Alfredo Luis Mateus é professor de Química do Colégio Técnico da UFMG desde 1999. É bacharel em Química e mestre pela Universidade de São Paulo e doutor em química inorgânica pela University of Florida (EUA). Tem trabalhado com formação de professores, experimentação, uso de tecnologia em sala de aula e divulgação da Ciência. É autor de diversos livros de experimentos de química voltados para jovens e para professores. Atualmente coordena o projeto XCiência (xciencia.org), em que compartilha recursos didáticos produzidos para professores de Química.
Doutor em Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências, do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e de Estágio Curricular do curso de Química Licenciatura. Professor Associado do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG.
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e no Programa de pós graduação em ensino de ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) especialização em Pedagogia Empresarial e Estratégica pela Universidade Potiguar (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) . Sou Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, lotada na Equipe Técnico-Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e atua no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Atualmente, no doutorado, estudo a relação entre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e a construção de práticas pedagógicas inclusivas, com foco no Plano Educacional Individualizado (PEI).
Márcia Dórea é engenheira química (UERJ, 1995), mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ, 1999), doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ, 2005) e licenciada em Química (UNIGRANRIO, 2021). Tem experiência em Química, Polímeros e Coloides, com foco em meio ambiente, síntese orgânica e adsorção. Trabalhou no SENAI/FIRJAN como supervisor técnica, especialista de Serviços Tecnológicos e pesquisadora (2006-2021). Atualmente, é professora titular da UNIGRANRIO AFYA, coordenando projetos em Educação Ambiental, Ensino, Ciências e Saúde. Recebeu o Prêmio de Menção Honrosa no STHEM Brasil 2024 e é membro de conselhos e comissões relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.
Bacharela em Química Industrial, Licenciada em Química e mestra em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. É Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Divulgação Científica; Construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos para formação de professores; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Didatização Lúdica; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas.
Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá, possui Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Química - Licenciatura e Bacharel - pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Exerceu funções docentes e administrativas, incluindo Coordenação Pedagógica de Química e Direção Pedagógica. Foi docente da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2002-2010) e da Universidade Gama Filho (1992-2014), onde coordenou o curso de Química (2010-2014).