Autores
Silva, K.F. (UEA) ; Lima, A.V. (UEA) ; Amaral, R.A. (SEDUC) ; Eleutério, C.M.S. (UEA)
Resumo
Este jogo foi desenvolvido na Escola Estadual Senador João Bosco e contou com a participação de uma turma do 3º ano do ensino médio, o caça molécula foi desenvolvido com materiais recicláveis e confeccionado no laboratório da escola. Os alunos foram divididos em equipes e o objetivo do jogo era encontrar a fórmula molecular dos seguintes gases metano, etano e propano, em seguida o professor fez algumas perguntas sobre a estrutura e o uso dos gases. Por fim, o caça molécula se mostrou uma estratégia de ensino eficiente e proporcionou aos alunos uma forma diferente e divertida de aprender.
Palavras chaves
Gases; Caça – moléculas; Jogo lúdico
Introdução
A Escola Estadual Senador João Bosco desenvolve o “Minha Escola Sustentável”, projeto que trabalha entre alunos e professores idealizações sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em 2017, a comunidade escolar desenvolve uma Composteira com resíduos recolhidos na cidade de Parintins e ao longo do ano letivo os docentes desenvolverão atividades que abordam o tema. Diante disso, o professor de Química juntamente com os pibidianos desenvolveram um jogo com materiais recicláveis, similar ao caça palavras, entretanto os alunos caçam moléculas. A forma lúdica de tratar o tema foi escolhida na tentativa de facilitar o entendimento do assunto. Conforme Cabral; Mulinari; Fiorucci (2016) “caça palavras é um jogo que se pode jogar de inúmeras maneiras, e pode se constituir como um instrumento motivador e mediador do processo de ensino e de aprendizagem”. O jogo de caça moléculas foi produzido com garrafas PET, pois, além de ser reciclável, é também um material de baixo custo e de fácil acesso. O objetivo do trabalho é apresentar aos alunos os principais gases que são liberados da lixeira pública da cidade (metano, etano e propano) de forma descontraída para que o aluno possa interagir e criar suas próprias moléculas aprendendo com seus próprios erros e acertos, facilitando o entendimento do assunto.
Material e métodos
Esta experiência foi desenvolvida na Escola Estadual Senador João Bosco e envolveu acadêmicos do Curso de Química pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); 1 Professor Supervisor (SEDUC-AM) e 1 Professor Coordenador do Programa pertencente à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no município de Parintins-AM. O público alvo foram alunos do 3º Ano do Ensino Médio e o conteúdo abordado foi os principais gases liberados da lixeira pública da cidade. Para a confecção do jogo foram coletadas 50 garrafas PETs de um litro – meio em lanchonetes da cidade de Parintins, e no laboratório de Ciências da escola foram lavadas e cortadas. Em seguida para a confecção das moléculas foi utilizado os fundos das garrafas, na qual foi pintado e colado no compensado. No papel E.V.A foi desenhada as fórmulas moleculares dos gases (metano, etano e propano e outras moléculas para confundir os alunos na procura). Após a produção do caça moléculas, foram apresentadas aos alunos as regras do jogo e se eles estavam interessados em participar do trabalho, sendo assim os estudantes manifestaram interesse em participar e a cada molécula encontrada o professor lançava algumas perguntas a respeito do tema.
Resultado e discussão
Os alunos foram divididos em grupos, contendo em média cinco alunos em cada, e encaminhados ao laboratório, cada equipe tinha que encontrar as moléculas e responder as perguntas, aquela que respondesse mais em menos tempo ganhava o jogo. A primeira molécula que tinha que ser encontrada era o metano, sendo que o professor perguntou qual era a geometria do carbono e como esse gás influenciava no meio ambiente. Nem todas as equipes conseguiram responder as questões, pois eles apresentavam dúvidas referentes à questão da geometria do metano que é tetraédrica. Sobre a influencia do gás no meio ambiente algumas equipes responderam, “é prejudicial à saúde, pois polui o meio ambiente (equipe A)”, “é um dos gases que contribui para o efeito estufa (equipe B)”, “é utilizado como biogás e pode gera eletricidade (equipe C)”. A segunda molécula que os alunos encontraram foi o etano, sobre esse gás o professor perguntou como era a fórmula molecular, qual hibridização do carbono na estrutura e qual sua importância. Quanto à fórmula molecular do etano todas as equipes acertaram que era C2H6 e que apresentava cadeia aberta, entretanto em relação à hibridização do carbono, nem todos conseguiram responder que era do tipo sp3. Quanto a sua importância alguns não souberam responder, e outros falaram “que era produzido um a partir de um derivado do petróleo (equipe B)”, “que também poluía o meio ambiente (equipe C)”. Sobre o gás propano, o professor perguntou qual era a fórmula molecular e onde como era utilizado. Referente à fórmula molecular, todos os alunos acertaram que era C3H8, quanto ao seu uso à maioria falou que é um dos componentes do gás de cozinha. Após a realização do jogo o professor reuniu a turma na sala de e explicou os erros e acertos de cada equipe e premiou a vencedora.
Conclusões
A experiência contribuiu para o melhor entendimento dos alunos em relação aos gases que são lançados no meio ambiente oriundos da lixeira pública. Com o desenvolvimento do jogo na escola, foi possível ressaltar a importância do projeto que a escola desenvolve “Minha Escola Sustentável” e explanar sobre os impactos que esses gases causam na vida da população e qual seria a alternativa para diminuir esses danos.
Agradecimentos
Ao Gestor e alunos do 3º ano do ensino médio do turno matutino, da Escola Estadual Senador João Bosco.
Referências
CABRAL, Ana Claudia Rocha. MULINARI, Maria Bruna de Souza. FIORUCCI, Antonio Rogério. Caça-Palavras com função avaliativa em uma sequência didática discutindo aparatos e vidrarias de laboratório. Apresentado no Simpósio Nacional de Ensino Ciências e Tecnologia – SINECT. Dourado – MS: 2016.