Relatório Técnico
A Associação Brasileira de Química e sua Regional Amazônia Ociental realizaram nos dias 7 a 9 de agosto de 2017, no Centro de Eventos do Da Vinci Hotel & Convention, na cidade de Manaus, o 15º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.
O Simpósio teve uma grande mudança na sua formatação permitindo que a Programação Científica pudesse ser aumentada em número de atividades. Os participantes que já haviam estado em outras versões aprovaram as mesmas com algumas ressalvas que serão objeto de discussão e possivelmente ajustes para o ano seguinte. O número de cursos, por exemplo não foi bem visto, pois pela grade, necessariamente ficaram em paralelo a outras atividades.
Dentro dessa nova sistemática, a Secretaria do evento foi aberta no primeiro dia logo as 8 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições. As 10 horas ocorreu a Solenidade de Abertura. Na mesa, além do Presidente da ABQ e do Presidente do Evento, Professores Roberio Oliveira e Agnaldo Arroio; estiveram o Presidente do CRQ-IV Região, Prof. Gilson da Costa Mascarenhas; a Secretária de Educação do Estado, Profa. Luciana Brito, o Presidente da ABQ Amazônia Ocidental, Prof. Sergio Roberto Bringel.
A conferência de abertura sob o tema “A perspectiva de gênero na educação científica na América Latina” foi proferida pela Profa. Dra. Diana Maria Farias Camero, da Universidade Nacional da Colômbia, convidada internacional para o evento. Na parte da tarde foram ministradas as conferencias “A educação química baseada em saberes culturais locais: Propostas de ensino, pesquisa e formação docente e seus fundamentos” ministrada por Paulo Cesar Pinheiro da Universidade Federal de São João del Rey em Minas Gerais e “Ensino de Química em diferentes contextos sociais” ministrada por Bruno Ferreira dos Santos da Universidade Estadual do Sul da Bahia. Fechando o primeiro dia de atividades ocorreu a mesa redonda “Educação para o desenvolvimento sustentável” com a participação de Bruna Xavier da Silva, da Samsung da Amazônia, Eli Cardoso Lessa, da AMBEV, Jessé Rodrigues dos Santos, da SUFRAMA, sob a moderação de Raphael Salles Ferreira Silva do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro. Todas as atividades do 1º dia foram plenárias.
A Programação do 2º dia iniciou-se com a 1ª sessão de pôsteres para apresentação de trabalhos, seguindo-se a 1ª sessão de comunicações orais, em três auditórios, com 9 trabalhos. Em paralelo a estas atividades ocorreram dois cursos e uma oficina: “Experimentos de Química Verde” ministrado por Rafaela da Conceição Nascimento, da Escola de Química da UFRJ; “Considerações metodológicas para a elaboração de etnografias de saberes” ministrado por Paulo Cesar Pinheir,o da UFSJ–MG; “Desenvolvimento de cosméticos naturais e sua contextualização no Ensino de Química” ministrado por Geverson Façanha, da Universidade Estadual da Amazônia.
Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com a 2ª sessão de pôsteres. Em paralelo outros dois cursos: “Saberes tradicionais e científicos” ministrado por Célia Maria Serrão Eleutério, da Universidade Estadual da Amazônia; “Dispositivos móveis no Ensino de Química” ministrado por Maria das Graças Cleophas Porto, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana de Foz do Iguaçu. Foram apresentadas ainda as palestras “Relações étnico-raciais além da legislação” com Anna Maria Canavarro Benite, da Universidade Federal de Goiás e “Contextos e realidade da Amazônia: Questões sócio científicas” com Waldireny Caldas Rocha, da Universidade Federal do Amazonas. Fechando o dia ocorreu o Tema de Debate: “Discutindo o EAD (Ensino a Distância)” reunindo Airton Marques da Silva, da Universidade Estadual do Ceará, Antonio Carlos Magalhães, da Universidade Federal do Ceará, sob o moderação Sergio Roberto Bulcão Bringel, do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia.
No dia 9 de agosto, a 3ª sessão de pôsteres e em sequência a 2ª sessão de comunicações orais, com a apresentação de mais 9 trabalhos selecionados. Ainda na parte da manhã foram ministradas a segunda aula dos cursos da manhã. Também foi realizado o Momento com o Autor reunindo Anelise Regiani, Bruno Ferreira dos Santos e Anna Maria Canavarro Benite que apresentaram livros de sua autoria, comentando sobre os mesmos.
