14/08/2024 09:00h : Popularização da Ciência.
14/08/2024 10:00h : Educação 4.0: o que nos espera?
14/08/2024 11:00h : Alfabetização científica em tempos de inteligência artificial.
15/08/2024 09:00h : Direitos Humanos: um dos pilares da Educação 4.0
15/08/2024 10:00h : Cibercultura e o ensino de química/ciências.
15/08/2024 11:00h : Ensino de química e as redes sociais.
JEAN CARLOS ANTUNES CATAPRETA
Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.
Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Graduado e Licenciado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) – UFV.
Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.
Diretor das Olimpíadas de Ciências da Associação Brasileira de Química.
Trabalha atualmente na Licenciatura em Educação do Campo na UFPI, com formação de professores para exercer a licenciatura em ciências da natureza nas escolas do campo. Temas trabalhados: formação de professores, agroquímica, Química e o agronegócio, Química na lavoura de subsistência.
TANIA DENISE MISKINIS SALGADO
Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica.
É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS.
Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.
CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO
Pós-doutorados (2011 - 2021 e 2017 – 2019) realizados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Gestão da Inovação em Saúde pela Universidade de São Paulo USP)/Instituto Butantan (IB); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2011); Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2006); Especialização em Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004); Graduações em Pedagogia e Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2004, 1982); Formação Tecnológica em Eletrônica Analógica e Digital (I.R.T.M/SP). Fundador das Empresas: Eduinova – Inteligência e Gestão em Educação (SP, 2022), Via Educação Digital (FLN-SC, 2021), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (FLN-SC, 2021), Inovae – Inovação na Escola (SJC-SP, 2015), Instituto para a
Formação Continuada em Educação (IFCE, SP – 2000), Laborciencia Tecnologia Educacional e Editora (SP-SP, 1989) e Eletromédica Carvalho (SP-SP, 1973).
É autor das Teorias da Educação 4.0, Educação 5.0 e Educação Avançada. Atualmente atua como professor visitante em missão para a criação do Polo de Inovação do Agreste Pernambucano, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu principal propósito profissional: colaborar para a inovação da escola brasileira.
TANIA DENISE MISKINIS SALGADO
Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica.
É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS.
Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.
JORGE CARDOSO MESSEDER
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN).
É Presidente da Federação Latino-Americana de Química (mandato 2022/2024). Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5836221673817388
MAURÍCIO DE ALMEIDA SCHMITT
Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS; Químico LP pela ULBRA; Engenheiro Química pela ULBRA; Doutorando em Engenharia pela UFRGS. Especialista em tratamento de águas industriais, gestão de resíduos sólidos, meio ambiente, processos industriais, processo de inovação, síntese de produtos químicos, gestão de projetos e gestão da inovação.
Consultor da LM Consultoria em Gestão, Técnicas Administrativas, Gestão Comercial, Técnicas Produtivas e Meio Ambiente.
Atua na indústria dando orientação tática à equipes operacionais, comercial, de PD&I, também ministrando cursos e treinamentos.
No histórico profissional há atuação como Química P&D, Supervisor Técnico-Comercial, Coordenador de Produção, Gerente da Qualidade, Analista Técnico, Gestor de Projetos, Consultor em Gestão Comercial, Administrativa, Ambiental e de Inovação.
JOSÉ EUZÉBIO SIMÕES NETO
Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e, em seguida, peguei um "Barro/Macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente).
Comecei a ser professor em 2002, no segundo ano da graduação, atuando em projetos específicos, em escolas, em cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010, após um movimento demorado, fui morar em Serra Talhada, para ser professor do curso de Licenciatura em Química, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado à área de Ensino de Química, e além de dar aulas na licenciatura, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química.
Tenho interesse em muitas coisas, incluindo Ensino de Química, que é só uma das tantas coisas que me deixam feliz em estar vivo.
DIONE SILVA CORRÊA
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia dos Materiais, com ênfase em Síntese Orgânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999).
Atuou como professora substituta no Instituto de Química da UFRGS, ministrando aula de Química Orgânica em dois períodos de um ano cada.
Atualmente é professora colaboradora em projetos de pesquisa junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil.
Atuou como coordenadora do curso de Química da ULBRA no período de mar/2002 à dez\2010.
Atuou no Conselho Regional de Química 5ª região como conselheira de 2008 à 2011.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise e Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: glicerol, ácidos graxos, acilglicerídeos, alcanolamidas, compostos fluorescentes por transferência protônica intramolecular e copolimeros fluorescentes.
ROSEMARY DOS SANTOS
Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber.
Associada da ANPed e da AbdC.
Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista (FAPERJ).
Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ.
Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA
Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química.
Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também está Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Desenvolve pesquisas na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química, tratando tanto de questões direcionadas à epistemologia da ciência, à produção de materiais didáticos, quanto traz em suas discussões as questões de inclusão e diversidade - todas elas voltando-se à formação docente.
LUIS ROBERTO BRUDNA HOLZLE
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000/2005). Realizou pós-doutorado em eletroquímica na França pela Universite de Paris XI.
Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pampa.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e divulgação da ciência. Atua nos projetos EmSíntese (http://www.emsintese.com.br) e TabelaPeriódica.Org (http://www.tabelaperiodica.org), entre outras iniciativas de divulgação da ciência e das mudanças climáticas.