Autores

Lira de Oliveira, C. (IFTO-CAMPUS PARAISO) ; Gomes Queiroz, E.M. (IFTO) ; Castro, I.P.M.C. (IFTO: CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)

Resumo

O programa PIBID QUÍMICA, IFTO, Campus Paraíso, promove a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino. O presente trabalho tem por objetivo a abordagem da experimentação e contextualização das aulas de química no cotidiano. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º Ano do Ensino Médio . Através do PIBD propõem -se alternativas de melhorar as aulas de química tornando mais atrativas e assim, aproximar o aluno da química, de maneira prazerosa mais didática e educativa, com aulas experimentais contextualizadas para fixar diversos conceitos em sala de aula, tais como atividades que podem ser uma maneira de despertar no aluno o interesse e a motivação necessária para uma melhor aprendizagem.

Palavras chaves

PIBID QUIMICA; EXPERIMENTAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO

Introdução

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, (PCNEM) incentiva a reflexão da prática diária, visando uma nova forma de planejamento de aula, onde o educador usa a interdisciplinaridade e contextualização para provocar no aluno o interesse em estudar, observar e relacionar os conteúdos com o meio tornando o aprendizado científico em parte essencial da formação cidadã de sentido universal (BRASIL, 1996; BRASIL, 2002). Em uma aula de Química, os professores podem diversificar conteúdos e estratégias de ensino, contribuindo para o desenvolvimento do aprendizado em Química, da capacidade crítica e da curiosidade dos alunos (FONSECA, 2013). A utilização da experimentação contextualizada no cotidiano é “uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação”, onde o aluno deixa de ser um mero ouvinte memorizador de conteúdos para compreender e relacionar os assuntos de Química no seu cotidiano (GUIMARÃES et al., 2009, p.198). O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), incentiva estudantes dos cursos de Licenciatura a atuarem nas escolas públicas, para a elevação da qualidade do ensino público, nas ações acadêmicas voltadas à formação inicial do professor, além de visar a inter- relação entre a Universidade e a educação básica, proporcionando conhecimentos significativos para ambas. Pessoa (2001) também afirma que, durante uma atividade prática, o docente pode estimular o aluno a gostar e a entender os conteúdos através de práticas do cotidiano dos alunos. Segundo Rodrigues (2012), para que o ocorra uma aprendizagem significativa, é preciso entender o processo de modificação do conhecimento em uma reflexão específica de situações de aprendizagem.

Material e métodos

Durante o primeiro bimestre de 2017 foram realizadas aulas práticas em grupos constituídos de 5 alunos com os 105 alunos que frequentarão as turmas 1°, 2º e 3° séries do Ensino Médio da Escola Estadual Idalina de Paula na Cidade de Paraíso do Tocantins, Estado do Tocantins. Apos a explanação teórica abordada e resolução de exercícios pelo professor, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins- IFTO. Campus Paraíso do Tocantins sanaram as dificuldades e dúvidas dos alunos que não compreenderam o conteúdo ministrado durante o bimestre com monitoria, video aulas e aulas práticas sobre o conteúdo abordado em sala. Nas atividades práticas os alunos do PIBID utilizar métodos mais didáticos voltados para o dia a dia do aluno assim ele pode assimilar o seu cotidiano com o ensino de Química, e percebe-se que eles interagem bem e desenvolvem seu intelecto de raciocínio quanto as questões abordadas para responderem, as vídeo aulas também ajudam muito nesse aprendizado não que uma aula explicativa não dê resultados positivos mas se falando de qualidade de ensino vale ressaltar que devemos utilizar de vários artifícios para o ensino e aprendizagem no ensino de química. As aulas práticas de química no 2° ano ensino médio, abordaram os conteúdos de concentração, diluição e velocidade das reações químicas. Os materiais utilizados foram suco em pó, açúcar, permanganato de potássio (KMnO4), soda cáustica (NaOH) e água, observa-se que estes produtos estão relacionados diretamente com o cotidiano dos alunos e de fácil acessibilidade onde além de demonstrar conceitos de diluição são explorados ao longo das aulas outros conceitos da disciplina de química

Resultado e discussão

A figura 2 demostra os resultado do questionário aplicados aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Idalina de Paula na Cidade de Paraíso do Tocantins. Como sugerido pelo PCNs foi aplicada uma nova metodologia para o ensino dos conteúdos de Química, onde a experimentação contextualizada e cotidiano foi utilizada como forma de despertar o interesse do aluno em observar e relacionar os conteúdos com o cotidiano. Ao final dos experimentos, o professor fez um resumo dos pontos apresentados pelos grupos, fomentado o debate. Partindo dos questionamentos os estudantes. Constatou-se que a prática proporcionou uma maior participação e interação dos alunos, onde os educandos se empenharam na realização do experimento, fez com que os estudantes refletissem sobre o fenômeno químico, relacionando com o experimento que fora realizado, com o intuito de observar utilizações químicas para avaliar a construção de conceitos químicos tais como, concentração, diluição e velocidades das reações, substâncias, solubilidade, soluto, solvente, acidez, basicidade, funções orgânicas, etc. A experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permite a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação (GUIMARÃES, 2009). A partir destas aplicações de aulas práticas contextualizadas nas turmas, 1° 2° e 3° séries do ensino médio da Escola Idalina de Paula de Paraíso Tocantins, os alunos tiveram desempenho relevante desde abordagem do conteúdo trabalhado em aulas práticas, com a importância do ensino de química em aplicações inseridas no cotidiano do aluno.

Figura 1. Resultados do questionário aplicado após os experimentos

A figura 1 demostra os resultados aplicados aos alunos do ensino médio da escola estadual Idalina de Paula na Cidade de Paraíso do Tocantins.

Realização das aulas praticas

Aula de Diluição e velocidades das reações

Conclusões

A utilização de experimentos contextualizados propiciou a elaboração correta de concepções científicas com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem de química. O educando tornou-se agente ativo no processo de ensino/aprendizagem, possibilitando a observação e relacionamento dos conteúdos com o cotidiano, estimulando o questionamento de investigação no aluno. Quando este processo é realizado inserido no cotidiano do aluno, o conteúdo de química é beneficiado e passa a ser visto como algo de extrema utilidade para responder perguntas e satisfazer a curiosidade

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS: A DEUS, PIBID-Química/IFTO, CAPES, IFTO/Campus Paraíso do Tocantins e Escola Estadual Idalina de Paula/ Paraíso do Tocantins - TO

Referências

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002

FONSECA, M. R. M. da. Química (ensino médio). 1°ed. Obra em 3 volumes. São Paulo: FTD, 2010. 624 p. 2013

GUIMARÃES, Cleison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, agosto 2009.

PESSOA, O, F; Os Caminhos da Vida. São Paulo: Scipione, 2001.

RODRIGUES, R. F. O uso de modelagens representativas como estratégia didática no ensino da genética: um estudo de caso. Experiências em Ensino de Ciências, 2012.