A parte da tarde foi aberta pela 4ª sessão de pôsteres tendo em paralelo a segunda aula dos cursos da tarde. As palestras apresentadas foram: “Conhecimentos tradicionais da floresta acreana e saberes escolares” com Anelise Maria Regiani, da Universidade Federal de Santa Catarina e “Contribuições da Química Verde para a educação” com Rafaela da Conceição Nascimento, da Escola de Química da UFRJ.
Fechando o ultimo dia o encerramento do evento, com a apresentação por parte dos organizadores do 16º SIMPEQUI, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro. O convite foi feito.
Alguns números importantes do SIMPEQUI:
- Participantes: 189.
- Cursos: 4 com 59 inscritos.
- Oficina: 1.
- Conferências: 3.
- Palestras:4
- Temas de dabates: 1.
- Momento com o autor: 1 com 3 autores.
- Painéis: 4.
- Comunicações orais: 2 com 18 trabalhos
- Trabalhos Recebidos: 171.
- Trabalhos Aceitos: 143.
Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:
Apresentações no dia 08 de agosto:
-
10773 - A termodinâmica da latinha: Um método alternativo para o estudo da primeira Lei da Termodinâmica - Roberto Bentes Rozário – FAMETRO-AM.
10783 - Aula de campo com uma abordagem interdisciplinar no ensino médio: problematizando a educação ambiental com análises de água e de solo - Angela Cristina Raimondi – PUC-PR.
10802 - Química Verde: Diminuindo átomos impactantes no meio ambiente - Roseli Maria de Jesus Soares– FACIMED-RO
10503 - Aula de oxidação e redução utilizando pilha de batata doce - Raimundo Francisco de Carvalho – IFTO.
10608 - A experimentação no ensino de química: Uma discussão dos obstáculos e possibilidades - Denise Leal de Castro – IFRJ.
10685 - Extração de óleos essenciais como prática no processo ensino aprendizagem da química orgânica - Queila Barbosa Alves – FACIMED-RO.
10750 - Abordagem CTS no ensino de química: O estudo dos ácidos a partir do preparo de alimentos regionais da Amazônia - Iris Caroline dos Santos Rodrigues – UFPA.
10885 - Investigação da prática docente no ensino de Química no Programa de Aprofundamento de Estudos do Estado de Minas Gerais - Paulo Vitor Teodoro de Souza – UnB / IF Goiano.
10896 - As estratégias de ensino como proposta de um percurso metodológico para o aprendizado de forças moleculares - Thalita Maciel Melero Barros – IFAM.
Apresentações no dia 09 de agosto:
-
10513 - Quinze anos da Lei da Libras: uma revisão dos estudos publicados nos anais do Simpósio Brasileiro de Educação Química - Wendel Menezes Ferreira – IFS.
10722 - Elaboração de filtro caseiro de PET a partir de carvão ativado - Aline Carvalho de Freitas – UFRGS.
10804 - Irrigador doméstico por gotejamento acionado por energia solar com uso de fertilizante orgânico proveniente da vermicompostagem: relato de experiência em uma escola pública de Parintins, AM - Clailson Lopes dos Santos – UEA.
10642 - A mandioca como tema gerador de ensino e aprendizagem em química orgânica - Cássia Patrícia Muniz de Almeida - Escola Estadual José de Alencar-RR.
10712 - A utilização da ferramenta musical paródia atada a contextualização para ensinar a química - Ester Vieira Souza da Silva – FAMETRO-AM.
10784 - Laboratório de química e segurança do trabalho em jogo de tabuleiro - Wagner Souto Sobral – CEFET-RJ.
10507 - Manuseio de substâncias voláteis em laboratório: Uma proposta didática para o ensino integrado em química e segurança do trabalho - Maria Rita Schazmann – IFC.
10801 - Aplicação das concepções da Química Verde em uma disciplina experimental sob o enfoque CTSA - Kamila Medeiros Pereira – UFAM.
10872 - Estudo sobre os hábitos alimentares dos moradores do município de Maués-AM - Patricia Maria Pereira Sarquis – SEDUC-MAUÉS.