Autores
Gomes, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Leite, W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Kened, J. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
Resumo
O programa de monitoria da Universidade Federal do Pará realiza a formação profissional dos alunos de graduação potencializado pela participação dos discentes-monitores em ações técnica e assistência aos cursistas, participação ativa do componente curricular. Destarte, o trabalho visa evidenciar as contribuições dos monitores na assistência curricular das Práticas Pedagógicas em Química no curso de licenciatura para a formação dos mesmos. Resultando, destacar que a revisão de atividades, o acompanhamento de tarefas, planejamento e envolvimento no gerenciamento do fazer docente são fatores primordiais para a riqueza formativa da experiência. Dessa forma, conclui-se que o projeto é essencial para o amadurecimento profissional dos monitores possibilitando o desenvolvimento habilidades.
Palavras chaves
monitoria; ensino aprendizagem; praticas pedagógicas
Introdução
Na Universidade Federal do Pará, vinculado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação, foi instaurado o Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação no qual está alocado o Subprograma Monitoria. Como parte de suas ações são lançados editais de seleção de projetos visando a distribuição de bolsas destinadas a alunos monitores cuja tarefa central versa no auxílio didático em disciplinas ministradas por docentes efetivos da instituição ao longo do semestre letivo. Sobre a monitoria acadêmica, vale destacar que ela é uma aliada no processo de formação teórico-prática dos aluno-monitor contribuindo para a formação integrada dos mesmos, pois estimula o exercício da docência de forma supervisionada e assistida (BRAGA; FREITAS, 2021). Além disso, ressalta-se que a monitoria tem caráter científico e prático contemplando modalidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade (DIAS, 2012). Assim, apresenta um leque maior de possibilidades de vivências com abrangência factual dos domínios institucionais inerentes principalmente ao fazer docente no ensino de graduação. Diante disso, o presente trabalho visa evidenciar vivências de um projeto de monitoria associados a três disciplinas de Prática Pedagógica em Química, com a finalidade de indicar aspectos formativos significativos vivenciados pelos monitores que contribuíram diretamente para o aprimoramento da formação profissional dos mesmos.
Material e métodos
O presente trabalho é pautado na pesquisa qualitativa, desenvolvido através dos relatos de monitores sobre as experiências vivenciadas dentro deste projeto de monitoria. Experiências essas que foram desenvolvidas durante as produções de materiais e orientações de atividades supervisionadas pela docente responsável pelas disciplinas de Prática Pedagógica em Química na Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. Como base temporal desse momento formativo, foi considerado 02 semestres letivos sequenciais no âmbito da pandemia da covid-19 (ano 2021). Neste contexto, as aulas na graduação da UFPA ocorreram de forma remota utilizando principalmente o Classroom (base de material da disciplina) e para exposição do conteúdo foi utilizado encontros via Google meet, através de videoconferências.
Resultado e discussão
Em síntese, as principais ações dos monitores no contexto pandêmico passaram
pelas reuniões com a professora orientadora das três disciplinas de Práticas
Pedagógicas em Química. O planejamento foi discutido com os monitores para
avaliar, implantar e aperfeiçoar as ações realizadas pelos mesmos, tendo a
avaliação e feedbacks da orientadora.
Após esse processo os monitores explicaram a metodologia das atividades aos
cursistas. A docente orientadora estava ali para auxiliar, tirar dúvidas e
avaliar, além disso, auxiliar nesse eixo educacional trouxe um vasto
conhecimento teórico e prático sobre como utilizar ferramentas diversificadas
para o ensino-aprendizagem de química.
As atividades desenvolvidas nas disciplinas de Prática Pedagógica em Química,
foram de suma importância para o desenvolvimento acadêmico das monitoras, onde
foi possível adquirir conhecimentos sobre planejamento de aulas e atividades. As
figuras 1 e 2 apresentam ilustrações do Classroom com as principais atividades
de uma das práticas e uma síntese das produções feitas pelos alunos que
desenvolveram proposições de ensino para regiões específicas do Estado do Pará
considerando o contexto cultural das localidades.
Segundo (NATÁRIO; SANTOS, 2010), o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de
habilidades referente às atividades elaboradas durante esse projeto são
possíveis a partir do contexto de aprendizagem no qual se dá no aperfeiçoamento
profissional desse monitor.
plataforma digital
uma das atividades desenvolvidas
Conclusões
A monitoria é uma ferramenta de suma importância para os graduandos de Licenciatura em Química. As atividades desenvolvidas pelas monitoras, a partir dos planos de ensino, promoveram vasto aprendizado profissional e acadêmico. Mediante ao quadro pandêmico de corona vírus, a estratégia utilizada foi bem estabelecida nas três disciplinas de Prática Pedagógica em Química, permitindo a aplicação do ensino-aprendizagem. A experiência trouxe um novo olhar sobre a prática de ensino de química, que fortalecem a teoria e a prática docente, além de promover a interatividade discente e docente.
Agradecimentos
Deixamos os nossos agradecimentos à PROEG UFPA, pela bolsa nesse projeto, a Dra. Janes Kened, aos nossos colegas pelo trabalho e as turmas em que desenvolvemos as atividades pela confiança.
Referências
AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL: chip para dados moveis para o ensino remoto emergencial. Portal UFPA, 2020. Disponível em: < https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12031-ufpa-divulga-orientacoes-para-estudantes-receberem-chips-com-dados-moveis-para-uso-no-ensino-remoto-emergencial > . acesso em: 11 de jul de 2022.
BRAGA, M. C; FREITAS, H. A.. A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas. Revista de Iniciação à Docência, v. , n. , 2021.
CAVALCANTI, Maria. ANJOS, Flavius. Relato de experiência sobre a monitoria acadêmica do componente Laboratório de Língua Inglesa em uma universidade brasileira. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras ISSN: 2238 - 5754 – n. 18, ago./dez. de 2020.
DIAS, A. M. l. Ser professor(a) universitário(a): monitoria, política e programas de formação docente. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. [S. I], 2012. p. 2-12.
NATÁRIO, E. G. Monitoria: um espaço de valorização docente e discente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO GUARUJÁ, 03., 2007. v. 1, Santos (SP). Anais... Editora e Gráfica do Litoral: 2007.
NITAHARA, Akemi. Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais. Agência Brasil, 2021. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais#> . acesso em: 11 de jul de 2022.
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