15/08/2024 14:00h : A formação de professores de química/ciências em tempos de educação 4.0
CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO
Pós-doutorados (2011 - 2021 e 2017 – 2019) realizados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Gestão da Inovação em Saúde pela Universidade de São Paulo USP)/Instituto Butantan (IB); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2011); Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2006); Especialização em Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004); Graduações em Pedagogia e Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2004, 1982); Formação Tecnológica em Eletrônica Analógica e Digital (I.R.T.M/SP). Fundador das Empresas: Eduinova – Inteligência e Gestão em Educação (SP, 2022), Via Educação Digital (FLN-SC, 2021), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (FLN-SC, 2021), Inovae – Inovação na Escola (SJC-SP, 2015), Instituto para a
Formação Continuada em Educação (IFCE, SP – 2000), Laborciencia Tecnologia Educacional e Editora (SP-SP, 1989) e Eletromédica Carvalho (SP-SP, 1973).
É autor das Teorias da Educação 4.0, Educação 5.0 e Educação Avançada. Atualmente atua como professor visitante em missão para a criação do Polo de Inovação do Agreste Pernambucano, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu principal propósito profissional: colaborar para a inovação da escola brasileira.
CLARICE CALDEIRA LEITE
Graduada em Química pela Universidade Federal de Pelotas no ano de (2007). Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), atuando na área de Química analítica com ênfase em análise de efluentes provenientes do cultivo e beneficiamento do arroz. Possui Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Química analítica cuja a pesquisa teve como foco: Determinação de metais em amostras de óleo lubrificante, gasolina e etanol combustível por espectrometria de absorção atômica concluída no ano de 2015.
Atualmente é diretora da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul .
LEANDRO ROSA CAMACHO
Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008).Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e Colégio Leonardo da Vinci Gama. Exerce o cargo de Diretor Secretário na Associação Brasileira de Química - Seção Regional do Rio Grande do Sul onde Coordena o Projeto das Olimpíadas da Área de Química(OQdoRS) e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V). É atualmente Diretor Regional Sul da ABQ (Associação Brasileira de Química) .Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica.
FÁBIO ANDRÉ SANGIOGO
Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. Atuou como Coordenador institucional no Programa Residência Pedagógica da UFPel (de 2020 a 2024).
Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química (de 2014 a 2019) e na coordenação da área da Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPel (de 2014 a 2020). Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, perspectiva histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências, linguagem e cognição, e formação de professores.
ROSEMARY DOS SANTOS
Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber.
Associada da ANPed e da AbdC.
Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista (FAPERJ).
Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ.
Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.
MAURÍCIUS SELVERO PAZINATO
Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica e orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS.
Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química.
Atualmente é coordenador substituto do PROFQUI e coordenador da área de Química do subprojeto Projeto Interdisciplinar do Residência Pedagógica - UFRGS.