TÍTULO: A Aplicação do Ensino de História da Ciência em uma Aprendizagem Significativa da Disciplina Química

AUTORES: SANTOS SOBRINHO, C.L.S. (UNIGRANRIO) ; MORAIS FILHO, Z.B. (UNIGRANRIO) ; LIMA, J.C.P. (UNIGRANRIO) ; COSTA, N.L. (UNIGRANRIO)

RESUMO: O presente trabalho descreve uma aplicação da História da Ciência através do tópico lei de Lavoisier, com o intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa da disciplina Química. Com esta finalidade foram realizadas aulas expositivas associadas à construção de modelos mentais a partir de conhecimentos prévios por parte dos alunos. Verificou-se a integração dos novos conceitos utilizando-se uma lista de exercícios e um texto fornecido como material de apoio. Buscou-se neste trabalho aliar o tratamento matemático do assunto com uma visão histórica que permitisse estimular a capacidade de questionamento e interpretação dos discentes, competências fundamentais para a formação de cidadãos imbuídos de senso crítico.

PALAVRAS CHAVES: história da ciência – aprendizagem significativa - química

INTRODUÇÃO: O ensino de Química tradicional fundamentado em manuais (BARROS, et al., 2010), bem como aulas desinteressantes, em que conteúdos são transmitidos como verdades absolutas, sem nenhuma interpretação plausível, levando o discente a um sentimento de resignação diante dos fatos, e a desconexão entre o teórico e o vivenciado por este mesmo, são alguns dos motivos da baixa aceitação e apreço dos discentes pela disciplina Química. Portanto, busca-se neste artigo, modificar este quadro sombrio do processo de ensino-aprendizagem em que a Química se encontra, trazendo a história da ciência para a sala de aula, por meio do assunto lei de Lavoisier, usando recursos expositivos e de construção de modelos mentais (QUEIROZ, et al. ,2010), auxiliando o aluno na construção do conhecimento e principalmente, dando sentido ao seu objeto de estudo.



MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia em questão, aplicada nas turmas de 1° Ano do Ensino Médio do curso regular noturno do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira (IEGRS), foi planejada para um total de 3 aulas, com a seguinte orientação:
1) Na primeira aula, a construção de modelos mentais, por parte dos alunos, através do seguinte questionamento: o que é preciso para que ocorra a queima de um material? Em seguida foi explanado e ditado um resumo histórico sobre teorias de constituição da matéria e sobre teorias propostas para explicações do fenômeno da combustão.
2) Na segunda aula, um breve histórico sobre a concepção da lei de Lavoisier e os motivos de seu desenvolvimento, seguida de exercícios, que conjugavam a interpretação do conceito e o tratamento matemático, propostos aos alunos.
3) Uma atividade avaliativa, com consulta a um texto, sobre o assunto lei de Lavoisier.
O resultado das avaliações não foi expresso com base em respostas “certas ou erradas”. Foram, também ponderados, a linha de raciocínio seguida para as suas concepções (análise qualitativa) e a partir desta análise atribuído um determinado valor para a sua avaliação, caracterizando a análise quantitativa.
Acredita-se que uma metodologia que se utilize tanto da análise qualitativa, quanto da quantitativa traduza de maneira mais fidedigna os resultados que serão apresentados ao longo deste trabalho. Balizo este raciocínio com as palavras de Minayo (1994): “ O conjunto de dados quantitativos e qualitativos, porém não se opõe [...] a realidade abrangida por eles interage dinamicamente, excluindo qualquer dicotomia.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na primeira aula, destacaram-se as respostas mais significativas na elaboração dos modelos mentais construídos de forma coletiva em que as respostas voluntárias de alguns alunos foram assumidas indefectíveis por toda a turma. As palavras citadas para descrever uma possível explicação para o fenômeno da combustão foram: ar, oxigênio, vento, combustível, álcool, madeira, gás, calor e fogo. Interessante notar que as turmas que citaram o ar como um componente necessário para uma reação de queima, também citaram o oxigênio, revelando que os mesmos não têm a clareza que o oxigênio é um dos componentes do ar. Posteriormente explanou-se que o modelo atual de combustão preconiza que, para que a mesma ocorra, são necessários um combustível, um comburente e energia de ignição. Retomou-se, na aula seguinte, o conceito de conservação das massas. Na aula subseqüente, os alunos receberam um texto como material de apoio e uma lista com 5 perguntas sobre o tópico Lei de Lavoisier. Percebeu-se muitas dúvidas dos discentes no que diz respeito a interpretação do texto e a análise matemática das questões, o que agia como empecilho na compreensão dos conceitos químicos apresentados, além de extrema confusão sobre o conceito de teoria científica, como, por exemplo, “a teoria para ser aceita tem que ser muito bem explicada para a comunidade aceitar”. Fez-se uma avaliação quali-quantitativa, em que os resultados obtidos variaram entre 50 a 60% de respostas relevantes ao assunto abordado. Em aulas com o método exclusivamente expositivo e tradicional, poucos atingiam o mínimo de 50% de acertos em quaisquer atividades realizadas, o que ratifica a importância de empregar-se métodos diferenciados no processo de ensino-aprendizagem para uma melhora na sua qualidade e eficácia.



CONCLUSÕES: Buscou-se realizar no aluno uma aprendizagem significativa, tendo como orientador prévio (AUSUBEL apud Moreira, 2006) a história da ciência, focada no assunto lei de Lavoisier, visando avaliar: a capacidade de retenção dos alunos em relação aos conceitos aprendidos, a capacidade de interpretação das questões e do texto a eles apresentado e o nível de suas habilidades e competências matemáticas. Espera-se contribuir para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e para uma forma de avaliação mais concatenada com os conceitos apreendidos e menos direcionada para a estatística das “notas”.

AGRADECIMENTOS: Agradeço aos meus pais,a minha esposa e as minhas filhas, responsáveis pelos momentos de alegria que renovam infinitamente as minhas forças.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, H.L.C.; SILVA, P.S.S.; DAVID, M.A. Exercício de análise de livros didáticos No Projeto-Piloto de Inovação Curricular e Capacitação de Educadores no Espírito Santo, extraído de http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/1095-1/index.html, em 29/05/2010.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOREIRA, M.A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
QUEIROZ, M.P.; SILVA, J.R.; BASTOS, H.F.B.N. Estudo Comparativo dos Modelos Mentais de Alunos de Escolas das Redes Pública e Privada Sobre o Fenômeno da Combustão, extraído de http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/CR2/p514.pdf, em 30/05/2010.