Autores
Freitas, J.A. (IFPB) ; Correia, E.A.S. (IFPB) ; Lorenzo, J.G.F. (IFPB)
Resumo
Esse trabalho, foi realizado no ambiente da sala de aula numa instituição do ensino médio da rede estadual da Paraíba, onde foi aplicado uma ferramenta de gestão da qualidade: Diagrama de Ishikawa, com o objetivo de corrigir e aprimorar aspectos pedagógicos relacionados ao desempenho em sala de aula durante a formação de professores do curso de Licenciatura em Química para o Ensino Médio e Profissional do IFPB, com a identificação dos fatores por parte dos alunos envolvidos, construímos um diagrama de Causas e Efeitos, posteriormente foram realizadas ações para otimizar o desempenho do professor em consenso com os alunos e através dos resultados das avaliações bimestrais, foi possível perceber a contribuição positiva dessa ferramenta no desenvolvimento ensino- aprendizagem.
Palavras chaves
Fatores; Ensino aprendizagem; Ferramentas de gestão
Introdução
O Diagrama de Ishikawa (diagrama espinha-de-peixe) é um instrumento que auxilia na melhoria da qualidade gráfica utilizada para o gerenciamento e o controle em processos diversos, conforme apresentado por Falconi (1989). Foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, em 1943, da Universidade de Tóquio (ISHIKAWA, 1995). O autor é considerado uma das mais destacadas autoridades mundiais em controle da qualidade (FALCONI, 1989). O diagrama permite estruturar, hierarquicamente, as causas de determinado problema e foi projetado para ilustrar claramente os fatores que afetam um processo, por classificação e relação das causas. Permite, também, estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética, para uma melhor visualização e a consequente compreensão do conteúdo. Em outras palavras, ele possibilita uma visão detalhada e holística sobre o assunto estudado. Com o uso dessa ferramenta é possível melhorar as características de desempenho do professor através da identificação e ajuste das limitações controláveis, que irão otimizar o desempenho final do professor com os alunos em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo aprimorar o desempenho do Licenciando em Química através de uma ferramenta de gestão da qualidade, apresentar resultados de experimentos realizados no ambiente de sala de aula, baseado na dinâmica de gestão, utilizando o diagrama de Causas e Efeitos na formação continuada de professores. Tanto a cooperação quanto a colaboração evidenciam a autonomia do processo cognitivo de classificação e a orientação dada pelo próprio aluno ao tentar adequar seus conhecimentos aos conhecimentos dos colegas (AMORETTI, 2001).
Material e métodos
O estudo de caso foi realizado na unidade de ensino do Instituto de Educação da Paraíba- IEP no segundo bimestre de 2016, com uma turma do ensino médio na disciplina de Química, com o objetivo de corrigir dificuldades pedagógicas encontradas pelos Licenciandos de Química em formação no IFPB, que atuam em projetos educacionais nas escolas municipais e estaduais do estado da Paraíba. Para o desenvolvimento do estudo de caso, foi apresentado para os alunos uma ferramenta de gestão da qualidade, a qualidade é um processo – a qualidade constrói-se; a qualidade tem uma natureza transformadora – transformar para melhor, supõe ação; a qualidade tem uma natureza formadora – produz uma cultura, induz à transformação para melhor dos seus atores (BONDIOLI, 2004, p. 14-17). O diagrama de Ishikawa (também designado por diagrama de causa- efeito ou diagrama de espinha de peixe), foi explicado sua importância e mostrado que o seu uso permite identificar as prováveis causas de raiz de um problema específico. A aplicação desta ferramenta conforme figura 01 pressupõe que o processo esteja descrito e o problema rigorosamente definido, identificou-se como problema para esse trabalho a “A Dificuldade de Domínio de sala de Aula por parte do aluno de Licenciatura em Química em formação” e os fatores foram estabelecidos através de um brainstorming com os alunos. O diálogo é a melhor fonte de avaliação do verdadeiro domínio de conceitos e princípios e o meio mais adequado para oferecer a ajuda de que cada aluno precisa (ZABALA, 1998).
Resultado e discussão
Após avaliar com os envolvidos os fatores e o nível de contribuição
individualizado, foi reconhecido que o fator RECURSOS, inspirava maior
atenção e providências durante o processo ensino aprendizagem, então foram
implantadas aulas experimentais com temas transversais de relevância do
cotidiano do aluno, melhorias no laboratório de química para implementação
das aulas experimentais com material alternativo de baixo custo e
contextualização das aulas. Através dos resultados satisfatórios dos exames
a partir do segundo bimestre e depoimentos dos alunos, ficou caracterizado a
relevante contribuição da ferramenta na gestão pedagógica em sala de aula
com temas de interesse do aluno. Sistematizar um Projeto Pedagógico em um
contexto institucional cria espaços para que os agentes do processo
educativo definam o conhecimento a ser produzido e socializado, assim como
as metodologias mais apropriadas para seu desenvolvimento. (AGUILAR, 1997,
p. 10, grifos do autor).
O Diagrama de Causas e Efeitos foi construído a partir do Brainstorming com os alunos, apresenta os fatores principais e o problema a ser resolvido.
O Diagrama de Pareto mostra a evolução no rendimento dos alunos após aplicação da ferramenta de qualidade.
Conclusões
São apresentados o desempenho semestral antes e após o uso das ferramentas de gestão, as conclusões e as descobertas obtidas através do brainstorming, neste momento são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários dos envolvidos e a conclusão para qual fator o professor deve dedicar maior atenção e trabalhar para um melhor desempenho.
Agradecimentos
Agradecemos ao Instituto de Educação da Paraíba- IEP, alunos, professores e técnicos administrativos e a CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bol
Referências
AGUILAR, L. E. A gestão da educação: seu significado a partir de propostas. pedagógicas institucionais. Texto apresentado no III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação – 21-25 de julho de 1997. Unicamp – São Paulo, Brasil.
AMORETTI M. S. M . Protótipos e estereótipos: aprendizagem de conceitos Mapas Conceituais: experiência em Educação a Distância. Informática na Educação: Teoria & Prática. v. 4, n. 2, Porto Alegre, Dezembro, 2001.
BONDIOLI, A. Dos indicadores às condições do projeto educativo. In: BONDIOLI, A. (Org.) O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.
CHAVES, M. S.; FERREIRA, L. G. Maria Salete Chaves e Leda Guimarães Ferreira. PUC Minas Virtual • Atualização didático-pedagógica para Docência em Ensino Superior. Disponível em: <http//www.virtual. pucminas.br>. Acesso em junho de 2017.
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