDEIRO, M. L. G. (PIBID - IEP)

RESUMO: O mundo cada vez mais globalizado exigiu do ensino uma visão total, com isso veio a interdisciplinaridade, pois os problemas não poderiam serem resolvidos apenas com um olhar, mais com vários, para poder sanar grandes questões de ordem social, política, econômica e ambiental. A interdisciplinaridade chegou ao Brasil no final da década de 60 e exerceu forte influência na elaboração da LDB Nº 9.394/96 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Também ganhou forças nas escolas através dos professores, apesar disso ainda é pouco conhecida, e este trabalho busca exemplificar a eficiência de um projeto interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem por meio de um tema que a muito vem sendo explorado, e que é de fundamental importância para o meio ambiente: os Destinos do Lixo.

PALAVRAS CHAVES: destinos do lixo, química, biologia

INTRODUÇÃO: Trabalhar com projetos é um processo construtivo e proveitoso, onde o estudante pode desenvolver diversas habilidades e competências e a socialização é de fundamental importância para que ocorra a integração do conhecimento. Devido a um ensino fragmentado e de pouco resultado, surgiu no século passado a interdisciplinaridade, para derrubar as fronteiras entre as disciplinas e aplicar um método de ensino-aprendizagem onde se vê o todo como base, para daí erguer-se uma “construção sólida”, isto é, alunos críticos e cientes dos mecanismos que regem o meio como um todo. Trabalhar com projetos interdisciplinares é hoje o caminho a ser seguido por todos os educadores. Para Paulo Freire (1996), ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”. Para exemplificar esse olhar de totalidade foi proposto um projeto interdisciplinar em uma turma do 2° ano do ensino médio integrado ao magistério, onde os resultados seriam expostos em uma mostra na escola, onde o conteúdo de química orgânica, que seria iniciado nesta classe, fosse visto de forma contextualizada e interdisciplinar, visando também preparar esses futuros professores para questões ambientais de fundamental importância no mundo atual.

MATERIAL E MÉTODOS: O período de execução foram de cinco semanas, onde na primeira semana a turma de trinta e cinco alunos foi dividida em seis grupos com os sub-temas: O que é lixo?; Tipos de lixo; Aterro Sanitário; Compostagem; Incineração e Biodigestor. Foram levantadas discussões acerca do que sabiam sobre o destino do lixo que eles produziam, se eles tinham alguma ideia sobre os processos biológicos envolvidos na decomposição do lixo. Um material foi entregue contendo referências de pesquisa e um roteiro. Nas três semanas seguintes o tema foi explorado de forma a abranger o conteúdo de hidrocarbonetos, microorganismos anaeróbios/facultativos/aeróbios e impactos ambientais. Não sendo necessário indicar em que disciplina os assuntos encontram-se, para que eles compreendam que o sistema não é feito de partes, como até hoje eles estão acostumados, e sim de um todo que leva a um aprendizado mais significante. A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio (BRASIL, 2000). Durante esse período os grupos foram orientados na elaboração de maquetes, cartazes para a apresentação realizada na quinta semana, dentro da mostra de química da escola. A avaliação foi realizada de forma contínua, onde o interesse, participação e a relevância dos trabalhos apresentados foram os critérios.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a apresentação dos trabalhos na mostra ficou claro o grande conhecimento adquirido durante essas poucas semanas, isso foi observado principalmente na segurança, na maneira de se expressar com os visitantes. Tudo o que foi exposto estava muito bem confeccionado por eles. Nunca tinham realizado nada parecido, era a primeira vez que expunham algo realizado por eles e estavam muito empolgados e satisfeitos. Os conceitos abordados durante o projeto como: hidrocarbonetos, os microrganismos (principalmente os anaeróbios: as bactérias), os impactos do lixo no ambiente, foram sendo explorados por eles de forma natural e bastante real, o que facilitou no processo ensino-aprendizagem. No final da mostra deram o destino certo para o “lixo” produzido, isto é, reutilizando, reciclando, e tudo isso partiu deles.





CONCLUSÕES: Trabalhar através de um projeto interdisciplinar é de uma significância primordial, pois ele instiga a curiosidade, a necessidade de compreender a realidade. Este projeto facilitou a vinculação da teoria com o dia-a-dia dos alunos, dantes não percebida por eles. Os alunos informaram que conseguiram aprender sem a necessidade de decorar nada. A visão do todo, sem fragmentá-lo foi a base do sucesso na aprendizagem. A interdisciplinaridade é o caminho para se derrubar os muros entre as disciplinas e construir uma educação com uma visão global.

AGRADECIMENTOS: A Deus, CAPES, PIBID e a Direção do Instituto de Educação da Paraíba - IEP.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMABIS, J. M. & MARTHO, G. R. Biologia – Volume 2. 2ª ed. São Paulo – Moderna, 2004.
Biodigestor, Disponível em: <http://es.wikipedia.org/wiki/Biodigestor>. Acesso em 02 Nov 2010.
Biodigestor anaeróbico, Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodigestor_anaer%C3%B3bico>. Acesso em 02 Nov 2010.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
Destino do Lixo, Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php>. Acesso em 02 Nov 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Tipos de Lixo, Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/tipos-de-lixo.php>. Acesso em 02 Nov 2010.
USBERCO, J. & SALVADOR, E. Química, 3: Química Orgânica. 8ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2005.