Autores
Tavares, P.N. (ISB/UFAM) ; Almeida, A.S. (ISB/UFAM) ; Yamaguchi, K.K.L. (ISB/UFAM) ; Rocha, W.C. (ISB/UFAM)
Resumo
O Ensino de Ciências tem sido uma das grandes preocupações para pesquisadores em educação nas últimas décadas, pois para muitos alunos a Química é uma das ciências, mais complicada para professores tornarem mais atraente e menos difícil a sua compreensão.O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos no Ensino de Ciências. A análise das discussões feitas após as atividades mostrou que os alunos foram capazes de formular os seus próprios conceitos com relação às teorias trabalhadas em sala de aula. Isso refletiu a facilidade na resolução de problemas e no ótimo desempenho das avaliações. Dessa forma, ficou evidente a necessidade de renovação no Ensino de Ciências para uma produção do saber e uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Coari; Educação
Introdução
A dificuldade dos alunos no 9º ano em aprender ciências, em especial a química, através da metodologia e didática utilizada pelos professores gera a falta de interesse e a dificuldade de entendimento na disciplina estudada. Um meio para facilitar a construção do conhecimento do aluno é a utilização de recursos didáticos diferenciados que auxiliam no entendimento e no processo ensino-aprendizagem dos mesmos na disciplina. Nesse contexto é fundamental o papel do professor não como o detentor do conhecimento, mas mediador que auxilia, dá suporte e estimula os alunos na construção de seus conceitos. Dessa forma, surge a necessidade do professor criar seu próprio material de apoio para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Trabalhando assim teoria juntamente com a pratica, buscando complementar uma com a outra. Pesquisas comprovam que uma ao complementar a outra auxilia em um melhor entendimento do que esta sendo trabalhado com os alunos (GUAPYASSU, 2007; FRANCO NETO e SILVA, 2006). O objetivo deste trabalho é realizar experimentos simples como alternativa para o ensino de indicadores ácido e base.
Material e métodos
No primeiro momento, foi realizado uma preparação e treinamento antecipado para que a demonstração se dê sem erros ou imprevistos, tanto em relação à manipulação dos reagentes quanto em relação à apresentação verbal; O repolho roxo foi cortado em tiras finas em seguida colocado em uma panela com água e levado ao fogo por 20 (vinte) minutos ou até que a água começou a mudar de cor. Em seguida foi separado os demais reagentes e vidrarias que foram utilizados na demonstração. O primeiro questionário foi aplicado para os alunos com perguntas objetivas para que pudéssemos fazer um levantamento prévio do que eles já haviam estudado até aquele momento, uma vez que a demonstração seria realizada de acordo com o conteúdo que o professor iria trabalhar com os mesmo. O experimento se tratava de algo fora do contexto didático do professor e todos participaram com muita dedicação,tornando assim a demonstração mais proveitosa. Foi aplicado o segundo questionário para avaliar a compreensão dos discentes.
Resultado e discussão
A análise da primeira questão mostrou que 100% (22) dos alunos estavam
satisfeitos com a metodologia utilizada pelo do professor regente da
disciplina, no entanto, a maioria não havia participado de nenhum tipo de
demonstração (60%) e 80% dos alunos responderam que gostariam que o
professor começasse a utilizar aulas práticas como complemento das aulas
teóricas. Através desses dados podemos observar a necessidade do uso de
aulas práticas para complementar a teoria, pois o ensino de Ciências em
particular o de Química vem passando por muitas modificações e uma delas é o
uso de novos recursos didáticos alternativos para complementar as aulas
teóricas (LIBANEO, 1994)
Ferreira (2010) defende tal proposta ao afirmar que a construção de recursos
didáticos empregados no Ensino de Ciências permite a ligação entre teoria e
prática e os experimentos ou atividades práticas devem ser conduzidos
visando a diferentes objetivos.
O segundo questionário aplicado para os alunos depois da demonstração
mostrou que o experimento foi bastante significativo, onde 94% dos alunos
afirmaram que conseguiram compreender melhor o assunto depois da prática.
Com os resultados obtidos no segundo questionário, pode-se observar que a
demonstração realmente ajudou a compreensão do conteúdo. Todos os alunos
(100%) afirmaram que gostariam de ter a implantação de um laboratório na
escola e que isso contribuiria com o ensino - aprendizagem das disciplinas.
Realizar um experimento seguido de discussão para a montagem da
interpretação dos resultados é uma atividade extremamente rica
em termos de aprendizagem (FERREIRA et al.,2010 ). Desta forma, verificou-se
que os experimentos possibilitaram aos estudantes uma maior integração dos
princípios fundamentais e da aplicação com o cotidiano.
Conclusões
O trabalho apresentou uma alternativa para o Ensino de Ciências através da utilização de material didático alternativo na detecção de ácidos e bases. De acordo com os resultados obtidos, esse procedimento facilitou a transmissão e a compreensão dos conteúdos, mostrando ser indispensável o uso destes no processo de desenvolvimento do conhecimento dos alunos, de modo a promover uma aprendizagem significativa, concretizando a ideia de que essa nova tendência educacional educacional oportuniza aos docentes e discentes uma efetivação de uma prática pedagógica atrativa.
Agradecimentos
Referências
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R.C.Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v., nº 2, p.101-106, Maio, 2010.
FRANCO NETO, J. R.; SILVA, R. M. G. Recursos didáticos facilitam o ensino de química. I EQTAP – IV MOQUI – II JOQUI. ago. Urbelândia, MG, 2006.
GUAPYASSU, Z.; GUAPYASSU, D.; SILVA, D. G. Conhecimentos pedagógicas. São Paulo: degraus Cultura, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.