15/08/2024 14:00h : A formação de professores de química/ciências em tempos de educação 4.0
CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO
Pós-doutorados (2011 - 2021 e 2017 – 2019) realizados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Gestão da Inovação em Saúde pela Universidade de São Paulo USP)/Instituto Butantan (IB); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2011); Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2006); Especialização em Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004); Graduações em Pedagogia e Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2004, 1982); Formação Tecnológica em Eletrônica Analógica e Digital (I.R.T.M/SP). Fundador das Empresas: Eduinova – Inteligência e Gestão em Educação (SP, 2022), Via Educação Digital (FLN-SC, 2021), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (FLN-SC, 2021), Inovae – Inovação na Escola (SJC-SP, 2015), Instituto para a
Formação Continuada em Educação (IFCE, SP – 2000), Laborciencia Tecnologia Educacional e Editora (SP-SP, 1989) e Eletromédica Carvalho (SP-SP, 1973).
É autor das Teorias da Educação 4.0, Educação 5.0 e Educação Avançada. Atualmente atua como professor visitante em missão para a criação do Polo de Inovação do Agreste Pernambucano, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu principal propósito profissional: colaborar para a inovação da escola brasileira.
DANIEL RIBEIRO
Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS com estágio pós-doutoral no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS, supervisionado pela Prof. Dra. Camila Greff Passos (PPGQ/UFRGS). Possui graduação em Química licenciatura pela UFRGS (2010), Especializações em Educação Ambiental, Administração Escolar, Supervisão e Orientação, Coordenação Pedagógica, Educação Especial Inclusiva, Gestão Escolar. Mestrado em Química pela UFRGS (2016) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. \r\n(2020). Pós- Doutorando do IQ-UFRGS e Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de\r\nQuímica da UFRGS (GPEQ-UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas:\r\nagrotóxicos, aprendizagem baseada em problemas, Ensino de Química e Educação\r\nAmbiental crítica.
LEANDRO ROSA CAMACHO
Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008).Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e Colégio Leonardo da Vinci Gama. Exerce o cargo de Diretor Secretário na Associação Brasileira de Química - Seção Regional do Rio Grande do Sul onde Coordena o Projeto das Olimpíadas da Área de Química(OQdoRS) e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V). É atualmente Diretor Regional Sul da ABQ (Associação Brasileira de Química) .Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica.
ROSEMARY DOS SANTOS
Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber.
Associada da ANPed e da AbdC.
Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista (FAPERJ).
Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ.
Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.
MAURÍCIUS SELVERO PAZINATO
Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica e orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS.
Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química.
Atualmente é coordenador substituto do PROFQUI e coordenador da área de Química do subprojeto Projeto Interdisciplinar do Residência Pedagógica - UFRGS.