Nº | Título | Autores |
---|---|---|
24275 | A educação ambiental no ensino de química na Amazônia | ADRIEL MACEDO LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) FABIO COLINS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) LORENA GOMES CORUMBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
24283 | A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR DIANTE DO SUBPROJETO NO MUNICIPIO DE CURUÇÁ. | ESTER GOMES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) WANESSA LEITE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ALCY RIBEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
24282 | A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE MONITORIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS MONITORES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: um relato de experiência. | ESTER GOMES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) WANESSA LEITE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) JANES KENED (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
24266 | A Prática Avaliativa de Professores de Química da Rede Estadual em Goiânia | MARIA DE FÁTIMA FARIAS (UFMS) WELLINGTON PEREIRA DE QUEIRÓS (UFMS) |
24246 | A QUÍMICA POTENCIALIZANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA, ATRAVÉS DO USO DE PESTICIDAS - CONTEXTO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE) GERALDO DIÓGENES SALDANHA NETO (UECE) |
24263 | Ações desenvolvidas pelos estagiários de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará no período remoto do ano de 2021 | JOEL WANDER CARNEIRO PALHETA (UEPA) JOSÉ ORLANDO MELO DE MELO (UEPA) VÂNIA LOBO SANTOS (UEPA) MARIA DULCIMAR DE BRITO SILVA (UEPA) |
24289 | Análise das Provas de Química Orgânica da OCESQ: Direcionamento para Grupos de Estudo. | Misael Torres MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Ana Gabrielle Paiva MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Karísia Sousa Barros de LIMA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) SOLANGE DE OLIVEIRA PINHEIRO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) AMANDA DA SILVA CARDOSO URCEZINO (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) |
24271 | Análise das Questões de Química Geral da OCESQ como Auxílio na Preparação de Alunos Olímpicos | ANA GABRIELLE PAIVA MARTINS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Misael Torres Martins (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Gloria Stefany Carias Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Solange de Oliveira Pinheiro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) Amanda da Silva Cardoso Urcezino (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) |
24288 | Análise dos desafios de mulheres mães no curso de Química da Universidade Federal do Pará. | ALINE ALAWANDA COUTINHO MORETTO (UFPA) MICKAELA MORAES LINHARES (UFPA) LORENA GOMES CORUMBÁ (UFPA) |
24284 | CARACTERIZAÇÃO DAS ABORDAGENS EM HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA EM EDIÇÕES DO SIMPEQUI (2011-2021) | EMILAY, THAMIELY TAVARES DE SENA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) EDUARDO PAIVA DE PONTES VIEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
24253 | Conhecimentos de Química no laboratório de Redação ENEM da EEEP Júlio França. | FRANCISCO FABIANO ARAUJO (EEEP JÚLIO FRANÇA) RAIMUNDO WILSON SANTOS (EEEP JÚLIO FRANÇA) |
24290 | CONTAMINAÇÃO DO RIO MADEIRA COMO TEMA NAS AULAS DE QUÍMICA | IGOR ANDRADE RIBEIRO (UEA) POLIANE MOREIRA PEREIRA (UEA) ANDRÉ LUIGI SAORES SOUZA (UEA) MATHEUS CONCEIÇÃO JACAÚNA (UEA) ATAIANY DOS SANTOS VELOSO MARQUES (SEDUC) |
24292 | EDUCAÇÃO VEM DE CASA: O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESPAÇO FORMAL E A AGRICULTURA FAMILIAR: DO PLANTIO ÀS UTILIDADES DA MACAXEIRA | CLAILSON LOPES DOS SANTOS (SEMED) MICHELE MARQUES DE SOUZA (SEDUC) ADRIANO RODRIGUES ALFAIA (SEMED) GILSIANE RODRIGUES ALFAIA (SEMED) |
24245 | Estruturas Biomoleculares do Sars-CoV-2 (coronavírus da COVID-19) e a sua conjuntura pandêmica – contexto para a Educação Química | AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE) ANTONIO THIAGO BESERRA (UECE) |
24265 | Estudo de Caso e Desenvolvimento do Pensamento Crítico de Graduandos em Química: Estabelecendo Possíveis Relações | ICARO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) RICARDO MATOS (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) DOUGLAS GOMES LIMA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) SALETE LINHARES QUEIROZ (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
24251 | ESTUDOS DE CASOS INTERROMPIDOS: POTENCIALIDADES NA PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA | DOUGLAS GOMES LIMA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) MIKEAS SILVA DE LIMA (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) SALETE LINHARES QUEIROZ (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) |
24277 | Evolução Estelar: Uma Sequência Didática Envolvendo Astroquímica no 9° Ano do Ensino Fundamental | VITOR GABRIEL DA SILVA PASTANA (UFSCAR) FRANCISCO EVERDOSA TOLOSA (IFRJ) JOSÉ PIO IÚDICE DE SOUZA (UFPA) |
24264 | Ferramentas de coleta de dados das pesquisas sobre argumentação na educação química | A. R. S. LAMIM (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP) S.L. QUEIROZ (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP) |
24295 | FILTROS SOLARES: discussões raciais em uma aula-passeio de química na praia | NAIARA CRISTINA AGUIAR MORENO (UFF/PPECN) JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ-NILÓPOLIS/UFF-PPECN) |
24269 | LABORATÓRIO DE QUÍMICA: PRATICANDO CIENCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO INTERIOR DO AMAZONAS | PAULO ALAN DUARTE NOGUEIRA (UFAM/ INPA) HENRIQUE CATIVO DOS SANTOS (UFAM/ INPA) MAURO CÉLIO DA SILVEIRA PIO (IFAM) |
24276 | Metodologias ativas e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma proposta de formação continuada para professores de escolas públicas | ANA LAURA DA SILVA VILELA (IFPR) TATYANE CARUSO FERNANDES (IFPR) |
24268 | Níveis de progressão profissional manifestados por egressos do PIBID- Química na UTFPR/MD | ISMAEL LAURINDO COSTA JUNIOR (UTFPR-MD) SILVIA ZAMBERLAN COSTA BEBER (UNIOESTE) ROSANA FRANZEN LEITE (UNIOESTE) |
24285 | O desenvolvimento e utilização de um aplicativo educacional na abordagem do tema estrutura atômica em turmas inclusivas do ensino básico | BRUNO DE ALMEIDA BASTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA GUERRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
24273 | O Espaço Não Formal de Educação e o Processo de Formação Inicial de Professores das Ciências da Natureza. | FRANCISCO EVERDOSA TOLOSA (IFRJ) VITOR GABRIEL DA SILVA PASTANA (UFSCAR) MARIA DULCIMAR DE BRITO SILVA (UEPA) ANDRÉ SILVA DOS REIS (UFPA) |
24254 | O PROTAGONISMO DO MEU ALUNO NO PIBID, USANDO LIMÃO (AVERRHOA BILIMBI), PARA O ENSINO DE QUIMICA, NA ESCOLA CAMPO ESTÁGIO | MARCIO LARANJEIRA ANSELMO (SEDUC-AM) ROSANY DA SILVA NASCIMENTO (SEDUC-AM) YEDA FERREIRA OLIVEIRA (SEDUC-AM) EVERTON DE SOUZA MATOS (SEDUC-AM) MARILUCE DE OLIVEIRA RODRIGUES VALENTE (SEDUC-AM) MATHEUS TRINDADE DE OLIVEIRA (SEDUC-AM) SALVATORIO GIULIANO CAVALCANTE PALADINO (SEDUC-AM) SILVIO JANIO MATOS DE SOUZA (SEDUC-AM) ITACY ANDREA CARMO PIEDADE (SEDUC-AM) CARLOS EDUARDO SILVA REIS (SEDUC-AM) |
24270 | PROJETOS INTEGRADORES: Uma sensibilização de vida, usando o teor da Educação Ambiental no Ensino de Química. | MARCIO LARANJEIRA ANSELMO (SEDUC-AM) ROSANY DA SILVA NASCIMENTO (SEDUC-AM) MATHEUS TRINDADE DE OLIVEIRA (SEDUC-AM) EVERTON DE SOUZA MATOS (SEDUC-AM) SALVATORIO GIULIANO CAVALCANTE PALADINO (SEDUC-AM) MARILUCE DE OLIVEIRA RODRIGUES VALENTE (SEDUC-AM) SILVIO JANIO MATOS DE SOUZA (SEDUC-AM) CARLOS EDUARDO SILVA REIS (SEDUC-AM) ITACY ANDREA CARMO PIEDADE (SEDUC-AM) SILVIA LETICIA DE SOUZA NASCIMENTO (SEDUC-AM) YEDA FERREIRA OLIVEIRA (SEDUC-AM) HEMILY LEAL PINTO (SEDUC-AM) |
24249 | Proposição de uma sequência de ensino para o Tema Contemporâneo Transversal Ciência e Tecnologia na Educação Básica por meio da contextualização da nanociência e nanotecnologia a partir dos filtros solares | ISMAEL LAURINDO COSTA JUNIOR (UTFPR-MD) IVANA ZANELLA (UFN) |
24286 | Retorno Presencial: Uma avaliação diagnóstica dos alunos de Química Analítica no Ensino Superior na PUC-Rio | EVELYN LEAL CARVALHO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) Ricardo Queiroz Aucélio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) |
24278 | Temas de educação ambiental nos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental | ADRIEL MACEDO LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) FABIO COLINS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) LORENA GOMES CORUMBA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
24256 | TPACK na formação de professores de química | VINÍCIUS NOGUEIRA SANCHES (UNESP-IBILCE) JACKSON GOIS (UNESP-IBILCE) |
24262 | Uma análise do conteúdo de Termoquímica presente em alguns livros didáticos aprovados no PNLD/2018 | JOEL WANDER CARNEIRO PALHETA (UEPA) JOSÉ ORLANDO MELO DE MELO (UEPA) LUIZ GABRIEL ARAÚJO DA FONSECA FONSECA (UEPA) FLÁVIA LEANDRA MIRANDA ALCÂNTARA (UEPA) ELIAN BRAZÃO VASCONCELOS (UEPA) VICTOR WAGNER BECHIR DINIZ (UEPA) |
24291 | Uma Proposta Pedagógica Para Um Ensino De Química Interdisciplinar Através da Alquimia | ARIADNE FERNANDES LACERDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) MOACYR COMAR JUNIOR (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) DEIVIDI MÁRCIO MARQUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) |